Connect with us

SAÚDE

Em solenidade concorrida, governador entrega um dos ônibus mais bem equipados do Brasil ao Hemoacre

Publicado

em

Agência AC | Foto: Marcos Vicentti/Secom

Após 26 anos, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre) recebeu um novo ônibus para coleta de sangue itinerante. A entrega oficial do veículo ocorreu nesta sexta-feira, 1, durante solenidade realizada na esplanada do Palácio Rio Branco.

Além do governador Gladson Cameli, o evento contou a presença do deputado federal Alan Rick, responsável pela autoria da emenda parlamentar de R$ 1,5 milhão para aquisição do ônibus, da secretária de Estado de Saúde, Paula Mariano, dos deputados estaduais Antônio Pedro e Wagner Felipe, dos vereadores da capital, Emerson Jarude e Francisco Piaba, entre outras autoridades.

Veículo atuará de maneira itinerante em vários municípios acreanos com acesso terrestre. Foto: Marcos Vicentti/Secom

Considerado um dos mais modernos no seguimento, o veículo possui poltronas elétricas, freezer, banheiro, sala de coleta, triagem e acessibilidade para cadeirantes. Muito em breve, a unidade móvel percorrerá os municípios de maneira itinerante, sempre contando com a solidariedade dos acreanos.

Em sua fala, o governador Gladson Cameli agradeceu o deputado Alan Rick por seu compromisso com a melhoria do serviço público oferecido pelo Estado. O gestor reconheceu também a determinação dos profissionais da Saúde, sobretudo o esforço incansável dos servidores do Hemoacre para salvaguardar vidas.

Nova unidade móvel do Hemoacre se destaca pela modernidade de seus equipamentos para coleta de sangue. Foto: Odair Leal/Secom

“O deputado federal Alan Rick merece toda nossa gratidão por toda ajuda que vem dando ao governo. Ele colocou o seu mandato à disposição do povo do Acre. Gostaria de dar um muito obrigado aos profissionais do Hemoacre. Esses guerreiros têm o meu respeito e admiração. Nesta pandemia, os servidores da Saúde estão sendo fundamentais para vencermos essa guerra contra o coronavírus”, salientou.

Durante a solenidade, o deputado Alan Rick aproveitou a oportunidade e fez o anúncio de mais investimentos para a área da Saúde, que contemplarão a capital e cidades do interior do estado.

“Conseguimos R$ 3 milhões para montarmos dez UTIs no Hospital João Câncio Fernandes, em Sena Madureira, mais um mamógrafo para o nosso Centro de Oncologia, em Rio Branco, e, no próximo ano, estaremos entregando mais um ônibus para o Hemonúcleo de Cruzeiro do Sul”, afirmou.

Deputado federal Alan Rick anunciou mais investimentos para a Saúde pública do Acre. Foto: Marcos Vicentti/Secom

Para a secretária Paula Mariano, a chegada do novo veículo representa um marco para o Hemoacre. “Esse ônibus trará mais conforto aos nossos doadores e melhores condições de trabalho para que os servidores possam desempenhar suas funções com ainda mais eficiência e qualidade”, comentou.

A gerente-geral do Hemoacre, Josiane Amorim, lembra que as dificuldades enfrentadas com o antigo ônibus ficarão no passado, mas que o esforço dos profissionais para coletar sangue e ajudar a salvar vidas continuará o mesmo.

Ônibus percorrerá diversos municípios do Acre com acesso terrestre. Foto: Marcos Vicentti/Secom

“Quantas vezes o nosso ônibus quebrava na estrada e nos esforçávamos para que as bolsas de sangue não fossem pedidas. Mesmo com todos os problemas, nunca fugimos da nossa missão. Este novo ônibus é a concretização de um antigo sonho. Quem ganha com isso é a população, principalmente”, argumentou.

Homenagem

Na unidade móvel está estampada a foto de Elana Vitória. Durante uma década, a garota lutava contra a leucemia, câncer que ataca o sistema sanguíneo. Em 2017, recebeu transplante de medula óssea, mas, infelizmente, faleceu no último mês de janeiro, aos 15 anos de idade.

Durante seu tratamento, a batalha de Vitória pela vida contou com o apoio do Hemoacre, já que a menina necessitava com frequência de bolsas de sangue. Sua história recebeu o devido reconhecimento do governo do Estado e será levada ao conhecimento de milhares de pessoas que adentrarem o ônibus para doar sangue.

Erlonilde Carneiro, mãe de Elana Vitória, agradeceu toda ajuda prestada a sua filha pelo governador Gladson Cameli. Foto: Marcos Vicentti/Secom

Bastante emocionada pela homenagem recebida, Erlonilde Carneiro de Souza, mãe de Elana Vitória, não conseguiu segurar as lágrimas ao lembrar da filha. Ela agradeceu por toda assistência prestada a adolescente, bem como a ajuda dada pelo governador Gladson Cameli e a primeira-dama Ana Paula Cameli.

“Sou muito grata ao governador e sua esposa por tudo que fizeram por minha filha. No momento mais difícil da minha vida, eles estenderam as mãos para ajudar. A Elana enfrentou uma luta bem árdua contra o câncer e essa foto no ônibus representa a garra e a força que ela teve durante dez anos”, declarou.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

SAÚDE

Gladson e Ana Paula levam o menino Guilherme para imunizar contra a Covid-19

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução

O governador Gladson Cameli (PP) e a primeira-dama Ana Paula estiveram hoje (28) num posto de vacinação para iniciar o processo de imunização do único filho do casal, Guilherme. O garoto recebeu uma dose da vacina disponível na rede do Sistema Único de Saúde (SUS) no Acre. A iniciativa dos pais, além de proteger a criança também foi encarada como uma forma de incentivar os pais a levarem os pequenos aos postos de vacinação.

“Hoje foi dia de levar nosso Guilherme, que já é um rapazinho, para vacinar. Quero aqui incentivar você a também levar o seu filho (…) Ele acabou de tomar a vacina, o motivo é de fazer esse vídeo é para incentivar os pais, não deixem para amanhã o que o se pode fazer hoje. Estamos nessa luta, vamos proteger as pessoas e vamos cuidar de proteger os nossos filhos. Vamos tomar a vacina, vamos dar um basta no que essa pandemia provocou”, disse em vídeo Gladson.

A primeira-dama também registrou o momento da vacinação em Guilherme e enfatizou a importância da imunização dos menores, classificando como um ato de amor. “Esperança, fé e gratidão! Quem vacina um filho prova todo o seu amor em forma de um único gesto. Vacinar é um gesto de amor (…) Gui é um rapaz forte e inteligente, cheio de vida, sou grata a Deus por esse presente tão lindo que ele me deu. Se você ainda não levou seu filho, irmão, mãe, pai ou avós para vacinar não perca tempo. Vacinas salvam vidas!”, concluiu Ana.

Continue lendo

SAÚDE

Boletim da Fiocruz coloca Rio Branco no grupo de alerta crítico para Covid-19

Publicado

em

Por

Por Wanglézio Braga / Foto: Wanglézio Braga

Com 80% de aumento no número de casos de Covid-19, Rio Branco é uma das nove capitais do Brasil que apresentaram altos índices e, portanto, está incluída no grupo de alerta crítico para a doença, segundo Boletim da Fiocruz publicado, hoje (26), no seu portal.

Além de Rio Branco, foram citadas ainda as cidades de Porto Velho (89%), Macapá (82%), Fortaleza (93%), Natal (percentual estimado de 89%), Belo Horizonte (95%), Rio de Janeiro (98%), Cuiabá (89%) e Brasília (98%).

Já Manaus (75%), Boa Vista (70%), Palmas (69%), São Luís (64%), Teresina (percentual estimado em 79%), Maceió (65%), Salvador (67%), Vitória (77%), São Paulo (71%), Curitiba (71%), Florianópolis (69%), Porto Alegre (60%), Campo Grande (79%) e Goiânia (75%) estão na zona de alerta intermediário.

Para chegar a esses números, a Fiocruz avalia os indicadores de leitos de UTI para adultos no Sistema Único de Saúde (SUS). A Nota Técnica reforça a importância de avançar na vacinação e endurecer a obrigatoriedade do uso de máscaras e do passaporte vacinal em locais públicos. Os pesquisadores também sugerem a promoção de campanhas de orientação à população e o autoisolamento quando do aparecimento de sintomas.

Continue lendo

SAÚDE

Governo realiza imunização de crianças do Educandário Santa Margarida contra a Covid-19

Publicado

em

Por

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado Saúde (Sesacre), realizou nesta terça-feira, 25,  uma ação de vacinação contra a covid-19  no Educandário Santa Margarida, em Rio Branco. Foram vacinadas 17 crianças com idades entre 5 e 11 anos.

Crianças do Educandário Santa Margarida são imunizadas contra a covid-19. Foto: Odair Leal/Secom

A atividade foi organizada por meio da equipe estadual do Plano Nacional de Imunização (PNI), que, em parceria com a coordenação do Educandário, disponibilizou as doses pediátricas, imunizantes que têm composição e frasco diferentes daqueles destinados a adultos e adolescentes.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou em dezembro o uso da vacina da Pfizer contra covid-19 em crianças, por isso o Ministério da Saúde incluiu a faixa etária de 5 a 11 anos no PNI.

Faixa etária dos 5 aos 11 anos foi adicionada ao Plano Nacional de Imunização. Foto: Odair Leal/Secom

Quanto a possíveis reações da vacina, Renata Quiles, coordenadora do PNI estadual, explicou que as mais comuns são semelhantes aos sintomas da gripe, como febre, dor de cabeça e mal-estar físico.

A coordenadora afirmou ainda que eventuais reações diferentes dessas devem ser comunicadas às equipes da Saúde para notificação, acompanhamento e tratamento da criança, até o desaparecimento dos sintomas.

Continue lendo

Trending

O Portal AcreNews é uma publicação de AcreNews Comunicação e Publicidade

Editor-chefe: Evandro Cordeiro

Contato: siteacrenews@gmail.com

Área rural 204, Barro Vermelho - Rio Branco

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Os artigos assinados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas