ACRE
Friale após a chegada do frio: “Semana será com noites geladas, dias ensolarados e secos”
Por Wanglézio Braga / Foto: Wanglézio Braga
A chegada do frio no Acre neste domingo (18) provocou o registro de 15°C nos termômetros em Rio Branco, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (IMNET) e trouxe ventos que ultrapassaram os 43km/h. Com isso, o pesquisador Davi Friale informou hoje (19), no portal O Tempo Aqui, que a semana será com noites geladas e dias ensolarados, extremamente secos.
“Temperaturas cairão ainda mais nas próximas noites, com mínimas, no início do dia, entre 11 e 14ºC, em Rio Branco, Brasileia e demais cidades do leste e do sul do estado. Já, em Cruzeiro do Sul e demais cidades do oeste acreano, as mínimas vão oscilar entre 15 e 18ºC. Não chove durante toda esta semana no Acre e os dias estarão ensolarados e extremamente secos. No próximo fim de semana, o calor será intenso, com alta probabilidade de novos recordes de temperaturas máximas”, informou.
O pesquisador aproveitou ainda para atualizar os dados da chuva que caiu nas últimas 48 horas em algumas cidades do estado. Em Tarauacá, choveu 24,0mm. Em Manuel Urbano, 14,2mm. Cruzeiro do Sul, a capital do Juruá, destaque para o 9,4mm. Em Sena Madureira, 3,2mm enquanto que em Porto Acre, 7,6mm.
”Na cidade de Tarauacá, já choveu, em julho, 53,0mm, ou seja, acima da média climatológica para o mês que é 48,7mm, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia”, acrescentou.
Davi Friale também chama atenção da população sobre a questão da umidade relativa do ar. Na semana passada, por exemplo, a capital acreana registrou média de 50% em quase todos os dias. De acordo com a Organização Mundial da Saúde a umidade relativa do ar ideal para o corpo humano é entre 55 e 65%.
“Alertamos para a baixíssima umidade do ar que vai predominar nestes dias, principalmente no leste e no sul do Acre, onde estão, entre outras, as cidades de Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira. É alta a probabilidade de que a umidade relativa do ar atinja valores abaixo de 20%, podendo chegar a 15%, em alguns pontos, o que caracteriza estado de alerta para a saúde humana. Assim, alertamos a população para que ingira muito líquido e evite ficar exposta ao Sol entre 10h e 16h. Também devem ser evitados exercícios físicos nestes dias”, alertou.
You must be logged in to post a comment Login