Connect with us

ACRE

Professora do Acre leva nossa culinária para Foz do Iguaçu e quitutes como quibe e baixaria fazem sucesso

Publicado

em

A professora acreana Selma Barroso Cavalcante de Souza, 46, se mudou de mala e cuia para Foz do Iguaçu, cidade brasileira na fronteira com Argentina e Paraguai, com objetivo de apoiar os dois filhos, Sara e Lucas, que cursam medicina em Cidade Del Este, província paraguaia. Ela e o marido, o militar aposentado Marcos Barros, foram em 2020, e como alternativa para não ficarem parados, ela “apresentou” a região parte da culinária acreana. Além do quibe e outros salgados, tacacá, bolo de macaxeira, chocolate de cupuaçu, a professora pôs na mesa do iguaçuano a baixaria, cuja base é o pão de milho. “Foi uma explosão”, conta ela ao AcreNews.

O sucesso abiscoitado pela professora acreana em Foz do Iguaçu aconteceu em um ano. Ao perceber que pratos da culinária do Acre chamaram a atenção tanto entre os nativos quanto para a colônia acreana que mora lá, a professora Selma Barroso tratou de profissionalizar o negócio, minimamente. Veio a Rio Branco, procurou o Sebrae e começou a trabalhar de forma mais organizada. Hoje já produz em escala significativa e além da compensação financeira ganhou qualidade de vida numa terra onde acabou de chegar em decorrência da ocupação.

Em sua última vinda a Rio Branco Selma Barroso deu a ideia a agricultores locais para que se organizem melhor no sentido de tratar os produtos para exportação. Ela se baseia no interesse de pessoas de outras regiões como aquela onde ela vive no momento, por produtos como a goma de mandioca, por exemplo. “No Paraguai, onde meus filhos estudam, tem muitos acreanos. Senti a necessidade e voltei ao Acre para aprender a fazer”, conta.

Resultado do esforço da professora: hoje todo mundo quer comer quibe, tacacá, doces e sucos feitos a partir do cupuaçu e ela feliz por estar sendo a ponte para uma região do país onde em quase todo lugar já se começa a cruzar com acreanos. Sem contar que, enquanto isso, Selma e o marido preparam dois médicos para um futuro próximo que poderão servir ao Acre.

A baixaria acreana foi uma “explosão”

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas