Connect with us

POLÍCIA

Corredor de penitenciária do Quinari que terá segurança com cães é inaugurado pelo Iapen

Publicado

em

Por Agência AC/ Foto: Dharcules Pinheiro/Sejusp

Os cães desde a sua domesticação vêm servindo ao homem de diversas maneiras. Como cão policial, eles desempenham importantes funções, principalmente como farejadores e cães de apreensão. No Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen), além de ajudar no processo de revista entre pavilhões, detectando odores de objetos ilícitos, os cães estão sendo utilizados para guarda de unidades penitenciárias.

Os cães irão reforçar a segurança da unidade prisional de Senador Guiomard. Foto: Dharcules Pinheiro/Sejusp

Nesta terça-feira, 25, o instituto inaugurou um corredor de segurança que percorre todo muro em sua extensão e que delimita a parte detrás da unidade penitenciária de Senador Guiomard. Os cães, que no total são três adultos e um filhote, deverão ajudar a manter a segurança do perímetro, reforçando a guarda da unidade e apoiando as ações de vigilância realizadas no período noturno, pela guarda de policiais penais.

“A utilização dos cães é mais uma opção orquestrada com o fim de reforçar a segurança nos presídios, otimizando a utilização dos recursos e trazendo maior tranquilidade para os profissionais que atuam no sistema. A ideia é expandir o projeto para as demais unidades”, destacou Maurício Pinheiro, secretário adjunto de Segurança Pública do Acre.

O secretário destacou a importância da utilização dos cães para otimização do serviço prestado pelo sistema. Foto: Dharcules Pinheiro/Sejusp

O corredor foi montado com recursos próprios do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) que vem trabalhando para fortalecer as unidades e ampliar a eficiência do trabalho policiais. Só no presídio de Senador Guiomard, já foram implantados o sistema de scanner corporal, sistema de videomonitoramento e agora, tem o apoio da vigilância noturna com cães farejadores.

“O canil do instituto dispõe de médico veterinário, medicamentos e todo o aparato necessário para o cuidado e trato desses animais, que são consideramos parceiros. Já inserimos esse serviço em Rio Branco e também na cidade de Cruzeiro do Sul. Policiais penais também estão sendo capacitados para a expansão do uso de cães em outras unidades penitenciárias. Logo teremos o serviço sendo utilizado em todo o estado”, informou Arlenilson Cunha, presidente do Iapen.

O presidente do Iapen informa que o serviço deverá expandido para outras unidades prisionais. Foto: Dharcules Pinheiro/Sejusp
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POLÍCIA

Envolvidos na execução de sogra da ex-secretária de Fazenda do Estado começam a ser julgados

No banco dos réus estão os mandantes e os executores do crime

Publicado

em

Por

Alisson Souza Olinda, Marciano Melo Marinho, Antônio Eliel de Souza Gomes e os irmãos Francisco e Jeferson Almeida da Silva estão sendo julgados pelo assassinato de Cosmo Ribeira Moura e Tereza da Silva Santos. A sessão é realizada nesta terça-feira, 28, na 1ª Vara do Tribunal do Júri no Fórum Criminal.

O duplo homicídio aconteceu no dia 16 de janeiro do ano passado, quando a residência do casal, localizada na região do Belo Jardim, foi invadida pelos criminosos durante a madrugada. Cosmo Ribeiro e Tereza da Silva estavam dormindo quando foram surpreendidos pelos bandidos. Marido e mulher foram executados a golpes de fação e a tiros.

Tereza Santo era sogra da ex-secretária de Fazenda do Estado Semírames Plácido. Os autores do crime, de acordo com a investigação da Delegacia de Homicídios, fazem parte de uma organização criminosa que atua na região.

A previsão inicial é que o júri se estenda até o início da noite.

Continue lendo

POLÍCIA

PF faz busca e apreensão na casa de assessores de Raimundo Neném, vereador investigado por compra de votos

Publicado

em

Por

No dia 28 de setembro de 2021, a Polícia Federal deflagrou a operação SINE VOX II com o objetivo de reprimir os crimes de corrupção eleitoral (compra de votos), transporte ilegal de eleitores e falsidade ideológica eleitoral ocorridos nas eleições municipais do ano passado (2020) na cidade de Rio Branco/AC.

Foram cumpridos 2 (dois) mandados de busca e apreensão expedidos pelo Juiz Eleitoral da 1ª Zona Eleitoral da cidade de Rio Branco/AC e 8 policiais federais participaram da operação.

Durante as investigações, verificou-se a existência de indícios de formação de uma organização criminosa com a finalidade de cometer os crimes de corrupção eleitoral, transporte irregular de eleitores e falsidade ideológica eleitoral durante as eleições de 2020 na capital acreana. O alvo da operação é o núcleo administrativo da organização.

A operação é resultado do aprofundamento das investigações referentes à operação SINE VOX deflagrada no dia 20 de maio de 2021, ocasião em que foram cumpridos 4 (quatro) mandados de busca e apreensão, incluindo o gabinete de vereador da cidade de Rio Branco/AC, bem como na residência deste parlamentar.

As investigações tiveram início em março de 2021 após chegar ao conhecimento da Polícia Federal a existência de mensagens, em um grupo de aplicativo de mensagens instantâneas, na qual um dos alvos afirmou que angariou o valor de R$ 50,00 (cinquenta reais) por ter votado em determinado candidato a vereador nas eleições municipais. O alvo ainda frisou que, se soubesse que obteria aquele valor, teria avisado a todos os componentes do grupo.

Na operação SINE VOX II, 4 (quatro) pessoas ligadas ao parlamentar municipal são investigadas, suspeitas de serem as responsáveis por organizar o pagamento de votos a eleitores, bem como realizar o transporte ilegal de eleitores no dia das eleições. Somadas, as penas do crime de corrupção eleitoral, transporte irregular de eleitores e organização criminosa podem chegar a 18 (dezoito) anos de reclusão.

O nome da operação (SINE VOX), em tradução livre do latim para o português, significa “SEM VOZ”. Este nome foi escolhido pois quando uma pessoa vende o seu voto ela perde o direito de falar, ou seja, de exigir dos seus representantes eleitos melhorias para toda a sociedade.

Continue lendo

POLÍCIA

Segundo envolvido na morte de pastor na Transacreana é preso

Publicado

em

Por

Hualeson Pereira Cavalcante teve a prisão temporária decretada por envolvimento na morte do pastor Raimundo Araújo Costa, de 62 anos. O acusado foi preso durante uma ação de investigadores da Delegacia de Combate a Roubos e Extorsões da Polícia Civil, a DCORE.

O foragido foi localizado no Conjunto Novo Horizonte, após um longo trabalho de investigação dos policiais. “Ele mudava de local constantemente para escapar da polícia”, disse o delegado Leonardo Santa Bárbara.

O pastor Raimundo Araújo Costa foi assassinado no dia 9 de abril deste ano. O crime aconteceu em uma propriedade rural localizada no km 70 da Estrada Transacreana. Um dia antes de matar o evangélico, o grupo criminoso fez um arrastão no Ramal Macarajuba, localizado no km 68 da rodovia. Vinte e oito colonos foram rendidos, amarrados e trancados de uma casa. As vítimas permaneceram no local por quase oito horas.

Hualeson Cavalcante é o segundo acusado no crime a ser preso. No mês passado os investigadores cumpriram o mandado de prisão contra Raimundo Nonato Nascimento. O delegado Leonardo Santa Bárbara disse que a investigação continua.

Continue lendo

Trending

O Portal AcreNews é uma publicação de AcreNews Comunicação e Publicidade

Editor-chefe: Evandro Cordeiro

Contato: siteacrenews@gmail.com

Área rural 204, Barro Vermelho - Rio Branco

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Os artigos assinados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Engenharia e Tecnologia