Ao lado de diversas autoridades, o governador Gladson Cameli prestigiou a primeira cerimônia de transmissão de cargo de reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (Ifac), realizada sede da instituição, em Rio Branco, nesta terça-feira, 18. Em 15 anos de existência, é a primeira vez que o Ifac muda seu reitor.
Rosana dos Santos passa o cargo para Fábio Storch, após ocupar a reitoria por uma década. Na ocasião, 30 novos servidores foram empossados no Ifac.
Na solenidade, o governador destacou a educação como vetor principal de mudança social. “Essa rede de educação, seja estadual ou federal, que tem como objetivo gerar oportunidades de formação profissional aos nossos jovens, é uma porta aberta para um futuro promissor ao Acre. Só iremos conquistar um desenvolvimento econômico e social inclusivo no nosso estado por meio da educação”, disse o chefe de Estado.
Destacou ainda que apenas dessa forma é possível ter uma sociedade próspera. “As mudanças fazem parte do processo de qualquer instituição que tenha a democracia como base. Desejo sucesso a Fábio nos próximos quatro anos e quero parabenizar a Rosana pelo legado que está deixando”, destacou.
Cameli destacou ainda que o Ifac tem sido um parceiro do governo em levar educação a todos os lugares do Acre e deseja fortalecer esses laços: “O Ifac cumpre a relevante missão de dar uma adequada formação acadêmica e profissional aos nossos jovens.”
Rosana dos Santos falou sobre todas as conquistas dos últimos anos, listando os investimentos em infraestrutura, com campis inaugurados em sua gestão, laboratórios de tecnologia e programas estudantis. “Este é um momento único da nossa instituição, então cumprimos esse rito com muita paz e estamos muito felizes”, afirmou.
Para Fábio Storch, o compromisso é manter as atividades do Ifac, expandindo seus serviços e dando continuidade ao trabalho que está sendo feito ao longo dos anos. “Tive o privilégio de fazer parte da gestão liderada pela reitora Rosana durante dez anos. E agora o nosso maior desafio é consolidar as unidades já existentes no Ifac e dar continuidade também ao projeto de expansão dos institutos federais liderado pelo governo federal. A gente está muito animado, muito entusiasmado neste dia, que é o dia de festa para o Ifac e para nós também, pessoalmente”, disse.
Também presente na solenidade, o secretário de Estado de Educação, Aberson Carvalho, que evidenciou o elo entre as instituições em prol da mudança social. Também antecipou que, neste ano, o Acre deve ganhar a tão esperada faculdade estadual.
“A gente precisa compreender que o Ifac entra no mecanismo da política de educação do Brasil como um processo de formação técnica profissionalizante, porém a gente vai além. Em breve, a gente vai estar assinando a criação da faculdade estadual e vai só somar. Todo mundo terá espaço”, garantiu.
Quem é o novo reitor?
Professor do Ifac desde 2010, Fábio Storch é mestre em Educação Profissional e Tecnológica, especialista em Segurança da Informação e Educação Profissional Integrada à Educação Básica, e graduado em Redes de Computadores. Exerceu a função de pró-reitor de extensão entre 2016 e 2024, além de integrar, desde 2017, a Fundação de Apoio e Desenvolvimento ao Ensino, Pesquisa e Extensão Universitária no Acre (Fundape).
Atualmente é coordenador da Câmara Temática de Extensão, e membro da Câmara Temática de Comunicação, ambas vinculadas ao Conselho Nacional de Instituições da Rede Federal (Conif). Storch fica na reitoria no período até 2028.