GERAL
Mago do Tempo, Friale, conta o que a meteorologia espera do mês de setembro no AC
Chegamos ao mês de setembro. Com ele as boas notícias para quem já não aguenta mais a forte onda de calor no Acre. O pesquisador Davi Friale, editor-chefe do portal O Tempo Aqui, fez uma análise sobre o que a meteorologia espera do novo mês com destaques para o aumento das chuvas, com altas probabilidades de temporais, e o fim do inverno.
“Setembro é o mês do fim do inverno e do começo da primavera no Acre e em todo o hemisfério sul da Terra. Neste mês, no dia 23, ocorre o fenômeno do equinócio, quando o dia e a noite têm a mesma duração em todos os lugares do planeta. Neste mês, no Acre e nas áreas vizinhas, as chuvas aumentam de intensidade e de frequência. Podem ocorrer, também, temporais, com alta probabilidade de fortes ventanias e muitos raios”, comentou.
Friale lembra que “as temperaturas mínimas médias oscilam entre 19 e 22ºC, enquanto as máximas, entre 30 e 33ºC. Não é tão comum, mas ainda podem ocorrer ondas polares fortes em setembro. “A menor temperatura registrada em setembro, na capital acreana, foi 10,0ºC”, lembra.
Apesar do aumento das chuvas, Friale manifestou que as condições meteorológicas devem seguir o normal climatológico. “Com base nas condições atmosféricas e oceânicas atuais, projetamos para este mês, condições meteorológicas aproximadamente dentro da normal climatológica. No entanto, as chuvas deverão ficar acima da média (cerca de 15%) na maior parte do Acre. Em Rio Branco, por exemplo, deverá chover acima de 100mm”, manifestou.
Por fim, o pesquisador carinhosamente apelidado de “O Mago do Tempo” espera que “as temperaturas poderão superar a média mensal, mas com alta probabilidade de duas incursões de ar frio polar, sendo a primeira logo nos primeiros dez dias de setembro”.