Connect with us

SAÚDE

Justiça Federal atende pedido do MP para que grávidas e puérperas voltem a ser vacinadas no Acre

Publicado

em

Vacina deve ser aplicada independentemente de prescrição médica

A Justiça Federal atendeu, na manhã desta segunda-feira, 14, o pedido de tutela de urgência feito pelo Ministério Público Federal (MPF) e Ministério Público do Estado do Acre para que a União e o Estado do Acre retomem, em 48 horas, a vacinação de gestantes e puérperas sem comorbidades.

A decisão é para que restabeleça, no prazo de 48 horas, a vacinação, de forma prioritária, contra a Covid-19 de gestantes e puérperas sem comorbidades, com uso das vacinas da Sinovac e Pfizer, mediante a apresentação de documento que comprove a gravidez/estado puérpero (exame de sangue, ultrassonografia, caderneta da gestante, declaração de nascimento da criança, certidão de nascimento) e independente de prescrição médica.

A magistrada, acolhendo os argumentos do MPF e do MPAC, entendeu que o evento adverso ocorrido após a administração da vacina AstraZeneca não justifica a interrupção da imunização desse público com as demais vacinas disponíveis, como Pfizer e Coronavac.

Além disso, a decisão também ressalta que estudos mais recentes dão conta de que a imunização das grávidas tem alcançado os fetos, protegendo com isso grupo ainda mais vulnerável, vez que vindo ao mundo sem qualquer imunização que não seja aquela obtida através da mãe.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

SAÚDE

Em comemoração à Semana de Enfermagem, Fundhacre realiza minicursos, campanha de vacinas e exames

Publicado

em

Por

Por Bruno Medim Firmino

Minicursos, palestras, discussões sobre a profissão e dinâmicas integram a programação da Semana da Enfermagem 2022, que acontece na Fundação Hospital do Estado do Acre (Fundhacre).

Ao longo desta semana a programação ocupou a manhã e tarde de enfermeiros, técnicos e estudantes de enfermagem no ambiente hospitalar. No primeiro período os profissionais puderam participar de fóruns de discussões que abrangeram desde o exercício legal da enfermagem até problemáticas envolvendo Unidade Intensiva e Semi-intensiva de Tratamento.

Em comemoração à Semana de Enfermagem,  Fundhacre realiza minicursos, campanha de vacinas e exames. Foto: Bruno Medim

Os debates foram seguidos de atividades paralelas e almoços especiais para valorizar cada enfermeiro que esteve presente na ação. Um dos principais organizadores, gerente da enfermagem da Fundhacre, Durival Brito, teve o cuidado de criar um cronograma dinâmico, envolvendo até música para que pudessem relaxar durante as atividades.

Debates foram seguidos de atividades paralelas e almoços especiais para valorizar cada enfermeiro. Foto: Gleison Luz

“Por conta da pandemia não tinha semana da enfermagem há dois anos, por isso resolvemos colocar temas pertinentes aos problemas que estamos sentindo dentro das enfermarias, no dia-a-dia”, explicou a enfermeira Adilha Matias sobre os minicursos.

Nesta quinta-feira, 19, a Fundhacre também ofereceu serviço de aplicação de vacina influenza, tríplice viral, coleta de PCCU e testes rápidos para todos os enfermeiros do hospital.

Fundhacre também ofereceu serviço de aplicação de vacina influenza, tríplice viral. Foto: Gleison Luz

“Essa é uma oportunidade importante, acima de tudo para nos reencontramos, e também os colegas que já estão aposentado. Então, é um momento de muita alegria”, destacou o organizador, enfermeiro Durival Brito.

Por conta da pandemia não tinha semana da enfermagem há dois anos. Foto: Gleison Luz

O encerramento da Semana do Enfermeiro marca o Dia do Técnico de Enfermagem, a ser comemorado nesta sexta-feira, 20.  Profissionais que se fizeram presentes em todas as atividades, buscam aprimorar seus conhecimentos e interagir com os colegas.

Continue lendo

SAÚDE

Prefeitura de Epitaciolândia atualiza salários dos agentes comunitários de saúde

Publicado

em

Por

O prefeito de Epitaciolândia, Sérgio Lopes, publicou nesta quarta-feira, 18, no Diário Oficial do Estado (DOE) a atualização dos valores dispostos sobre os salários dos profissionais Agente Comunitário de Saúde e Agente de Combate às Endemias do município.

O piso salarial do Agente Comunitário de Saúde e Agente de Combate às Endemias não pode ser inferior a 02 salários mínimos, equivalente a R$ 2.424,00, com base no salário mínimo vigente;

Ficam atualizados os valores salariais dos profissionais Agente Comunitário de Saúde e Agente de Combate às Endemias do Município de Epitaciolândia/AC.

Continue lendo

SAÚDE

Canabidiol: com 52 pedidos de importação, Acre é lanterna entre os Estados

Publicado

em

Por

Por Wanglézio Braga / Foto: Reprodução

Levantamento feito pela empresa de inteligência de mercado, Kaya Mind, aponta que 52 pedidos de importação de canabidiol foram realizados no Acre entre abril de 2020 a fevereiro deste ano. O estado fica em último no ranking entre os estados. Em 1° lugar ficou São Paulo (22.360), em 2° o Rio de Janeiro (10.156) e 3° Minas Gerais (4.764).

A solicitação dos medicamentos tem validade de dois anos junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Em todo o país, vem crescendo o número de pedidos.  Em 2021, foram deferidos 35.416 pedidos de autorização de importação de canabidiol para uso pessoal, aumento de 189% em relação a 2020.

No ano passado, a Câmara dos Deputados iniciou uma discussão sobre a autorização do cultivo da planta Cannabis sativa no país, para fins medicinais, veterinários, científicos e industriais. A expectativa do mercado é que o comércio possa movimentar R$ 9,5 bilhões de reais.

Em diversos países do mundo, a cannabis é regulamentada e faz parte de diversos estudos científicos no tratamento de variados problemas de saúde (como dor crônica, epilepsia, transtorno de ansiedade, entre outros). Por conta disso, o número de pedidos de importação vem subindo significativamente.

Continue lendo

Trending

O Portal AcreNews é uma publicação de AcreNews Comunicação e Publicidade

Editor-chefe: Evandro Cordeiro

Contato: siteacrenews@gmail.com

Área rural 204, Barro Vermelho - Rio Branco

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Os artigos assinados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas