Connect with us

POLÍTICA

Prefeitura de Cruzeiro do Sul entrega sistema de tratamento de água no rio Croa

Publicado

em

A prefeitura de Cruzeiro do Sul realizou nesta quarta-feira, 22, o ato de entrega de duas unidades de tratamento de água na comunidade do rio Croa. A entrega atende a uma demanda da comunidade por água potável comunicada à prefeitura no início da gestão. Os moradores já haviam recebido anteriormente a perfuração de poços artesianos, mas na maior parte deles a água não é potável, devido à acidez e alto índice de ferro, que consumido com frequência pode levar a distúrbios crônicos de saúde.

O ato de entrega contou com a presença do prefeito Zequinha Lima e do superintendente da FUNASA no Acre Ronaldo Craveiro. O sistema irá atender doze famílias do rio Croa.

“Isso significa saúde para nós. Saúde, vida e tudo o que a gente necessita. Estou muito feliz por estarem todos aqui neste dia de hoje. Antes a água era barrenta, tinha gosto ruim. Agora não, é uma água boa de beber”, disse Raimunda Lopes de Almeida, moradora da comunidade.

As duas unidades são sistemas alternativos de tratamento de água desenvolvidos pela FUNASA para atender comunidades como a do rio Croa.

“Isso tem uma importância muito grande para nós. É garantia de saúde e de vida, algo que há muito tempo queríamos”, disse Pedro Paulo Lima da Costa, presidente da comunidade.

A parceria da prefeitura com a FUNASA possibilitou a capacitação dos técnicos municipais para a implantação do sistema.

“Esta foi a primeira vez que uma equipe de uma prefeitura implantou o sistema após a capacitação. É o resultado da assinatura do termo de cooperação técnica entre prefeitura e FUNASA. Os técnicos da própria prefeitura estão capacitados para dar a manutenção nas unidades”, explicou Ronaldo Craveiro, superintendente da FUNASA.

O sistema é chamado de Salta Z, e foi desenvolvido por técnicos a pedido da FUNASA, justamente para atender a necessidade de comunidades ribeirinhas amazônicas como o Croa, onde há acesso à água, mas a mesma não é indicada para consumo. O sistema faz a filtragem, decantação de resíduos e clareamento, tornando-a potável segundo os parâmetros sanitários exigidos.

“Estas duas unidades foram implantadas em locais estratégicos da comunidade para atender ao maior número possível de moradores. O sistema corrige a acidez e alcalinidade, remove as impurezas e entrega uma água clara e potável, própria para o consumo e todas as atividades do dia a dia”, explica Ygoor Neves, Secretário Municipal de Meio Ambiente.

O prefeito Zequinha Lima destacou que essa foi uma demanda que surgiu da própria comunidade. “Nós estamos buscando atender o que a comunidade colocou como uma necessidade prioritária quando nossa equipe esteve aqui no início da gestão. Este ainda não é um sistema de distribuição, e sim de tratamento, mas já irá beneficiar as famílias com uma água 100% tratada e potável”, disse o prefeito Zequinha Lima.

A Prefeitura está oferecendo ainda na comunidade um curso de confecção de vassouras de garrafa PET e uma outra capacitação em parceria com a Marinha para habilitar os barqueiros do local. A Secretaria de Trânsito e Transporte Municipal também atua na área , com a implantação de placa de sinalização indicativa.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POLÍTICA

Rio Branco estuda compra de ônibus elétricos e Bocalom recebe apresentação da Mercedes-Benz

Prefeito Tião Bocalom participou de uma reunião online com engenheiros da fabricante nesta sexta (22)

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Rio Branco, no Acre, informou em nota que pretende renovar a frota de ônibus na capital e estuda a aquisição de veículos elétricos.

Na tarde desta sexta-feira, 22 de outubro de 2021, o prefeito Tião Bocalom participou de uma reunião online com engenheiros da Mercedes-Benz, que anunciou recentemente sua primeira iniciativa em mobilidade elétrica para o transporte público no Brasil.

Na ocasião, o engenheiro Mike Munhato explicou ao prefeito que a montadora alemã apresentou o chassi de ônibus elétrico que está sendo desenvolvido no país e terá início de vendas em 2022.

Conforme noticiado pelo Diário do Transporte, a fabricante lançou o chassi elétrico eO500U em agosto deste ano. O produto foi desenvolvido no Brasil e será fabricado na planta de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista.

Após a reunião, a Prefeitura informou, em nota, que “a modalidade de transporte 100% ecológica, permanecerá no radar da prefeitura para estudos de viabilidade futura”.

Durante o encontro com os técnicos da Mercedes-Benz, Tião Bocalom, reafirmou o compromisso de revitalizar a frota de veículos para fortalecer o transporte coletivo na capital.

Depois de reduzir o preço da tarifa de ônibus o gestor está com a decisão de implantar um novo modelo de transporte público.

“Veja bem, para uma cidade se desenvolver plenamente, o transporte coletivo precisa ser de boa qualidade. Nós estamos trabalhando, toda equipe, para avançarmos nessa linha. Já reduzimos a passagem de ônibus para R$ 3,50, mas isso não é suficiente. A população precisa de novos ônibus, nossa frota está envelhecida, e outra, o transporte elétrico é uma tendência mundial. Iniciamos uma primeira conversa com os engenheiros da Mercedes-Benz e vamos avançar com essa pauta”, disse Bocalom.

O superintendente da RBTrans, Anízio Alcântara, disse que a autarquia já está analisando meios de viabilizar a compra de novos ônibus.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Continue lendo

POLÍTICA

Acompanhado do prefeito Mazinho, Petecão é homenageado pela CBF e ganha camisa do Tite

Publicado

em

Por

Acompanhado do prefeito de Sena Madureira, Mazinho Serafim (ainda MDB), o senador Sérgio Petecão recebeu da direção da CBF, a Confederação Brasileira de Futebol, uma camisa da Seleção Brasileira com seu nome e o número 2 e aproveitou para posar ao lado do técnico Tite.

Pré-candidato a governdor, Petecão participa na capital fluminense de um encontro nacional do seu partido, o PSD.

“Tive a grata surpresa de ser homenageado pela Confederação Brasileira de Futebol. A maior entidade do futebol brasileiro reconheceu o nosso trabalho de apoio e incentivo ao esporte no Senado. Recebi uma camisa oficial da nossa seleção personalizada com o meu nome. Diz aí se o Petecão não bate um bolão?”, disse Petecão em suas redes sociais.

Com informações Notícias da Hora.

Continue lendo

POLÍTICA

Carreata marca chegada de nova frota de veículos para segurança pública do Acre

Publicado

em

Por

Agência AC | Foto: Diego Gurgel/Secom

Em forma de carreata, passando por todas as regionais de Rio Branco e ao som de sirenes ligadas, o governador do Acre, Gladson Cameli, anunciou nesta sexta-feira, 22, a chegada de uma nova frota de veículos adquiridos para a segurança pública. No geral, foram 9,7 milhões investidos na compra de 31 caminhonetes e 14 quadriciclos, além de materiais, equipamentos e insumos para reforço das ações policiais em todo o estado e combate à criminalidade.

“Está é a segunda carreata que fazemos em três anos de gestão comemorando a chegada de veículos para as forças de segurança. Na primeira foram 127 novos veículos. É uma forma de prestarmos conta com a população do nosso compromisso. Nunca é demais investir em segurança. Só quem se beneficia é o povo e é para eles que trabalhamos”, disse o governador.

O governador esteve a frente da carreata conduzindo um dos novos quadriciclos Foto: Diego Gurgel/Secom

A caravana passou pelas principais ruas da cidade, desde a região central à parte alta, Isaura parente, BR-364, da Ufac à UniNorte, também pela Avenida Ceará e Via Chico Mendes, região do segundo distrito da capital acreana. O som provocado pelas dezenas de sirenes despertou a curiosidade das pessoas. Seja no trânsito ou em frente aos comércios, casas e prédios, o público saiu para prestigiar a passagem dos veículos.

Os veículos percorreram todas as regionais da capital em carreata. Foto: Diego Gurgel/Secom

Segundo o secretário de Estado da Justiça e Segurança Pública, Paulo Cézar Rocha dos Santos, as caminhonetes irão ser divididas entras as forças de segurança na capital e no interior e os quadriciclos seguirão para o reforço do policiamento em áreas de zona rural e de fronteira. “Nosso objetivo é manter nossas polícias equiparadas para o combate eficiente à criminalidade, devolução da paz e proteção da sociedade”, destacou Paulo Cézar.

Ainda segundo o gestor, no geral foram adquiridos 99 veículos, sendo eles, 10 bases móveis, 30 motocicletas e 27 quadriciclos. Esse restante deverá ser entregue até o final deste ano.

Continue lendo

Trending

O Portal AcreNews é uma publicação de AcreNews Comunicação e Publicidade

Editor-chefe: Evandro Cordeiro

Contato: siteacrenews@gmail.com

Área rural 204, Barro Vermelho - Rio Branco

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Os artigos assinados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Engenharia e Tecnologia