Connect with us

ACRE

Friale diz que inundações alarmantes não devem ocorrer no próximo ano

Publicado

em

Por Wanglézio Braga / Foto: Wanglézio Braga

“Não deverão ocorrer inundações alarmantes em 2022”. A fala é do pesquisador meteorológico, Davi Friale, que publicou em seu portal, o Tempo Aqui, nesta segunda-feira (22) um prognóstico para os próximos dias no Acre, com destaque para chuvas intensas. Ele frisou na comunicação com os seus leitores que as grandes enchentes não devem atingir as cidades acreanas no próximo ano.

Friale defende essa previsão logo no início do mês. No último dia 19, “voltamos a publicar que não há nenhum indício científico de enchentes na capital acreana”. De acordo com ele, “no momento, a tendência é de resfriamento das águas superficiais do oceano Atlântico Norte – origem da elevada umidade no Acre -, o que reflete na diminuição das chuvas. Apenas o mês de novembro é que terá chuvas muito acima da média”.

“Já, em dezembro, o acumulado pluviométrico deverá ficar dentro da média. A partir de janeiro, deverá chover abaixo da média. No entanto, estaremos atentos a quaisquer alterações no comportamento da atmosfera que possam mudar o cenário de chuvas para o próximo trimestre”, frisou.

CHUVA DURANTE A SEMANA

As previsões para essa semana são de intensas chuvas no Acre devido a elevada umidade do ar que provoca calor abafado e consequentemente chuvas pelo menos até o próximo domingo (28).

“No Acre, as chuvas serão diárias, porém, entre sexta-feira e domingo, deverão ocorrer chuvas torrenciais, na maioria dos municípios, com acumulados que podem superar 80mm, inclusive, em Rio Branco. Assim, o último fim de semana de novembro dos acreanos será com tempo bastante adverso para as atividades que dependam de tempo bom, pois as chuvas ocorrerão a qualquer hora do dia, podendo causar transtornos à população, como inundação de ruas, transbordamentos de córregos, queda de árvores e deslizamentos de terra. No entanto, as chuvas poderão ser fortes em qualquer dia desta semana, principalmente na parte da tarde”, comentou.

As temperaturas mínimas durante esta semana, em geral, estarão situadas entre 21 e 24ºC e as máximas, entre 29 e 32ºC, em todo o Acre. Nas áreas onde houver chuva intensa durante o dia, as máximas ficarão abaixo de 28ºC e onde o Sol predomina, poderá alcançar até 33ºC. “Os ventos, no Acre, até o próximo domingo, estarão soprando, entre fracos e calmos, às vezes, com rajadas moderadas, da direção norte e variações de noroeste e de nordeste”, concluiu.

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas