ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Depois de desabar ‘meio mundo de chuva’ em Rio Branco, Defesa Civil fica em alerta muito mais pelo chovoeiro nas cabeceiras
O Rio Acre registrou uma elevação de 87 centímetros ao longo do último fim de semana, colocando a Defesa Civil em alerta máximo para os riscos de enxurradas e enchentes até março de 2025. A chuva, que começou às 17h de domingo (15) e permaneceu ininterrupta até a manhã desta segunda-feira (16), acumulou 60,4 milímetros, segundo informações do coordenador da Defesa Civil de Rio Branco, Coronel Claudio Falcão.
“Ainda há previsão de mais 17 milímetros de chuva durante o período da manhã, e a tendência é de precipitações ao longo de toda a semana, não necessariamente em toda a cidade, mas em pontos específicos”, informou Falcão.
A situação é agravada pelo aumento significativo no volume do Riozinho do Rola, principal afluente do Rio Acre, que acumulou 100 milímetros de água nas últimas 24 horas. De acordo com a Defesa Civil, o nível do Rio Acre em Rio Branco está atualmente em 5,44 metros e deve subir ainda mais nas próximas horas, tanto pelas chuvas locais quanto pelas precipitações registradas em outras regiões da bacia, desde Assis Brasil.
Diante do cenário, a Defesa Civil deve apresentar nesta segunda-feira o plano de contingência às autoridades municipais. O documento prevê ações para mitigar os impactos das chuvas e preparar a capital acreana para enfrentar possíveis emergências nas próximas semanas.