Connect with us

ACRE

Menino nascido em Rio Branco supera paralisia infantil, se forma na Ufac e diz que toparia entrar para política

Publicado

em

A paralisia infantil foi apenas um dos muitos obstáculos na vida do Jhonatan Barbosa de Vasconcelos. Antes mesmo de nascer, ele conta no esboço do livro que está escrevendo, sofria agressões por intermédio da mãe, que apanhava do pai alcoólatra. Depois, na vida escolar, bullying. Diante de tudo isso, a dificuldade para caminhar e até falar são fichinha para esse moço que virou historiador pela Ufac, passa o dia participando dos debates políticos nas redes sociais, e que, em entrevista ao Acrenews, revela o desejo ou a disposição de disputar um pleito eleitoral. “Eu toparia”, diz o audacioso.

O duro trajeto do Jhonatan nos seus 26 anos de vida vai virar livro. Ele tem um esboço da obra, mas ela seria, a princípio, escrita com o auxílio de seu professor na Ufac, Carlos Alberto, do Departamento de História, que acabou morrendo em 2020, durante a campanha eleitoral, de ataque cardíaco fulminante. Mesmo enlutado pela morte do amigo, a quem sempre presta homenagem, Jhonatan segue a vida. Procura outra forma de concluir sua obra, certamente fadada ao sucesso de leitura pela surpreendente história desse jovem nascido no bairro Nova Estação, a época preferia de Rio Branco.

Jhonatan nasceu em 27 de março de 1995 e foi logo entregue a avó, dona Luiza Leandro, uma sexagenária que assumiu as vezes de mãe do neto em razão dos desajustes dos pais. A mãe/avó nem desconfiava da saúde daquele neném, até notar alguns detalhes que fizeram ele procurar a medicina. Veio o diagnóstico, Jhonatan tinha paralisa infantil grau 80.9, a cerebral, numa escala que começa em 89.0. Dona Luiza, vó guerreira, assumiu a parada. Tratou de preparar o garoto para a vida escolar. Daí até a Ufac foi um “pulo”, diz ele, aprovado para o curso de História aos 19 anos e formando aos 22, depois de sofrer para concluir o ensino básico e o médio, decorrência das limitações.

Formado, Jhonatan é um homem seguro do que faz e das polêmicas políticas nas quais entra praticamente todos os dias, pelas redes sociais. Atualmente não tem uma ocupação específica. Estuda para concursos públicos. “Quero uma carreira em um emprego público”, diz ele, faceiro que só.

Paixão pela política

Jhonatan Vasconcelos é um crítico da política. Acha que o trabalho parlamentar poderia ser melhor valorizado. Segundo ele, alguns políticos reduzem a importância dos cargos. Talvez por essa razão esse historiador tenha interesse em um dia disputar uma eleição. “Eu toparia porque acho, entre outras coisas, que pessoas com deficiência como eu precisam ter uma representação. Nossas causas são poucas levadas a sério”, alfineta.

Enquanto não recebe um convite para uma disputa política, Jhonatan vai levando a vida normal. Tem palestras marcadas para ministrar, tem corrida de rua para participar, o que ele adora fazer de vez em quando, e tem as discussões nas redes sociais para meter o bedelho. Além do mais tem o livro para concluir, com seu título bem sugestivo: A vida é feita de superação.

Frases do Jhonatan

“Eu não gosto muito de divulgar as fotos dos meus avós, que me criaram. Eu gosto de preservar a imagem deles, porém sou muito grato a Deus pela vida deles”

“Na política eu poderia ter a oportunidade de incentivar a ampliação de políticas públicas para deficientes”

“A vida é feita de superação”

Você pode ler o esboço do livro clicando AQUI.

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas