Connect with us

ACRE

Friale diz que inundações alarmantes não devem ocorrer no próximo ano

Publicado

em

Por Wanglézio Braga / Foto: Wanglézio Braga

“Não deverão ocorrer inundações alarmantes em 2022”. A fala é do pesquisador meteorológico, Davi Friale, que publicou em seu portal, o Tempo Aqui, nesta segunda-feira (22) um prognóstico para os próximos dias no Acre, com destaque para chuvas intensas. Ele frisou na comunicação com os seus leitores que as grandes enchentes não devem atingir as cidades acreanas no próximo ano.

Friale defende essa previsão logo no início do mês. No último dia 19, “voltamos a publicar que não há nenhum indício científico de enchentes na capital acreana”. De acordo com ele, “no momento, a tendência é de resfriamento das águas superficiais do oceano Atlântico Norte – origem da elevada umidade no Acre -, o que reflete na diminuição das chuvas. Apenas o mês de novembro é que terá chuvas muito acima da média”.

“Já, em dezembro, o acumulado pluviométrico deverá ficar dentro da média. A partir de janeiro, deverá chover abaixo da média. No entanto, estaremos atentos a quaisquer alterações no comportamento da atmosfera que possam mudar o cenário de chuvas para o próximo trimestre”, frisou.

CHUVA DURANTE A SEMANA

As previsões para essa semana são de intensas chuvas no Acre devido a elevada umidade do ar que provoca calor abafado e consequentemente chuvas pelo menos até o próximo domingo (28).

“No Acre, as chuvas serão diárias, porém, entre sexta-feira e domingo, deverão ocorrer chuvas torrenciais, na maioria dos municípios, com acumulados que podem superar 80mm, inclusive, em Rio Branco. Assim, o último fim de semana de novembro dos acreanos será com tempo bastante adverso para as atividades que dependam de tempo bom, pois as chuvas ocorrerão a qualquer hora do dia, podendo causar transtornos à população, como inundação de ruas, transbordamentos de córregos, queda de árvores e deslizamentos de terra. No entanto, as chuvas poderão ser fortes em qualquer dia desta semana, principalmente na parte da tarde”, comentou.

As temperaturas mínimas durante esta semana, em geral, estarão situadas entre 21 e 24ºC e as máximas, entre 29 e 32ºC, em todo o Acre. Nas áreas onde houver chuva intensa durante o dia, as máximas ficarão abaixo de 28ºC e onde o Sol predomina, poderá alcançar até 33ºC. “Os ventos, no Acre, até o próximo domingo, estarão soprando, entre fracos e calmos, às vezes, com rajadas moderadas, da direção norte e variações de noroeste e de nordeste”, concluiu.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ACRE

Até o fim do ano primeira etapa da reforma do Parque da Maternidade será inaugurada

Publicado

em

Por

Agência AC

Com investimento de R$ 2 milhões, o Parque da Maternidade, em Rio Branco, passa pela maior revitalização já realizada nos últimos 19 anos. O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), segue em ritmo acelerado com o andamentos das obras de reforma do espaço público.

Governo do Acre investe R$ 2 milhões na reforma do Parque da Maternidade, na capital. Obras seguem em ritmo acelerado. Foto: Jean Lopes/Seinfra

O parque passa por uma série de intervenções, que contempla o recapeamento de ruas e ciclovias, manutenção de calçadas, reforma dos quiosques, parques infantis e quadras poliesportivas, pintura, repaginação dos pórticos, instalação de novos postes e modernização da iluminação.

Nesta quarta-feira, 8, o titular da Seinfra, Cirleudo Alencar, inspecionou os trabalhos que estão sendo feitos no local. De acordo com o gestor, a primeira etapa da reforma, que abrange desde o Terminal Urbano Central até o Skate Park, será entregue ainda este ano.

Cirleudo Alencar, secretário de Infraestrutura, confirmou entrega da primeira etapa de revitalização do espaço público até o fim de 2021. Foto: Jean Lopes/Seinfra

“Essa foi uma determinação do governador Gladson Cameli e estamos trabalhando arduamente para que a população seja beneficiada com essa importante obra o mais breve possível. A grande novidade será a reinauguração da Concha Acústica, onde realizaremos um culto ecumênico para celebrar esse momento”, explicou.

Ernande Negreiros Costa elogiou o zelo do governo acreano com o patrimônio público. “O canal estava precisando dessa reforma. Estamos vendo o trabalho sendo feito e isso é muito importante para quem passa por aqui, além de deixar a nossa cidade mais bonita”, disse.

Ernande Negreiros elogiou o zelo do governo do Estado com o patrimônio público. Foto: Jean Lopes/Seinfra

Com sete quilômetros de extensão, o Parque da Maternidade é referência para a prática de esportes e atividades físicas ao ar livre. Por causa de suas calçadas e ciclovias, é bastante utilizado por trabalhadores. O local também é uma alternativa ao trânsito da capital acreana, principalmente em horários onde o fluxo de veículos é maior.

Continue lendo

ACRE

Gladson Cameli acaba de confirmar a volta da Azul Linhas Aéreas, agora com pelo menos um voo direto pra São Paulo

Publicado

em

Por

O governador Gladson Cameli (Progressistas) acaba de confirmar que a empresa Azul Linhas Aéreas vai voltar a operar no Acre. O voo, segundo o governador, será possivelmente entre Rio Branco e Campinas, um polo de distribuição de passageiros. O encontro com a direção da empresa aconteceu agora há pouco em Brasília.

Atualmente, apenas LATAM e Gol operam no Acre. Com a vinda da Azul a possibilidade de diminuição no valor das passagens aumenta consideravelmente.

Continue lendo

ACRE

Rio Branco, Boa Vista e Porto Velho não definiram sobre cancelamento da festa de Réveillon

Publicado

em

Por

 Por Wanglézio Braga / Foto: Reprodução

Rio Branco (AC), Porto Velho (RO) e Boa Vista (RR) seguem indefinidas quanto ao cancelamento da festa de Réveillon. Até o momento, de acordo com levantamento divulgado nesta semana, 24 capitais já anunciaram que não terão festas de Ano Novo.

Tradicionalmente, a maior parte das capitais realiza, no dia 31 de dezembro, celebrações que contam com shows e queima de fogos promovidos pelos respectivos Governos ou Prefeituras, porém, a chegada de 2022, na maioria das cidades brasileiras, será sem as festanças. 

O motivo para os cancelamentos são os novos casos de Covid-19 que vem aumentando no país, bem como o surgimento da variante ômicron, além do registro da quarta onda da pandemia na Europa.

Até o momento, as capitais que deixam de realizar festas são Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Vitória (ES), Belo Horizonte (MG), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Goiânia (GO), Natal (RN), Fortaleza (CE), Salvador (BA), Aracaju (SE), Recife (PE), João Pessoa (PB), Palmas (TO), Teresina (PI), Belém (PA), Maceió (AL), Macapá (AP), São Luís (MA), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Curitiba (PR) e Florianópolis (SC). Brasília, a capital federal, também não fará evento.

Sobre a capital acreana, o AcreNews entrou em contato com a assessoria de imprensa da Prefeitura e fomos informados de que a decisão sobre o cancelamento ou não do evento vai ser anunciada ainda nesta semana.

Continue lendo

Trending

O Portal AcreNews é uma publicação de AcreNews Comunicação e Publicidade

Editor-chefe: Evandro Cordeiro

Contato: siteacrenews@gmail.com

Área rural 204, Barro Vermelho - Rio Branco

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Os artigos assinados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Engenharia e Tecnologia