Connect with us

INTERIOR

Prefeitura de Assis Brasil realiza mais uma edição do programa Prefeitura na Comunidade

Publicado

em

Ascom

Desta vez foram atendidas as localidades rurais Barracãozinho, Rio Grande, Altamira, Preguiça e adjacências do Km 17 e Km 18 da BR-317. O programa pretende aproximar a gestão pública das pessoas, principalmente as que vivem em locais mais distantes e de difícil acesso.

Como o próprio nome diz, é a prefeitura na comunidade, oferecendo atendimentos nas áreas da saúde, assistência social, educação, agricultura, meio ambiente, além de mobilizar parceiros como o Conselho Tutelar, Exército Brasileiro, Banco do Brasil, Governo do Estado e Câmara de Vereadores.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

INTERIOR

Em Feijó, árvore mata rebanho ao cair durante temporal

Publicado

em

Por

Por Wanglézio Braga / Foto: Arquivo Pessoal

A população acreana ainda contabiliza os prejuízos causados pelo temporal que castigou diversos municípios na tarde de ontem (21). Em Feijó, uma criadora de gado da comunidade Morada Nova só pode apurar o prejuízo na tarde de hoje (22) após chegar em sua propriedade e sentir falta de alguns animais.

Percorrendo algumas áreas de suas terras, ela encontrou cinco bovinos, esmagados, após a queda de uma árvore denominada Gameleira.  “É a força da natureza. Ainda bem que não caiu em casa e nem atingiu a vida de ninguém. É um prejuízo muito grande!”, comentou em vídeo um voluntário que ajudou a família na remoção dos animais e da árvore.

Em fotos e vídeos enviados ao AcreNews é possível conferir o trabalho e o esforço da comunidade em retirar a árvore e os animais mortos. A família contabiliza prejuízo aproximado de R$ 10 mil reais.

“Não foi possível aproveitar nem a carne, pois quando chegamos aqui já estava imprópria para o consumo, sem contar que não sabemos que tipo de bicho passou por aqui, então não pudemos aproveitar. Uma pena”, comentou um nacional.

Continue lendo

INTERIOR

Água para Todos: governo do Estado perfura nono poço e leva mais qualidade de vida para a população do Juruá

Publicado

em

Por

Agência AC

Por determinação do governador Gladson Cameli, o Vale do Juruá tem recebido um dos maiores programas já executados no Acre para levar água potável e de qualidade para cerca de 120 mil pessoas. O Água para Todos deu início, na última quinta-feira, 16, à perfuração do nono poço profundo no bairro Miritizal II, no Segundo Distrito de Cruzeiro do Sul.

Com 150 metros de profundidade e vazão de 60 mil metros cúbicos por hora, a construção do poço será concluída na segunda quinzena de outubro. Um reservatório com capacidade para 60 mil litros será instalado no local para armazenar a água, que, posteriormente, será distribuída para cerca de quatro mil moradores da comunidade.

“Esse poço representa a realização de um sonho. Há mais de cinco anos, os moradores do Miritizal sofrem com a falta d’água. Têm famílias aqui que passam mais de uma semana com as torneiras secas. Na reunião que tivemos com o governador Gladson Cameli junto com as lideranças comunitárias, eu mesmo entreguei o ofício na mão dele pedindo esse poço. Em nome da nossa comunidade, gostaria muito de agradecer o governador por estar atendendo a nossa reivindicação”, afirmou Lourenço de Jesus, presidente da Associação de Moradores do Bairro Miritizal II.

Coordenado pelo Departamento de Água e Saneamento (Depasa), o programa tem como principal objetivo suprir a demanda de água em bairros que enfrentam desabastecimento e ainda comunidades rurais não interligadas à rede de distribuição. Somente na regional do Juruá, serão perfurados 20 poços até o segundo semestre de 2022, beneficiando cerca de 30 mil famílias.

Perfuração dos poços é uma determinação do governador Gladson Cameli. Meta é beneficiar cerca de 120 mil moradores do Vale do Juruá Foto: Cedida

“Não estamos medindo esforços para que a nossa meta seja alcançada dentro do prazo estabelecido pelo próprio governador Gladson Cameli. Primeiramente, fizemos um projeto piloto na Maternidade de Cruzeiro do Sul e conseguimos resolver o problema de desabastecimento da unidade, que se arrastava há muitos anos. Agora, estamos levando esse mesmo serviço para os bairros e comunidades rurais. Não estamos falando só de água, mas também de garantir mais saúde para a população”, argumentou Braz Pedrosa, coordenador-geral do Depasa em Cruzeiro do Sul.

A logística do trabalho de perfuração dos poços conta com um caminhão perfuratriz, equipe técnica especializada, equipamentos e materiais necessários para perfuração, além da regularização e operacionalização do poço. Em contrapartida, os entes conveniados entram com a definição do local da perfuração, acompanhados dos técnicos e geólogo do governo, assim como a doação do terreno para construção do poço, insumos e todas as tratativas definidas no instrumento de convênio.

Segundo o governador Gladson Cameli, melhorar a qualidade de vida dos acreanos é prioridade de sua administração. Com essa ação no Juruá, o Estado realiza investimentos na ordem de R$ 2 milhões. Na oportunidade, o chefe de Estado fez um resgate histórico do veículo responsável pela perfuração dos poços profundos.

“Esse caminhão foi adquirido durante a gestão do meu saudoso tio e ex-governador Orleir Cameli, quando ele iniciou esse trabalho, que infelizmente foi interrompido e abandonado. Com muito esforço, recuperamos a perfuratriz e estamos perfurando esses poços para beneficiar a população, que tanto precisa de água potável de boa qualidade”, enfatizou.

Continue lendo

INTERIOR

Cruzeiro do Sul: Lei garante atendimento preferencial para doadores de órgãos, medula e sangue

Publicado

em

Por

Por Wanglézio Braga / Foto: Reprodução

A Câmara de Vereadores de Cruzeiro do Sul, no interior do Acre, promulgou a Lei N° 887/2021 que oferece atendimento preferencial para doadores de sangue, órgãos, tecidos e medula óssea nos estabelecimentos comerciais, bancários e correspondentes financeiros como casas lotéricas da cidade.

O dispositivo foi publicado na edição de hoje (21) do Diário Oficial do Estado (DOE). A matéria passou pelo crivo dos vereadores em junho de 2021, no entanto, o executivo municipal vetou a matéria. Retornando para a Casa de Leis, a maioria votou por fazer valer a matéria.

Para ter direito ao benefício, é preciso comprar ao usuário que é doador de sangue, de órgãos, de tecidos e medula óssea nos últimos seis meses. Pessoas inscritas no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME) também terão atendimento preferencial e prioritário.

“A preferência e prioridade que trata o “caput” do presente artigo garante aos doadores ou inscritos no REDOME que não se sujeitem às filas comuns, devendo ser atendidos nas filas de atendimento preferencial, incluindo-se para os serviços bancários mesmo que não sejam clientes da agência bancária”, diz trecho da lei.

A comprovação da doação ou da inscrição como doador de medula óssea deverá ser feita através de documento emitido obrigatoriamente por Hemocentros, Hemonúcleos, Bancos de Sangue, Central de Doação de Órgãos e o Registro Brasileiro de Doadores de Medula Óssea (REDOME), juntamente com a cédula de identidade ou qualquer outro documento de identificação com foto.

Segundo a lei, “os estabelecimentos deverão, obrigatoriamente, afixar em local visível a garantia de preferência e prioridade de atendimento previstos no dispositivo”.

Continue lendo

Trending

O Portal AcreNews é uma publicação de AcreNews Comunicação e Publicidade

Editor-chefe: Evandro Cordeiro

Contato: siteacrenews@gmail.com

Área rural 204, Barro Vermelho - Rio Branco

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Os artigos assinados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Engenharia e Tecnologia