Connect with us

SAÚDE

Em solenidade concorrida, governador entrega um dos ônibus mais bem equipados do Brasil ao Hemoacre

Publicado

em

Agência AC | Foto: Marcos Vicentti/Secom

Após 26 anos, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre) recebeu um novo ônibus para coleta de sangue itinerante. A entrega oficial do veículo ocorreu nesta sexta-feira, 1, durante solenidade realizada na esplanada do Palácio Rio Branco.

Além do governador Gladson Cameli, o evento contou a presença do deputado federal Alan Rick, responsável pela autoria da emenda parlamentar de R$ 1,5 milhão para aquisição do ônibus, da secretária de Estado de Saúde, Paula Mariano, dos deputados estaduais Antônio Pedro e Wagner Felipe, dos vereadores da capital, Emerson Jarude e Francisco Piaba, entre outras autoridades.

Veículo atuará de maneira itinerante em vários municípios acreanos com acesso terrestre. Foto: Marcos Vicentti/Secom

Considerado um dos mais modernos no seguimento, o veículo possui poltronas elétricas, freezer, banheiro, sala de coleta, triagem e acessibilidade para cadeirantes. Muito em breve, a unidade móvel percorrerá os municípios de maneira itinerante, sempre contando com a solidariedade dos acreanos.

Em sua fala, o governador Gladson Cameli agradeceu o deputado Alan Rick por seu compromisso com a melhoria do serviço público oferecido pelo Estado. O gestor reconheceu também a determinação dos profissionais da Saúde, sobretudo o esforço incansável dos servidores do Hemoacre para salvaguardar vidas.

Nova unidade móvel do Hemoacre se destaca pela modernidade de seus equipamentos para coleta de sangue. Foto: Odair Leal/Secom

“O deputado federal Alan Rick merece toda nossa gratidão por toda ajuda que vem dando ao governo. Ele colocou o seu mandato à disposição do povo do Acre. Gostaria de dar um muito obrigado aos profissionais do Hemoacre. Esses guerreiros têm o meu respeito e admiração. Nesta pandemia, os servidores da Saúde estão sendo fundamentais para vencermos essa guerra contra o coronavírus”, salientou.

Durante a solenidade, o deputado Alan Rick aproveitou a oportunidade e fez o anúncio de mais investimentos para a área da Saúde, que contemplarão a capital e cidades do interior do estado.

“Conseguimos R$ 3 milhões para montarmos dez UTIs no Hospital João Câncio Fernandes, em Sena Madureira, mais um mamógrafo para o nosso Centro de Oncologia, em Rio Branco, e, no próximo ano, estaremos entregando mais um ônibus para o Hemonúcleo de Cruzeiro do Sul”, afirmou.

Deputado federal Alan Rick anunciou mais investimentos para a Saúde pública do Acre. Foto: Marcos Vicentti/Secom

Para a secretária Paula Mariano, a chegada do novo veículo representa um marco para o Hemoacre. “Esse ônibus trará mais conforto aos nossos doadores e melhores condições de trabalho para que os servidores possam desempenhar suas funções com ainda mais eficiência e qualidade”, comentou.

A gerente-geral do Hemoacre, Josiane Amorim, lembra que as dificuldades enfrentadas com o antigo ônibus ficarão no passado, mas que o esforço dos profissionais para coletar sangue e ajudar a salvar vidas continuará o mesmo.

Ônibus percorrerá diversos municípios do Acre com acesso terrestre. Foto: Marcos Vicentti/Secom

“Quantas vezes o nosso ônibus quebrava na estrada e nos esforçávamos para que as bolsas de sangue não fossem pedidas. Mesmo com todos os problemas, nunca fugimos da nossa missão. Este novo ônibus é a concretização de um antigo sonho. Quem ganha com isso é a população, principalmente”, argumentou.

Homenagem

Na unidade móvel está estampada a foto de Elana Vitória. Durante uma década, a garota lutava contra a leucemia, câncer que ataca o sistema sanguíneo. Em 2017, recebeu transplante de medula óssea, mas, infelizmente, faleceu no último mês de janeiro, aos 15 anos de idade.

Durante seu tratamento, a batalha de Vitória pela vida contou com o apoio do Hemoacre, já que a menina necessitava com frequência de bolsas de sangue. Sua história recebeu o devido reconhecimento do governo do Estado e será levada ao conhecimento de milhares de pessoas que adentrarem o ônibus para doar sangue.

Erlonilde Carneiro, mãe de Elana Vitória, agradeceu toda ajuda prestada a sua filha pelo governador Gladson Cameli. Foto: Marcos Vicentti/Secom

Bastante emocionada pela homenagem recebida, Erlonilde Carneiro de Souza, mãe de Elana Vitória, não conseguiu segurar as lágrimas ao lembrar da filha. Ela agradeceu por toda assistência prestada a adolescente, bem como a ajuda dada pelo governador Gladson Cameli e a primeira-dama Ana Paula Cameli.

“Sou muito grata ao governador e sua esposa por tudo que fizeram por minha filha. No momento mais difícil da minha vida, eles estenderam as mãos para ajudar. A Elana enfrentou uma luta bem árdua contra o câncer e essa foto no ônibus representa a garra e a força que ela teve durante dez anos”, declarou.

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas