Connect with us

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Comércio de Rio Branco aposta em Dia dos Pais aquecido e 66% dos empresários esperam aumento nas vendas

Publicado

em

O varejo de Rio Branco entra no período do Dia dos Pais de 2026 com expectativa positiva. Pesquisa da Federação do Comércio do Acre, realizada em parceria com a DataControl, aponta que 66% dos empresários do comércio da capital acreditam em crescimento nas vendas para a data, enquanto 22% esperam manutenção do movimento tradicional de consumo.

O levantamento ouviu 103 empresários, entre os dias 27 e 28 de julho, em segmentos como vestuário, acessórios, cosméticos, móveis, eletrodomésticos, calçados, supermercados, variedades e outros setores do comércio.

O ambiente de confiança aparece acompanhado de estratégias para atrair consumidores. Para 77,5% dos comerciantes, a principal medida para melhorar o desempenho nas vendas será ampliar a divulgação das lojas e dos produtos. Outros 11,2% apostam no comércio digital, com serviços pela internet e maior agilidade nas entregas.

Na preparação para a data, o marketing aparece como a principal ferramenta de vendas. Segundo a pesquisa, 37% dos empresários pretendem aumentar os investimentos em divulgação, enquanto 36% devem ampliar a utilização das redes sociais como canal de relacionamento e atração de clientes.

Outras estratégias previstas incluem a oferta de brindes para consumidores, apontada por 16% dos entrevistados, e a realização de sorteios promocionais, citada por 8%.

O levantamento também mostra movimentação no mercado de trabalho. No primeiro semestre de 2026, 44% das empresas pesquisadas afirmaram ter contratado funcionários, enquanto 17% registraram demissões e 39% mantiveram o quadro de pessoal sem alterações.

A percepção sobre o ambiente empresarial também apresenta sinais de expansão. Para 57% dos comerciantes entrevistados, houve aumento no número de estabelecimentos comerciais abertos no primeiro semestre. Outros 38% avaliaram que ocorreram mais fechamentos no período.

Em relação ao valor médio das compras para o Dia dos Pais, o consumo deve permanecer concentrado em faixas mais acessíveis. Para 79% dos empresários, o gasto médio por cliente deve ficar em até R$ 200. Outros 21% acreditam em vendas acima desse valor.

Nas condições de pagamento, 69% das empresas pretendem oferecer parcelamentos de até cinco vezes para os consumidores, enquanto 31% devem conceder prazos maiores.

Apesar do otimismo, os empresários apontam desafios para o período. A maior dificuldade está relacionada à qualificação da mão de obra: 42,1% citaram a falta de profissionais preparados para atendimento ao cliente como principal obstáculo. O acesso a crédito compatível aparece em seguida, com 26,3% das respostas.

A pesquisa também avaliou a influência da Expoacre sobre o comércio de Rio Branco. Para 35% dos empresários, o evento favorece o aumento das vendas. Outros 43% avaliam que a feira não tem impacto direto no movimento comercial, enquanto 22% não apresentaram opinião definida.

Os dados da Fecomércio-AC indicam um cenário de confiança no comércio da capital para o Dia dos Pais de 2026, com empresários apostando em divulgação, presença digital e estratégias promocionais para ampliar as vendas em uma das principais datas do varejo.
.

Continue lendo

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas