Connect with us

ELEIÇÕES

EXCLUSIVO | Plano de governo do AGIR que zerar desmatamento, estrada ligando o Peru no Juruá e ferrovia até Rondônia

Publicado

em

Por Wanglézio Braga / Foto: Arquivo Pessoal

O AcreNews teve acesso em primeira mão ao plano de governo do candidato David Hall (Agir) para o governo do Estado (2023-2027). O documento possui 41 páginas e foi protocolado hoje (05) no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AC). Nestas eleições, a chapa do Agir vem ainda com a candidata a vice-governadora, Jorgiene Carneiro e Dimas Sandas como candidato ao Senado Federal. O lema do plano é “Acre, 50 anos em 8”.

“Ele será a base, o nosso direcionador de Políticas Públicas para os próximos anos. Queremos que cada acreano e acreana o conheça e nos ajude a executá-lo, pois só com participação popular e boa gestão, tornaremos o Acre um estado próspero, um lugar onde possamos viver com qualidade de vida e felizes”, diz trecho do documento.

O plano é dividido em 10 eixos e contempla economia, emprego e renda; infraestrutura; segurança pública; saúde pública; educação; políticas para a juventude, políticas para as mulheres; meio ambiente e sustentabilidade, direitos humanos e inclusão; gestão, transparência e modernização dos serviços públicos.

Na área da economia, o plano de governo possui supermeta de contribuir para triplicar o PIB do Acre nos próximos 8 anos, fomentar o surgimento de 80 mil novas empresas no Acre, contribuir para multiplicar a produção agrícola de grãos e proteína animal do Acre.

Para a infraestrutura, “articular junto ao governo federal a recuperação da BR 364, Rio Branco/ Cruzeiro, nos primeiros 2 anos de governo. Abrir um debate com a população para propor junto ao governo federal a possibilidade de concessão da estrada para o setor privado” e “Abertura de uma estrada Parque Juruá/Pucalpa-Peru (Integração Regional)”.

Ainda neste modal, o plano tem como objetivo “elaborar projeto e iniciar abertura de uma Ferrovia visando conectar Cruzeiro do Sul aos portos de Rondônia” e “Realizar abertura de 15% das estradas rumo aos municípios isolados ao ano”.

Na segurança pública, o Agir quer “capacitar 100% das corporações policiais, garantir equipamentos novos e modernos e melhorar continuamente as remunerações”, além de “Reduzir 80% os índices de crimes contra a vida e contra o patrimônio, nos próximos 8 anos”. Também quer “reduzir em 35% a taxa de crescimento da população carcerária e socioeducativa, nos próximos 8 anos”. O projeto não diz como essas ações devem ser realizadas.

Na área da educação, a sigla quer “Erradicar o analfabetismo no Acre, em 8 anos”, “implementar o Projeto Escola 2.0. Modernização de 100% das escolas públicas do Acre com equipamentos e acesso à Internet. Digitalização em vídeo aulas dinâmicas de todo o conteúdo do ensino básico e médio”.

Para as políticas das mulheres, o plano cita a abertura de “75 mil vagas em cursos profissionalizantes para mulheres, em 4 anos”, “Apoio para criação de 40 mil MEIs ou pequenas empresas fundadas por estudantes mulheres oriundas do ensino médio. Todas as mulheres que desejarem já sairão do terceiro ano do ensino médio com uma empresa montada”.

Outro importante modal de governo é a área do Meio Ambiente; “Zerar o Desmatamento ilegal no Acre até 2030”, “Plantar quinhentas mil árvores floríferas nos 22 municípios acreanos com o objetivo de aumentar o conforto térmico e a beleza cênica das cidades”. Por fim, “Implementar 1° Plano Estadual de Recursos Hídricos, proteção dos marciais, nascentes”.

Na área da assistência social, o plano de governo quer “Erradicar a fome no Acre, nos próximos 8 anos”, “Dobrar a oferta de vagas nos Centros de Terapias para atendimento à população autista, implementar o método ABA e proporcionar a continuidade do tratamento até a fase adulta”, “Promover e defender 100% dos Direitos Humanos Universais no Estado Do Acre”.

“Compreendemos que o mandato é de 4 anos, porém, nosso projeto: ACRE, 50 anos em 8, tem um ciclo maior para ser executado e será avaliado pelo povo do Acre, através de uma eleição, a cada 4 anos. É uma metodologia diferenciada, porém realista (…) Todos trabalhando com objetivos setoriais claros será a força necessária para transformar o Acre no lugar dos nossos sonhos”, conclui o documento.

Continue lendo

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas