Connect with us

EXPOACRE 2024

Expoacre: Cerveja à base de Quinoa Orgânica dos Andes é novidade no Galpão Internacional

Publicado

em

Por Wanglézio Braga

No galpão internacional da Expoacre 2024 – A maior Feira do Agronegócio do Acre – uma cervejaria tem movimentado o espaço com degustação e venda de cerveja à base de Quinoa Orgânica. A semente comestível, nativa da região andina da América do Sul, tem sido um alimento básico para as civilizações indígenas por milhares de anos.

Dante Lanca, proprietário da QASHWA, cervejaria artesanal localizada na região de Puno, no Peru, explicou que produz as cervejas há pelo menos quatro anos. São quatro tipos de produção que tem como base a Quinoa orgânica de diferentes colorações.

A Kamisaraki tem um sabor suave, elaborada com Quinoa Marangoni. Ela foi formulada para homenagear os “cavalos de totora” que são embarcações flutuantes do lago Titicaca em Puno. A sua composição é de álcool é de 9%.

A Siku Puka de coloração vermelha é elaborada com Quinoa Vermelha, pipoca de cereais e Ayrampo que é uma semente usada no Peru como chá para controlar febre e outras enfermidades. Essa cerveja, segundo informou Dante, é um tributo para as danças e as vestimentas das atrações musicais conhecidas como Sikuri. Possui 4,5% de álcool em sua composição.

Já a Wapu Llacta é uma bebida dourada, também chamada de Golden Ale elaborada com Quinoa Kancolla. Foi criada para ser um tributo às tradições das festas dos touros Pucara e Ekeko. Ela tem 5% de álcool.

Por fim, a de maior concentração de álcool com 10%, a Huayroque Stout é uma cerveja de coloração negra produzida com Quinoa preta, Café e Rapadura. A bebida é uma homenagem à cidade natal da cervejaria QASHWA.

“Nosso desejo é apresentar aos brasileiros uma opção de bebida que mescla o melhor da Quinoa, a nossa semente sagrada. Nossa cervejaria, além de prezar pela qualidade nos produtos, temos a missão de homenagear os povos e as tradições do nosso país”, explicou Lanca.

A quinoa é uma semente comestível que contém proteínas, fibras, vitaminas, cálcio e antioxidantes. “Esses nutrientes podem ser parcialmente preservados na cerveja final, oferecendo um perfil nutricional mais rico em comparação com as cervejas tradicionais”, completou Dante.

Para quem deseja conhecer os produtos, degustar ou simplesmente comprar, a cervejaria funciona dentro do galpão internacional. O valor unitário da garrafa é de R$ 20 reais.

Continue lendo

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas