ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Evento pela anistia em Rio Branco vai pressionar bancada federal em favor dos presos do 8 de janeiro, acusados de tentativa de golpe
A coordenação do movimento acreano pela Anistia já! anuncia para o próximo domingo, 6, no Afa Jardim, em Rio Branco, a partir das 9h, um evento em favor dos presos do 8 de janeiro tendo como objetivo pressionar a bancada federal do Acre a votar em favor do Projeto de Emenda a Constituição (PEC) que determinará a soltura imediata dos acusados.
O evento é organizado por setores da sociedade civil e por políticos conservadores em cuja cabeça estão o senador Márcio Bittar (UB) e o prefeito da capital, Tião Bocalom (PL). Durante o evento, o grupo visa incentivar os eleitores para que cobrem seu deputado federal e senador a se manifestarem, ainda que pró ou contra. “O eleitor precisa saber como seu representante anda em Brasília”, sugestiona um dos mais entusiasmados brasileiros na luta pela Anistia, o senador Márcio Bittar (UB).
Da bancada federal do Acre, apenas quatro manifestações conhecidas, as dos senadores Márcio Bittar e Alan Rick, do União Brasil, e dos deputados federais Roberto Duarte (Republicano) e Ulysses Araújo (União Brasil), que são a favor da PEC que tirará da cadeia pessoas que protestavam ‘armadas’ com Bíblias e Bandeiras do Brasil, acusadas de tentar um golpe de Estado. Entre os presos, cerca de 50% são idosos e pelo menos dois morreram em plena prisão.
O ato de domingo próximo, segundo o senador Bittar, fala muito de empatia, em função de serem pessoas sem antecedentes criminais que foram presas sem inquérito e muitos já condenados a penas questionáveis de até 17 anos de cadeia. “Impossível não se sensibilizar com aquele povo”, diz o senador.