SAÚDE
Em solenidade concorrida, governador entrega um dos ônibus mais bem equipados do Brasil ao Hemoacre
Agência AC | Foto: Marcos Vicentti/Secom
Após 26 anos, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre) recebeu um novo ônibus para coleta de sangue itinerante. A entrega oficial do veículo ocorreu nesta sexta-feira, 1, durante solenidade realizada na esplanada do Palácio Rio Branco.
Além do governador Gladson Cameli, o evento contou a presença do deputado federal Alan Rick, responsável pela autoria da emenda parlamentar de R$ 1,5 milhão para aquisição do ônibus, da secretária de Estado de Saúde, Paula Mariano, dos deputados estaduais Antônio Pedro e Wagner Felipe, dos vereadores da capital, Emerson Jarude e Francisco Piaba, entre outras autoridades.
Considerado um dos mais modernos no seguimento, o veículo possui poltronas elétricas, freezer, banheiro, sala de coleta, triagem e acessibilidade para cadeirantes. Muito em breve, a unidade móvel percorrerá os municípios de maneira itinerante, sempre contando com a solidariedade dos acreanos.
Em sua fala, o governador Gladson Cameli agradeceu o deputado Alan Rick por seu compromisso com a melhoria do serviço público oferecido pelo Estado. O gestor reconheceu também a determinação dos profissionais da Saúde, sobretudo o esforço incansável dos servidores do Hemoacre para salvaguardar vidas.
“O deputado federal Alan Rick merece toda nossa gratidão por toda ajuda que vem dando ao governo. Ele colocou o seu mandato à disposição do povo do Acre. Gostaria de dar um muito obrigado aos profissionais do Hemoacre. Esses guerreiros têm o meu respeito e admiração. Nesta pandemia, os servidores da Saúde estão sendo fundamentais para vencermos essa guerra contra o coronavírus”, salientou.
Durante a solenidade, o deputado Alan Rick aproveitou a oportunidade e fez o anúncio de mais investimentos para a área da Saúde, que contemplarão a capital e cidades do interior do estado.
“Conseguimos R$ 3 milhões para montarmos dez UTIs no Hospital João Câncio Fernandes, em Sena Madureira, mais um mamógrafo para o nosso Centro de Oncologia, em Rio Branco, e, no próximo ano, estaremos entregando mais um ônibus para o Hemonúcleo de Cruzeiro do Sul”, afirmou.
Para a secretária Paula Mariano, a chegada do novo veículo representa um marco para o Hemoacre. “Esse ônibus trará mais conforto aos nossos doadores e melhores condições de trabalho para que os servidores possam desempenhar suas funções com ainda mais eficiência e qualidade”, comentou.
A gerente-geral do Hemoacre, Josiane Amorim, lembra que as dificuldades enfrentadas com o antigo ônibus ficarão no passado, mas que o esforço dos profissionais para coletar sangue e ajudar a salvar vidas continuará o mesmo.
“Quantas vezes o nosso ônibus quebrava na estrada e nos esforçávamos para que as bolsas de sangue não fossem pedidas. Mesmo com todos os problemas, nunca fugimos da nossa missão. Este novo ônibus é a concretização de um antigo sonho. Quem ganha com isso é a população, principalmente”, argumentou.
Homenagem
Na unidade móvel está estampada a foto de Elana Vitória. Durante uma década, a garota lutava contra a leucemia, câncer que ataca o sistema sanguíneo. Em 2017, recebeu transplante de medula óssea, mas, infelizmente, faleceu no último mês de janeiro, aos 15 anos de idade.
Durante seu tratamento, a batalha de Vitória pela vida contou com o apoio do Hemoacre, já que a menina necessitava com frequência de bolsas de sangue. Sua história recebeu o devido reconhecimento do governo do Estado e será levada ao conhecimento de milhares de pessoas que adentrarem o ônibus para doar sangue.
Bastante emocionada pela homenagem recebida, Erlonilde Carneiro de Souza, mãe de Elana Vitória, não conseguiu segurar as lágrimas ao lembrar da filha. Ela agradeceu por toda assistência prestada a adolescente, bem como a ajuda dada pelo governador Gladson Cameli e a primeira-dama Ana Paula Cameli.
“Sou muito grata ao governador e sua esposa por tudo que fizeram por minha filha. No momento mais difícil da minha vida, eles estenderam as mãos para ajudar. A Elana enfrentou uma luta bem árdua contra o câncer e essa foto no ônibus representa a garra e a força que ela teve durante dez anos”, declarou.
You must be logged in to post a comment Login