EDUCAÇÃO
Projeto monitora qualidade da água das famosas lagoas da UFAC
As coletas de amostra iniciaram em janeiro de 2022 e foram repetidas trimestralmente
Projeto de pesquisa da Ufac monitora a qualidade física, química e microbiológica da água de lagoas do campus-sede, em Rio Branco. As coletas de amostra iniciaram em janeiro de 2022 e foram repetidas trimestralmente, visando avaliar o comportamento nos períodos de seca e cheia. Até agora foram realizadas quatro coletas nos dois lagos escolhidos para estudo.
O monitoramento é realizado pelos técnico-administrativos da Unidade de Tecnologia de Alimentos (Utal), Ludmila Brandão e Osmar Torres, em parceria com o professor do programa de pós-graduação em Geografia, Alexsande Franco. Eles são os criadores do projeto, intitulado Monitoramento da Qualidade da Água nas Lagoas da Ufac.
Os membros do projeto ressaltam a importância do trabalho para entender como se comporta a qualidade da água das lagoas do campus-sede quanto à potencial carga de resíduos oriundos de fontes poluidoras da universidade e de fora dela.
“Nessa direção, conhecer as características da água é avaliar a saúde ambiental do lago, assegurando proteção e preservação da biodiversidade no campus da universidade”, disse Ludmila Brandão.
[Ascom UFAC]