Connect with us

GERAL

Gladson Cameli defende investimentos internacionais e protagonismo amazônico em economia florestal durante encerramento da reunião do GCF no Acre

Publicado

em

Durante a sessão de alto nível que encerrou a 15ª Reunião Anual do GCF – Força-Tarefa dos Governadores pelo Clima e Florestas, o governador do Acre, Gladson Cameli, destacou o papel estratégico dos estados amazônicos na construção de uma nova economia florestal sustentável e cobrou o fortalecimento de parcerias internacionais para a viabilização de projetos ambientais com impacto social direto.
Ao dar as boas-vindas aos representantes de diversos países e estados brasileiros, Cameli agradeceu a presença da comunidade internacional e ressaltou a importância da reunião realizada pela segunda vez em Rio Branco. “Tivemos dias de debates intensos e produtivos. Todos os temas discutidos convergiram para o mesmo propósito: garantir a continuidade da vida no nosso planeta”, afirmou.
Com foco na defesa dos povos da floresta, o governador acreano reforçou que a preservação ambiental deve vir acompanhada de oportunidades concretas para os que vivem nos territórios protegidos. “Não há política ambiental eficiente sem geração de renda para as famílias que vivem nas florestas. Precisamos de crédito de carbono com responsabilidade e políticas públicas que ofereçam segurança econômica às comunidades tradicionais”, defendeu.
Cameli lembrou ainda do pioneirismo do Acre com a criação, em 2010, do Sistema de Incentivos Ambientais (SISA), voltado à repartição justa de benefícios com populações indígenas e ribeirinhas por meio de programas como o ISA Carbono. Também mencionou o Programa REM, financiado pelo banco alemão KfW, que desde 2012 beneficia diretamente agricultores familiares e comunidades indígenas no estado.
Durante o discurso, o governador também advertiu para a crescente gravidade dos eventos climáticos extremos. “Estamos vivendo um momento de emergência. É hora de sairmos da teoria e colocarmos em prática soluções eficazes contra os efeitos do aquecimento global”, alertou.
A fala de Cameli marcou a entrega da “Carta do GCF”, documento que reúne os compromissos firmados na reunião e que servirá como base para a articulação dos estados subnacionais durante a COP 30, que será realizada em novembro, na cidade de Belém (PA). O governador reiterou que a colaboração internacional é essencial para que os territórios da Amazônia avancem em iniciativas sustentáveis. “É fundamental que os países mais ricos contribuam para a viabilização de novos programas e investimentos. Ninguém faz nada sozinho”, disse.
Ao final, Cameli fez um agradecimento especial à ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, destacando sua trajetória e contribuição para a causa ambiental. “É uma honra receber aqui uma filha da floresta, que tanto lutou e continua lutando pela Amazônia”, declarou.
Presidente da Assembleia 2025 do GCF, Gladson Cameli celebrou o êxito do evento, organizado no Acre, e reafirmou o compromisso do estado em liderar com responsabilidade o diálogo ambiental em nível global. “O que fizemos aqui vai ecoar em políticas públicas que devem alcançar todos os cidadãos que vivem nos estados e províncias subnacionais da floresta”, concluiu.

Continue lendo

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas