ACRE
Friale e SIPAM confirmam previsão de nova frente fria para o Acre
Por Wanglézio Braga / Foto: Wanglézio Braga
Uma nova frente fria deve estacionar no Acre nas próximas horas. É o que preveem os pesquisadores do Sistema de Proteção da Amazônia (SIPAM) e Davi Friale, do Portal O Tempo Aqui. Nos boletins enviados às redações dos jornais, os meteorologistas classificam como ‘uma friagem de intensidade fraca’ sendo sentida no período da noite. O fenômeno deve ocorrer a partir de amanhã (17).
“A previsão para este dia ainda será de sol e calor em todo o estado. O tempo varia de parcialmente nublado a nublado com pancadas isoladas de chuva e trovoadas no período da tarde em todas as regiões acreanas. A temperatura entra em declínio gradual a partir da tarde no Acre, mas sem provocar frio intenso”, diz o boletim do SIPAM.
Friale disse que a mudança será gradual nesta quinta-feira, onde as temperaturas voltam a cair pela noite e o dia será com sol e nuvens na região leste e sul do estado. Ele descartou chuvas intensas nas regiões do Alto Acre e Baixo Acre como ocorreu nas primeiras semanas do mês e que trouxe períodos de frio.
“Popularmente, este fenômeno é conhecido como friagem seca, pois a umidade fica baixa. Assim, o sol vai predominar durante o dia, mas a temperatura cai rapidamente a partir do fim da tarde. As chuvas podem até ocorrer nesta quinta-feira, porém, caso ocorram, serão muito rápidas e pontuais, em Rio Branco e demais municípios do leste e do sul acreano. Já, no centro do estado e, principalmente, no vale do Juruá, as chuvas deverão ocorrer com um pouco mais de intensidade, mas, também, de forma passageira e pontual, inclusive, durante este fim de semana”, explicou.
O pesquisador enfatizou que o frio no mês de junho é característico pela passagem de uma estação para outra, no caso do outono para o inverno. “O inverno, no Acre, é caracterizado pelas fortes ondas de frio polar, que derrubam brusca e acentuadamente a temperatura, causando o fenômeno das friagens, que neste ano, deverão ser intensas. É, também, o inverno, a estação mais seca no Acre e na maior parte do Brasil”, concluiu.
You must be logged in to post a comment Login