Connect with us

CULTURA & ENTRETENIMENTO

Projeto Berimbau: da confecção ao toque na roda de Capoeira acontecerá no Jorge Lavocart

Publicado

em

Nos próximos dias 11 e 14, a partir das 18h, na Quadra de Esportes do Jorge Lavocart, acontecerá o projeto Berimbau: da confecção ao toque na roda de Capoeira. Trata-se de uma iniciativa de professor Curioso e de Mestre Matraca, com recursos do Fundo Estadual de Cultura, em edital disponibilizado pela Fundação Elias Mansour. O público alvo são crianças e jovens do entorno, que praticam a Capoeira no espaço, e que com as ações oferecidas terão seus repertórios enriquecidos com conteúdos teóricos e práticos relacionados ao berimbau, principal instrumento da roda de Capoeira.

“O berimbau é um dos elementos mais importantes na Capoeira. É ele quem comanda a roda, dita o ritmo e o estilo de jogo. Por isso, todo capoeirista precisa ter contato mais próximo com este instrumento. Sendo assim, venho trabalhando, junto com Mestre Matraca, o repasse das técnicas de confecção de berimbau, atendendo a diversos públicos. São oportunidades ímpares para o capoeirista ou simpatizante conhecer o berimbau e sua história e conhecer seus principais toques”, comenta Mestre Matraca, instrutor no projeto.

Durante a oficina, cada um dos 20 participantes, sob a coordenação dos instrutores, montará seu próprio instrumento, que lhe pertencerá ao término da oficina. Além disso, Mestre Matraca fará a apresentação dos mais importantes toques utilizados na roda de Capoeira, explicado seus significados.

“Em 2022, nós ampliamos ainda mais os nossos trabalhos com a Capoeira, fundando a Associação Cultural e Desportiva Casa de Pescador, incluindo outros mestres e capoeiristas, que vem fortalecendo ainda mais nossas atividades. Nosso público é muito amplo, incluindo crianças, jovens e adultos, principalmente pessoas de baixa renda e residentes em bairros e/ou áreas com oferta precárias de serviços e atividades culturais. Para muitas delas, a Capoeira é a única forma de acesso à cultura, ao esporte e ao lazer. Após a realização desta oficina, já partirei para a execução do projeto “Toques de Berimbau e Cantigas de Capoeira”, em três escolas públicas, com o apoio da Lei Paulo Gustavo, através da Fundação Garibaldi Brasil”, acrescenta Professor Curioso, proponente do projeto.

Continue lendo

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas