ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Ministério Público do Acre e Iapen discutem ações para reintegração de reeducandos
Nesta terça-feira, 17, o Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da 4ª Promotoria de Justiça Criminal, se reuniu com a Diretoria de Reintegração Social do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen/AC) para discutir projetos voltados à ressocialização de apenados.
A 4ª Promotoria de Justiça Criminal, com atribuições para a fiscalização do cumprimento de pena em regime fechado e fiscalização dos presídios da Capital, agora está sob a responsabilidade do promotor de Justiça Rodrigo Curti.
O encontro teve como objetivo conhecer os projetos de reintegração social desenvolvidos pelo Iapen, com foco na promoção e incentivo ao trabalho, saúde e cidadania.
“Nosso intuito é aprofundar o conhecimento sobre os projetos em andamento no Iapen, que buscam a ressocialização das pessoas em cumprimento de pena no regime fechado, visando prepará-las para a reintegração à sociedade”, declarou o promotor.
Os representantes da Diretoria destacaram algumas ações que já estão em execução, além de outros projetos em fase de desenvolvimento. Entre eles, está a fábrica de instrumentos musicais Sons da Liberdade, realizada em parceria com o Tribunal de Justiça do Acre.
Também foram apresentados os projetos para a fabricação de sandálias e absorventes, atualmente em fase de implementação, bem como iniciativas visando garantir emissão de documentos na unidade prisional.
Participaram da reunião o diretor de Reintegração Social do Iapen, André Vinício, a chefe do Departamento de Assistência e Saúde, Ingrid Suarez, e o chefe do Departamento de Ensino e Produção Sustentável, Luiz da Mata.
Texto: Marcelina Freire
Fotos: Gabriel Vitorino (estagiário)
Agência de Notícias do MPAC