Connect with us

ACRE

MPF executa sentença que determina adequações de acessibilidade em universidades do Acre

Sentença de junho de 2020 ainda não foi cumprida

Publicado

em

Em junho de 2020 o Ministério Público Federal conseguiu sentença favorável para obrigar quatro instituições de ensino superior do Acre a promover adequações de acessibilidade nas instalações físicas e também manter e seus quadros instrutores de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Na mesma ação, a União Federal foi condenada a cumprir seu dever de fiscalização nas referidas instituições. O prazo para cumprimento das determinações era de 30 dias.

Na sentença, foram condenadas a Universidade Federal do Acre (Ufac), Sociedade Acreana de Educação e Cultura (Centro Universitário U:verse), União Educacional do Norte (Uninorte) e a Faculdade de Teologia e Filosofia (Sinal), além da União Federal.

Na execução da sentença, o MPF requer a intimação das condenadas para que comprovem, no prazo de 10 dias, a adequação dos espaços físicos aos requisitos de acessibilidade, comprovando o saneamento das falhas apontadas no laudo pericial constante da ação.

Além disso, as instituições deverão comprovar, no mesmo prazo, a manutenção de instrutores de LIBRAS e a presença deles nas disciplinas e cursos frequentados por alunos surdos.

A União deverá também comprovar a realização de fiscalização nas instituições de ensino superior em funcionamento no Acre, durante seus ciclos avaliativos, a fim de medir a observância dos itens a que foram condenadas.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

ACRE

Inscrições para ingresso na academia acreana de letras (AAL) inicia nesta segunda dia 23 e finda dia 25 de maio do corrente ano

Publicado

em

Por

Assessoria

A Academia Acreana de Letras (AAL), inicia nesta segunda-feira (23), as inscrições para escritores, intelectuais e pesquisadores que tem interesse em ingressar na AAL.  As inscrições podem ser realizadas no Museu do Tribunal de Justiça, situado ao lado do Palácio Rio Branco e se estenderá até o dia 25 de março e funcionará sempre no horário comercial.

Para a inscrição é necessário que o intelectual seja maior de 21 anos, ser brasileiro nato, ter curso superior completo e leve um comprovante de sua residência no Estado do Acre, cópia de RG e CPF, apresente carta de indicação de um imortal do quadro permanente ou de emérito da AAL, pague taxa de inscrição no valor de R$ 250,00 e efetue o pagamento via Banco do Brasil Agência: 2359-0, Conta: 22689-0.

Vale ressaltar que após as inscrições das candidaturas os concorrentes passarão por uma entrevista oral e escrita que será realizada pela comissão eleitoral da Academia Acreana de Letras (AAL) nos dias 30 e 31 de maio no Centro Cultural do Tribunal de Justiça, no horário das 15 às 16 horas.

A homologação das candidaturas será divulgada em sites de notícias e demais mídias socias no dia 20 de junho de 2022. Já as eleições, acontecem no dia 30 de junho de 2022, das 10h às 12h e das 14h às 17h no Museu do Tribunal de Justiça e os candidatos poderão estar presentes para acompanharem o andamento da eleição, assim como da apuração dos votos.

Segunda a Presidente da instituição, a professora Dr.ª Luísa Galvão Lessa Karlberg, o resultado, com o nome dos novos eleitos, será divulgado nas mídias sociais no mesmo dia da eleição, ou seja, no dia 30 de junho, entre 18 e 19 horas.

Presidente da AAL

Luísa Galvão Lessa Karlberg

Prof. Enilson Amorim

Presidente da Comissão Eleitoral

Comissão de homologação das candidaturas: Prof.ª Dr.ª Olinda Batista Assmar, Prof.ª Dr.ª Rosana Cavalcante dos Santos, Prof.ª Dr.ª Maria José Bezerra, Prof. Dr. Elizeu Melo, Prof. Dr. Alvaro Sobralino Albuquerque Neto.

Continue lendo

ACRE

Urgente: pessoas de má fé usam nome da Prefeitura de Rio Branco para dar golpe da “Nota Premiada”

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), chama a atenção dos cidadãos para um novo golpe que está sendo praticado usando o nome da Promoção Nota Premiada.

Esclarecemos:

1. Nenhum servidor da prefeitura entra em contato por meio de WhatsApp pedindo para que seja instalado qualquer aplicativo ou fornecimento de dados;

2. Em caso de premiação, o contato é realizado por meio de ligação telefônica, solicitando o comparecimento à sede da prefeitura;

3. No ano de 2022, a Prefeitura de Rio Branco não lançou a Promoção do Programa Nota Premiada, que atualmente possuí outro nome;

4. A Prefeitura de Rio Branco pede que nenhum cidadão informe seus dados via WhatsApp para qualquer pessoa que se diga servidor municipal;

5. Por fim, ressaltamos que todas as providências legais cabíveis estão sendo tomadas para que nenhum cidadão seja lesado por pessoas de má fé.

Qualquer dúvida, pode entrar em contato com o número: 3212-7106.

[Dircom]

Continue lendo

ACRE

Na Expo Juruá, Gladson pincela sobre parceiros para reeleição: “lembrem-se de quem estava com a gente na hora que o povo mais precisou”

Publicado

em

Por

O governador Gladson Cameli (PP) disse agora há pouco, em Cruzeiro do Sul, no lançamento da Expo Juruá, que não está preocupado com quem está se afastando do Governo às vésperas das eleições. “Minha preocupação é com o povo. Lembrem-se de quem estava com a gente quando o povo mais precisou”, disse.

A Expo Juruá vai acontecer entre primeiro e 4 de setembro no hall do Arena Juruá. O lançamento reuniu empresários e políticos da região. O presidente da Assembleia Legislativa, Nicolau Júnior (PP), era um dos mais empolgados com o evento. “Vai aquecer a economia local”, afirmou.

Veja o vídeo com a fala do governador:

Continue lendo

Trending

O Portal AcreNews é uma publicação de AcreNews Comunicação e Publicidade

Editor-chefe: Evandro Cordeiro

Contato: siteacrenews@gmail.com

Área rural 204, Barro Vermelho - Rio Branco

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Os artigos assinados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas