Connect with us

ACRE

Expedição no Acre, Rondônia e Mato Grosso vai propor a viabilidade da saída para o Pacífico

Publicado

em

Nesta sexta-feira (15), representantes do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), começam pela capital Rio Branco (AC), a divulgar o histórico de uma nota técnica que esclarece a viabilidade da Ponte do Rio Madeira em Abunã como parte determinante para o desenvolvimento do bloco de estados que forma a Zona de Desenvolvimento Sustentável dos Estados do Amazonas, Rondônia e Acre, (AMACRO).

No cronograma, os técnicos vão explicar os possíveis impactos ambientais e socioeconômico relativos as transformações produtivas no entorno do oeste da Amazônia Sul-Americana. A expedição cientifica que também ocorrerá em Rondônia ainda este ano, irá propor a criação de um grupo de trabalho entre os governadores subnacionais dos estados integrantes da AMACRO, o governo peruano, povos nativos e sociedade civil.

A expedição já tem uma agenda definida. Além de Rio Branco nesta sexta, outras estão previstas para ocorrer Cuiabá/MT e Porto Velho/RO e nas áreas de fronteira. A proposta é angariar subsídios para a criação de um “Texto-Discussão”, onde estará contido o papel das instituições e dos projetos de infraestrutura com foco no desenvolvimento regional Sul-Americano.

O projeto da AMACRO surgiu nos três estados e posteriormente ganhou força e novos contornos com a cooperação técnica entre a Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), a Suframa e outras instituições como a Embrapa e secretarias dos estados.

Fonte – News Rondônia

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ACRE

Estudantes organizam marcha para pedir justiça e prisão do Sargento Nery após confusão em festa

Publicado

em

Por

Da redação do AcreNews

Estudantes de medicina da Bolívia estão mobilizando nas redes sociais uma marcha para pedir justiça no caso do jovem estudante Flávio Endres que teria sido atingido por tiros supostamente disparados pelo Sargento Erisson Nery durante uma festa ocorrida na madrugada de hoje (28). Nery está foragido.

Segundo informações enviadas ao AcreNews, os acadêmicos, amigos de Flávio, vão percorrer as ruas de Epitaciolândia pedindo justiça e a prisão imediata do Sargento que é conhecido por manter um relacionamento a três, o trisal. A concentração do movimento é na frente do prédio da Loja Gazin até o Quartel da Polícia Militar. Pelo menos duas instituições de ensino já confirmaram presença.

O caso já está sendo investigado pela delegacia do município. Testemunhas foram chamadas para prestar depoimento. A polícia pede para quem tiver informações do caso e do paradeiro do sargento que fugiu após a confusão, que entre em contato imediatamente pelo telefone 190 ou compareça à delegacia da cidade.

A Polícia Militar do Acre (PMAC) ainda não se manifestou sobre o assunto.

Continue lendo

ACRE

Tremor de terra é sentido em Cruzeiro do Sul e Tarauacá neste domingo; epicentro foi no Peru

Publicado

em

Por

Moradores de Cruzeiro do Sul e Tarauacá, no Acre, confirmam que sentiram um tremor de terra na manhã deste domingo. O evento foi confirmado pelo Centro de Sismologia Nacional, em Brasília (DF). Segundo as informações deste centro, o terremoto foi de magnitude 7,5 na escala richter e seu epicentro no norte do Peru. O abalo atingiu praticamente toda a Amazônia brasileira.

No Acre há registros de pessoas que sentiram o abalo em Cruzeiro do Sul e Tarauacá.

Esse é o segundo tremor em pouco mais de um mês. Em outubro, no mesmo no Peru, um tremor de menor magnitude foi sentido em alguns estados do Brasil, como Acre e Amazonas. Localizado no Círculo de Fogo do Pacífico, região global de alta atividade sísmica gerada pelo encontro de placas tectônicas, o Peru está habituado a tremores. Não há registro de mortes ou de pessoas feridas.

Continue lendo

ACRE

Membros do MPAC elegem lista tríplices que apontará no Procurador-geral de Justiça; Lovisaro é o mais votado e Gladson vai escolher um

Publicado

em

Por

Os membros do Ministério Público Estadual do Acre, foram as urnas para eleger a lista tríplices que será encaminhada ao governador Gladson Cameli para que seja escolhido o novo procurador-geral de justiça do Estado.

Quatro nomes disputavam a opção dos membros do MP que são eles. Os procuradores Danilo Lovisaro, Radrigo Curti, Cosmo Lima e Carlos Roberto da Silva Maia.

O processo de escolha começou às 8 da manhã deste sábado, 26, e encerrou às 17 horas.

Após a apuração a lista tríplices foi formada pelos procuradores Danilo Lovisaro (32,65%), Radrigo Curti (27,89) e  Cosmo Lima (20,4%).

A lista será encaminhada na manhã da segunda-feira, 29, ao governador Gladson Cameli, que terá 15 dias para escolher dentre os três nomes o próximo Procurador-geral de Justiça pelos próximos 2 anos.

O escolhido de Gladson Cameli irá substituir a procuradora-geral Kátia Rejane de Araújo que está no cargo há quase 4 anos.

Continue lendo

Trending

O Portal AcreNews é uma publicação de AcreNews Comunicação e Publicidade

Editor-chefe: Evandro Cordeiro

Contato: siteacrenews@gmail.com

Área rural 204, Barro Vermelho - Rio Branco

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Os artigos assinados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Engenharia e Tecnologia