Connect with us

POLÍCIA

Justiça aceita denúncia e decreta prisão preventiva de acusado de estuprar enteadas

Réu também estuprou filha de amigo; custódia preventiva se faz necessária ante a gravidade dos crimes hediondos cometidos contra as vítimas

Publicado

em

O Juízo da Vara Criminal da Comarca de Bujari aceitou denúncia criminal contra um homem acusado da prática continuada de estupro de vulnerável, contra quatro diferentes vítimas – três delas, suas próprias enteadas.

A decisão do juiz de Direito Manoel Pedroga, titular da unidade judiciária, considerou que o Ministério Público do Acre (MPAC) juntou aos autos elementos que permitem aferir a comprovação da materialidade dos crimes, bem como “indícios suficientes de autoria”, a apontar para o réu como provável autor dos delitos.

Segundo o MPAC, uma das vítimas teria 12 anos e seria filha de um amigo do réu, tendo, nesse caso, o acusado se valido da relação de confiança de que era detentor até então. As demais vítimas seriam as três enteadas do réu, que contam com três, sete e 13 anos de idade. Todas teriam sido intimidadas para que não contassem a ninguém sobre os fatos.

Ainda de acordo com o MPAC, as ações do acusado foram descobertas quando o amigo notou que a filha havia pesquisado no Google o significado da palavra sexo. Chamada para uma conversa com o pai, ela não teria segurado as lágrimas e passou a narrar ao genitor o que acontecera, o que deu origem a inquérito policial.

Com a aceitação da denúncia, na Ação Pública Incondicionada, agora o acusado será julgado pelas práticas criminosas que supostamente cometeu, ocasião em que terá direito a exercer a ampla defesa, dentro das garantias do devido processo legal. 

Prisão preventiva: crimes sexuais contra criança e adolescentes

O magistrado titular da Vara Criminal da Comarca de Bujari também decretou a prisão preventiva do acusado, por tratar-se de crime hediondo cometido de forma continuada contra crianças e adolescentes, com pena restritiva de liberdade superior a quatro anos.

Com a decretação da custódia preventiva também se busca garantir a ordem pública, assegurar a aplicação da lei penal (impossibilitando fuga) e a conveniência da instrução criminal (impossibilitando a intimidação de vítimas e testemunhas).

“Diante desse quadro, fica claro que as medidas cautelares, alternativas à prisão preventiva (…), não se mostram suficientes, adequadas e proporcionais à gravidade do fato praticado e à periculosidade do autor”, concluiu o juiz de Direito Manoel Pedroga, na decisão.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POLÍCIA

Mâncio Lima: tio suspeito de ter estuprado sobrinha de 11 anos é preso

Publicado

em

Por

Ascom/PCAC

Na tarde desta quinta-feira, 16, uma equipe da Polícia Civil prendeu no município de Mâncio Lima um tio, suspeito de ter estuprado a própria sobrinha, de apenas 11 anos de idade.

O investigado, das iniciais J.A.M., de 41 anos de idade, foi preso na comunidade dos Virginios, incurso no crime de estupro de vulnerável, consoante Art. 217-A do Código Penal.

Situada na região do Vale do Juruá, a cidade de Mâncio Lima, com aproximadamente vinte mil habitantes, tem apresentado um grande número de crimes de estupro. A resposta da Polícia Civil tem sido rápida e enérgica, prendendo os investigados desse tipo criminal.

De acordo com o delegado José Obetânio, que nos últimos meses tem enviado ao presídio uma dezena de estupradores, as vítimas e seus familiares estão encorajadas e denunciam os estupradores por acreditaram no Estado de Direito, que tem sido firme em Mâncio Lima, não deixando espaço para criminosos.

Continue lendo

POLÍCIA

PRF doa mais de duas toneladas de alimentos para instituições beneficentes do Acre

Ação é resultado da arrecadação de alimentos por meio da Campanha Estrada Solidária

Publicado

em

Por

PRF

Na tarde da última quarta-feira (15), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Acre realizou a entrega da última parte dos alimentos arrecadados por meio da Campanha Estrada Solidária. A última instituição a receber as doações foi a Associação Olhar Diferente, que foi contemplada junto com a Associação Cristã de Apoio a Pessoas em Situação de Vulnerabilidade (ACAPEV), que recebeu as doações na manhã da última terça-feira (14). Ao todo, no estado, foram arrecadadas 2,1 toneladas de alimentos.

Ambas as instituições atuam sem fins lucrativos e oferecem atendimento a pessoas em situação de vulnerabilidade social. Além do mais, estão devidamente legalizadas no estado e credenciadas na plataforma do Programa Pátria Voluntária, que é um programa de incentivo ao voluntariado por instituições sociais.

A arrecadação dos alimentos foi realizada na sede da superintendência no Acre, nos postos da PRF e nas filiais da rede de um supermercado da região. Além disso, no mês de agosto, foi realizado um passeio ciclístico solidário que contou com diversos apoiadores na capital Rio Branco/AC.

A campanha Estrada Solidária foi lançada dia 30 de junho e se estendeu até o dia 18 de agosto em todo o território nacional, arrecadando o total de 478 toneladas de alimentos em todo o Brasil.

O objetivo primordial da campanha  foi formar uma rede de apoio em todo o país com o intuito de ajudar as pessoas mais necessitadas.

Continue lendo

POLÍCIA

Brasileia: casal que estava com a filha de 4 anos é preso com arma de fogo

Publicado

em

Por

Ascom/PMAC

Policiais militares do município de Brasileia prenderam na tarde desta quarta-feira, 15, um casal com uma arma de fogo. A ação policial ocorreu após a guarnição ser acionada via 190.

O casal estava na praça do centro cultural da cidade, quando foi abordado. Na revista pessoal nada de ilícito foi encontrado, mas dentro da bolsa da mulher, de 21 anos, os militares localizaram uma pistola 9 milímetros com oito munições.

Os dois estavam acompanhados da filha de apenas quatro anos. Os policiais acionaram o conselho tutelar de Brasileia para prestar apoio a criança, já que o casal foi encaminhado à delegacia da cidade para serem tomadas as demais providências cabíveis ao caso.

Continue lendo

Trending

O Portal AcreNews é uma publicação de AcreNews Comunicação e Publicidade

Editor-chefe: Evandro Cordeiro

Contato: siteacrenews@gmail.com

Área rural 204, Barro Vermelho - Rio Branco

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Os artigos assinados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Engenharia e Tecnologia