Connect with us

POLÍCIA

Marechal Thaumaturgo: PF cumpre mandados contra organização que desviou mais de R$ 6 milhões do município

Publicado

em

Ascom

A Delegacia de Polícia Federal de Cruzeiro do Sul/AC deflagrou nesta terça-feira (07/09/2021), na cidade de Cruzeiro do Sul/AC, Marechal Thaumaturgo/AC e Rio Branco/AC a Operação Sand Castle, visando combater crimes de fraude à licitação, desvios de recursos, lavagem de dinheiro, organização criminosa e estelionato previdenciário no município de Marechal Thaumaturgo/AC, região do Vale do Juruá.

A investigação teve início no ano de 2020, após o Tribunal de Contas do Estado do Acre informar que uma Construtora cuja sócia administradora figurava como beneficiária do Auxílio Emergencial, apresentava características de empresa de fachada, ou seja, pessoa jurídica criada para fraudar certames públicos e ocultar esquemas de desvios e lavagem de dinheiro.

Durante os trabalhos de investigação a polícia descobriu que empresários, servidores públicos e laranjas utilizavam a Construtora e outras duas empresas, para direcionar licitantes vencedores através de fraude na entrega dos documentos, promovendo uma espécie de rateio das contratações entre as empresas participantes.

Segundo as apurações, só no ano de 2020, foi pago o total de R$ 1.646.918,15 (um milhão seiscentos e quarenta e seis mil novecentos e dezoito reais e quinze centavos) a empresa que não possuía sede, um único funcionário registrado e cuja sócia administradora além de receber Auxílio emergencial em razão do COVID 19, é beneficiária do Programa Bolsa Família do Governo Federal.

Após autorização judicial foram analisados os dados bancários e fiscais dos envolvidos, identificando-se dentre os integrantes da organização criminosa, um vice-prefeito e um vereador, que se utilizam de laranjas para movimentar os recursos provenientes da prática dos crimes.

A Operação Sand Castle teve por finalidade apurar a contratação de empresas que, embora legalmente constituídas, não contam com estrutura física e logística para implementar obras no município, ou seja, empresas de fachada, que ganharam o certame licitatório por meio de fraude à licitação, com objetivo de lavar dinheiro proveniente do desvio de recursos públicos, ocultando a verdadeira identidade dos sócios e causando prejuízo de mais de seis milhões de reais ao município de Marechal Thaumaturgo, somente nos anos de 2017 a 2021.

A operação Sande Castle deu cumprimento a 23 mandados judiciais de busca e apreensão, sendo 15 na cidade de Marechal Thaumaturgo/AC, 07 no município de Cruzeiro do Sul e 01 em Rio Branco/AC. Foram mobilizados 50 policiais federais na execução da referida operação policial.

Os envolvidos estão sendo investigados pelos crimes do artigo 90 da Lei 8.666/93 – lei de licitação, desvio de recursos (art. 1º DL 201/67), lavagem de dinheiro (art. 1°, caput e seguintes Lei n. 9.613/98) e organização criminosa (art. 2º da Lei n. 12.850/13) e estelionato previdenciário (art. 171 § 3º DO Código Penal).

Em consideração a pandemia causada pela COVID-19, todas as cautelas foram tomadas, para a segurança de todos os envolvidos.

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas