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CULTURA

No Acre, curta-metragem “Cabeça de Vento” caça talentos infantis para contracenar

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Por Wanglézio Braga / Foto: Reprodução

Um menino (Francisco) que embarca numa grande aventura em busca do único meio de transporte da família. Esse é um pequeno enredo do curta-metragem “Cabeça de Vento” que vem sendo produzido no Acre, em formato 4k, com temática infantil, e que busca para o seu casting, crianças e adolescentes que desejam ter experiência de atuação. 

Ao AcreNews, o produtor e cineasta Ney Ricardo conta que o curta tem 16 minutos de duração e que vai retratar a vida de crianças e adolescentes que vivem nas periferias de Rio Branco com destaque às brincadeiras como bola-de-gude, pepetas (pipas), manja no Rio e outras. Aborda ainda que apesar do avanço da tecnologia, essas brincadeiras continuam em evidência em dezenas de bairros da capital acreana.

“Essas são brincadeiras infantis populares que ainda se mantêm nas periferias de Rio Branco, embora tenham ocorrido mudanças impulsionadas pelos avanços tecnológicos que as substituem pela televisão, pelo celular, por jogos eletrônicos e pelo computador. Como também resistem ao processo de insegurança generalizada no país, onde as calçadas, campinhos de futebol e pracinhas deixam de ser locais de divertimento infantil”, comenta.

O produtor explicou como o curta-metragem vai ser divido. “A estrutura do curta tem como referência a teoria dos três Atos de Syd Field. No Ato I, temos a apresentação do protagonista. No Ato II, temos o desenvolvimento da trama e, no Ato III, o clímax da história, ou seja, o seu desfecho. Temos como dispositivo dramático o sumiço da bicicleta do pai do protagonista, que impulsiona a história a seguir em frente, com várias investidas para encontrar a bicicleta. Isso é mostrado numa abordagem envolvente, criativa e original”, explica o cineasta.

Para realizar o curta-metragem, a produtora busca atores mirins (meninos, meninas e adolescentes) para participar do filme. Quem estiver interessado deve enviar fotos e vídeos para o e-mail da produção: castingcabecadevento@gmail.com ou entrar em contato pelo telefone (68) 99237-9780.  A seleção é destinada às crianças entre 8 e 14 anos e vai até o dia 15 de janeiro.

“Primeiro, o projeto será apresentado para os pais. Depois as crianças vão participar de uma preparação, essa ocorrerá no dia 18 de janeiro e vai até o dia 04 de fevereiro. A seleção será feita por mim. E um dos requisitos que a gente pede aos pais, principalmente os adolescentes de 12 anos é que leve a Carteira de Vacinação comprovando que tomou a dose da vacina contra a Covid-19. Será um prazer imenso tê-los conosco nessa aventura”, concluiu.

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CULTURA

Acre, Amazonas e Pará representam o norte na mostra de Tiradentes 2022

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Foto: Reprodução (Divulgação)

Evento responsável pela abertura do calendário brasileiro de grandes festivais, a Mostra de Tiradentes 2022 irá destacar o cinema da Região Norte. São quatro produções selecionadas, sendo duas do Pará (“Meus Santos Saúdam Teus Santos”, de Rodrigo Antonio, e “Uma Escola no Marajó”, de Camila Kzan), uma do Acre (“Centelha”, de Renato Vallone) e outra do Amazonas (“521 Anos / Siia Ara”, de Adanilo).

O acreano “Centelha” fecha o time nortista em Tiradentes. Dirigido por Renato Vallone, o curta-metragem de 26 minutos filmado em preto e branco apresenta o delírio da fome de um homem que incorpora, no decorrer de um ritual ancestral, os demônios de um país doente. Casa e homem tornam-se testemunhos vivos da história. Santuário ou quartel general, as transformações afetam tudo ao redor e provocam a fúria do céu.​

A presença na Mostra Temática marca mais um grande evento que “Centelha” participa: em 2021, o curta do Acre esteve no Festival do Rio na sessão Curtas Novos Rumos, no Festival Visões Periféricas e, neste ano, foi selecionado para a Mostra Ouros Nortes do Festival Olhar do Norte. [ Com informações Cineset/Caio Pimenta]

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CULTURA

Teatrão, Palácio e Biblioteca da Floresta serão revitalizados

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Agência AC

O governador Gladson Cameli e a senadora Mailza Gomes assinaram, nesta quarta-feira, 19, em Rio Branco, o convênio que garante a revitalização da Biblioteca da Floresta, do Teatro Plácido de Castro (Teatrão), que também terá parte da estrutura física ampliada, e do Palácio Rio Branco. O montante, na ordem de R$ 12,4 milhões, foi destinado pela parlamentar, por meio de extra emenda.

Com os projetos devidamente finalizados pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), os documentos dependem tão somente de aprovação da Caixa Econômica Federal para que as ordens de serviço sejam dadas. O banco estatal ficará responsável pela liberação dos recursos e fiscalização das reformas.

O governador Gladson Cameli enalteceu o empenho da senadora com a recuperação destes importantes patrimônios públicos. “O meu muito obrigado à Mailza por ter conseguido esses recursos para a revitalização destes prédios, em especial, o nosso Palácio Rio Branco, que faz parte da história do Acre. Faço questão de acompanhar essa obra de perto”, comentou o chefe do Executivo.

Investimentos na revitalização dos espaços públicos somam R$ 12,4 milhões. Foto: Diego Gurgel/Secom

Mailza Gomes reforçou seu compromisso com a população e afirmou que o seu mandato segue à disposição, para viabilizar recursos que beneficiem o estado. “Estou muito feliz em contribuir com a revitalização desses espaços culturais tão importantes do nosso Acre. O nosso trabalho será sempre em prol do bem coletivo”, afirmou.

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CULTURA

Há 15 anos, o mundo conhecia a história do Acre através da minissérie “Amazônia – De Galvez a Chico Mendes”

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Por Observatório da TV / Foto: Reprodução

Em 2 de janeiro de 2007, a TV Globo estreou a minissérie Amazônia – De Galvez a Chico Mendes, na qual Glória Perez, natural do Acre, quis traçar em três fases um panorama da história do estado e da região.

Um grandioso elenco foi reunido para a produção, que teve direção-geral de Marcos Schechtman, parceiro da autora desde O Clone (2001/02), atual cartaz do Vale a Pena Ver de Novo. A história começa em 1899, atravessa a primeira década do século 20, dá um salto de algumas décadas e tem seu desfecho nos anos 1980.

A partir das famílias do Coronel Firmino (José de Abreu) e do seringueiro Bastião (Jackson Antunes) que como muitos outros é explorado e humilhado pelo proprietário do seringal, a história mostra como o negócio da borracha funcionava e as disputas pelo rentável território do Acre, que na época pertencia à Bolívia, mas era majoritariamente ocupado por brasileiros em busca de melhores perspectivas.

Dessa conjuntura se aproveita Luiz Galvez (José Wilker), espanhol que se lança numa batalha pela conquista do Acre ao saber que os bolivianos estão para arrendar toda a região a um consórcio formado por empresários da Inglaterra e dos Estados Unidos.

Nesse cenário tem destaque também a figura do militar Plácido de Castro (Alexandre Borges), que chega ao Acre para demarcar terras de seringais e acaba envolvido na disputa pela independência do território, que consegue.
Entre os anos 1940 e 1950, depois de muitos anos de distribuição desigual da riqueza surgida da borracha e com a grande concorrência das plantações mais organizadas da Malásia, o cultivo brasileiro cai em decadência. Nessa fase surgem amadurecidos Augusto (Humberto Martins), filho do Coronel Firmino, e Bento (Emílio Orciollo Netto), filho de Bastião.

Nos anos 1980, os vastos seringais já deram lugar a pastos para gado. Augusto (Francisco Cuoco) não consegue impedir que o domínio de outrora lhe escape por entre os dedos. De sua parte, Bento (Lima Duarte) é o grande amigo de Chico Mendes (Cássio Gabus Mendes), cuja luta por direitos dos índios e dos seringueiros e contra a destruição da Amazônia o leva a ser assassinado cruel e covardemente.

Leia mais: https://observatoriodatv.uol.com.br/colunas/fabio-costa/na-manchete-e-na-globo-a-amazonia-foi-cenario-de-producoes-de-teledramaturgia

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