Connect with us

ACRE

Para driblar a crise e superar o desemprego, mãe e filha inovam e criam farofa gourmet

Publicado

em

Gleydison Meireles

É na crise que surgem as melhores oportunidades de empreender! A frase motivacional usada para encorajar jovens empreendedores serve bem para ilustrar a história de Sebastiana Santos, 68, e Clarisse Santos, 32 anos, mãe e filha que em meio à crise causada pela pandemia da Covid-19 tiveram que se reinventar e encarar o desafio de criar o próprio negócio e melhorar a renda familiar.

Em meados de abril deste ano a vida de mãe e filha começou a mudar após a servidora pública, Dona Sebastiana, precisar realizar tratamento de saúde na cidade de Goiânia. A filha Clarisse, que trabalhava a pouco mais de três anos em uma clínica de estética, teve que acompanhar a mãe. O tratamento previsto para pouco mais de um mês foi prolongado, e durou cerca de 90 dias.

Ao retornar, Clarisse estava desempregada e precisava fazer algo para ajudar sua mãe nas despesas de casa. Foi então que surgiu a ideia de elaborar algo que fosse atrativo e ainda rendesse dinheiro.

Veja a entrevista que a jovem empreendedora concedeu ao AcreNews:

AcreNews – Como surgiu a ideia de empreender?

Clarisse – A ideia de empreender surgiu da necessidade. Há 4 meses fiquei desempregada e isso me deixou desnorteada, sem rumo e com medo, pois estamos em meio à uma crise sanitária por conta do coronavírus, centenas de milhares de pessoas perderam seus empregos nos dois últimos anos e isso me deixou muito preocupada. A princípio, a ideia era fazer algo obter uma renda extra até conseguir um novo trabalho na minha área de atuação, então surgiu a Acre Farofas.

AcreNews – O que vocês faziam antes da Acre Farofas?

Clarisse – A minha mãe é servidora pública e eu sou terapeuta corporal, mas já trabalhei em vários setores, já fui secretária, atendente em uma empresa terceirizada que prestava serviço para o Estado. Já fiz vários trabalhos.

AcreNews – Como nasceu a ideia de criar a Acre Farofas?

Clarice – Então, após ficar sem trabalho, minha mãe ainda fazendo tratamento médico, um dia eu estava conversando com minha amiga que reside no Mato Grosso do Sul e ele me deu a ideia de fazer algo no ramo da alimentação, e falou da farofa, pois ela faz algo do tipo lá onde mora. Conversei com a minha mãe e decidimos arriscar. Como temos a melhor farinha do Brasil, quiçá do mundo, foi farofa mesmo! (risos)

AcreNews – Vocês já imaginavam vender para fora do Acre ou em grandes comércios?

Clarisse – Não! Como disse, era para ser uma renda extra até retornar ao mercado de trabalho. A ideia inicial era vender para os amigos e vizinhos, aqui pelo bairro mesmo, daí um dia estava parada no estacionamento de um supermercado no bairro Floresta olhando para uma casa de carne que tem em frente e orando para que Deus abençoasse nosso esforço e que toda essa crise passasse, foi quando tive a ideia de falar com o proprietário da casa de carne que é bem conceituada na cidade, conversei com ele e fiz uma degustação ali, na hora, ele adorou e já pegou as farofas que tinha comigo e fez mais uma encomenda. Daí foi só benção!

AcreNews – Qual foi o investimento inicial?

Clarisse – De início investimos R$ 200,00, que foi para comprar uma saca de farinha de 50 kg e os ingredientes da farofa, não mais que isso.

AcreNews – Sabemos que o acreano é um apreciador de farinha, principalmente da farinha de Cruzeiro do Sul, e quais os sabores de farofa que vocês produzem?

Clarisse – Verdade! Sou acreana e louca por farinha e principalmente por farofa e por isso procuramos sempre usar produtos de excelente qualidade, a farinha de Cruzeiro, a melhor manteiga, os melhores ingredientes. Hoje nós temos seis sabores: o tradicional, alho, bacon, calabresa, banana e pimenta.

AcreNews – E qual é o sabor mais vendido, aquele que é o queridinho?

Clarisse – Ah! Sem dúvida é a farofa de banana. É a primeira na preferência dos nossos clientes, chegou e logo acaba!

AcreNews – Onde podemos encontrar as farofas da Acre Farofas?

Clarisse – Olha, temos nove pontos de vendas em Rio Branco que são na Malibu Carnes, a primeira que acolheu meu produto e me mostrou que estava no caminho certo, nas casas de carnes Rota do Boi das placas, do Manoel Julião, Estrada do Calafate, bairro Vitória, na Floresta e Antônio da Rocha Viana, casa de carne Boi Verde Mix, na Avenida Ceará, casa de carnes Rio Branco, no Aviário, e temos também um representante de Boca do Acre que vende nosso produto. Quem quiser também pode me procurar na rede social Instagram @acrefarofas e mandar uma mensagem que atenderemos com o maior prazer.

AcreNews – Para finalizar, qual a mensagem para aquelas pessoas que estão querendo empreender, mas ainda tem dúvidas e até medo?

Clarisse – Empreender é muito bom, ser dono do seu próprio negócio é muito gratificante, mas é preciso seguir algumas regras. Analisar o mercado e a aceitação do produto, pesquisar, procurar conversar com pessoas que já empreendem e também procurar entidades que possam ajudar muito como o Sebrae. No mais, é meter a cara e buscar seus sonhos.

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas