GERAL
Município do Acre institui o “Dia Municipal do Pescador”: Confira qual
Por Wanglézio Braga
O prefeito de Plácido de Castro, Camilo da Silva (Sem Partido), publicou no Diário Oficial do Estado (DOE), a Lei N° 883/2023 que institui dentro do calendário oficial da cidade o “Dia Municipal do Pescador” que será comemorado no dia 29 de junho.
“São objetivos do Dia Municipal do Pescador, o reconhecimento e a valorização do trabalho árduo, a coragem e a dedicação dos guerreiros. Afinal, eles arriscam suas próprias vidas para trazer alimento e sustento para comunidades costeiras e ribeirinhas, além de suprir o mercado de pescado”, diz um dos trechos da Lei.
No Brasil, o “Dia do Pescador” também é comemorado no dia 29 de junho. Embora a data tenha sido escolhida por um motivo religioso, pois dia 29 também é o “Dia de São Pedro”, o apóstolo pescador e que também é padroeiro dos pescadores, a data serve para que os profissionais possam exaltar suas importâncias na sociedade.
A atividade da pesca é a que mais cresce no país, e movimenta em média R$ 1 bilhão ao ano, conforme dados apresentados pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
No que diz respeito à economia, existem dois tipos de pesca: a artesanal, exercida pelo pescador, sozinho, em parceria ou em sociedade; e a empresarial, que contrata terceiros e, geralmente, é feita em embarcações automatizadas. A primeira é responsável pelo abastecimento do mercado interno, geralmente da comunidade local, e a segunda é voltada a processos industriais e à exportação.