Connect with us

POLÍCIA

Projeto Polícia Civil na Escola segue com atividades em Rio Branco

Publicado

em

Ascom/PCAC

Na manhã desta quarta-feira, 24, a Polícia Civil deu seguimento às ações do projeto PC na Escola com palestra sobre Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes para alunos da Escola Estadual Ayrton Sena da Silva que tiveram suas matriculas efetuadas após trabalho de apresentação do projeto na escola na semana passada.

A palestra, que durou cerca de 50 minutos, foi ministrada pela Delegada de Policia Civil Elenice Frez no auditório da 1ª Regional de Policia Civil localizada no bairro Sobral e teve como principal objetivo levar ao conhecimento dos alunos do projeto uma abordagem sobre identificação o crime e como a vítima pode denunciar esse tipo de violência.

Na última segunda-feira, 22, os alunos do projeto, devidamente uniformizados, receberam a visita de delgados e agentes de Polícia Civil para aula inaugural que ocorreu nas dependências da Escola Airton Sena da Silva localizada no bairro Sobral.

Na aula inaugural foi possível mostrar aos alunos como funciona uma delegacia e o trabalho investigativo desenvolvido pelos agentes e delegados de polícia civil.

O PC na Escola é uma iniciativa de cunho social da Polícia Civil, executado por meio da Acadepol com instituições governamentais, como a Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE), Ministério Público do Trabalho (MPT) e 14º Tribunal Regional do Trabalho. Suas atividades, que estavam suspensas em decorrência do período pandêmico, estão sendo retomadas de forma gradual seguindo os protocolos de segurança em saúde.

As ações estão dentro do cronograma de atividades do programa que visa atender crianças na faixa etária de 8 a 12 anos irão vivenciar o dia a dia da instituição, participar de palestras sobre malefícios do bullying escolar, simulação de uma investigação criminal, visita a uma delegacia, visita ao departamento de Polícia Técnica e realização de atividades lúdicas.

O Projeto tem por princípio aproximar o trabalho da instituição nas comunidades de maior índice de criminalidade, trabalhando no acolhimento e na prevenção, quebrando paradigmas e incentivando nas crianças o respeito às autoridades, tais como pais e professores, as boas práticas baseadas no estudo e bom comportamento, contribuindo assim para se tornarem cidadãos éticos, conscientes de seus direitos e deveres na formação de uma sociedade melhor.     

Formando cidadãos conscientes

O PC na Escola tem como missão principal aproximar a segurança pública das escolas e estabelecer maior vínculo com as famílias. Além de conhecer como funciona o trabalho das polícias investigativa e científica, as crianças participam ainda de atividades lúdicas no contraturno escolar, além de palestras que buscam envolver os alunos em ações preventivas e despertar valores cívicos e de cidadania.

O PC na Escola é um projeto que visualiza, sobretudo, atender crianças que se encontram em condições de vulnerabilidade social e tem como principal objetivo atender primeiramente escolas de bairros mais periféricos. É um compromisso social adotado pela instituição Policia Civil, que agora vai além da sua função básica de investigar para trabalhar trata também da parte preventiva.

As ações do projeto estão sendo planejadas e executadas de forma gradual respeitando todos os protocolos de segurança em saúde como uso de máscaras e álcool nas mãos mantendo o controle sanitário.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POLÍCIA

DHPP prende acusado de matar Gamer com facada no pescoço

Publicado

em

Por

Oito dias após a morte do Gamer de Free Fire Antônio Carlos Coutinho de Souza, de 20 anos, investigadores da DHPP prenderam acusado do crime. Evancley Gomes da Rocha foi localizado por investigadores da Delegacia de Homicídios na região do Calafate. A ação policial ocorreu nesta quarta-feira, 8.

O gamer Antônio Carlos Coutinho de Souza foi vítima de uma emboscada. O crime aconteceu no dia 30 do mês passado no estacionamento de uma igreja localizada na Rodovia AC-40, região da Vila Acre.

Consta na investigação que o jovem retornava para casa de bicicleta quando foi atacado e atingido com uma facada no pescoço. Antônio Carlos ainda correu cerca de 30 metros e pediu ajuda em uma distribuidora de bebidas. Ele chegou a ser socorrido pelo SAMU, mas não resistiu ao ferimento e foi a óbito no Pronto Socorro.

Antônio Carlos Coutinho de Souza

A Polícia Civil confirmou que o crime teve motivação passional. O pivô foi uma adolescente de 14 anos, que é companheira do acusado e teria mantido um relacionamento com a vítima.

Na sede da Delegacia de Homicídios, Evancley Gomes confessou a autoria do crime. “Levantamos todas as provas e conseguimos elucidar caso em pouco mais de 48 horas”, disse o Delegado Marcus Cabral, responsável pelo inquérito.

Continue lendo

POLÍCIA

Polícia Civil realiza mutirão de conciliação em Porto Acre

Publicado

em

Por

Ascom/PCAC

A Polícia Civil do Estado do Acre realizou durante toda esta quarta-feira, 8, na Delegacia Geral de Porto Acre, mutirão de conciliação por meio do Núcleo de Segurança Comunitária e Pacificação Social da Polícia Civil – Pacificar.

A equipe do Pacificar, coordenada pela Delegada Lucia Jacoud, realizou 30 acordos que deixaram de gerar demanda ao poder judiciário.

Os acordos são realizados por meio de conciliação onde um mediador dialoga com as partes envolvidas que chegam a um denominador comum encontrando solução que contemple ambas as partes, o que deixa de gerar confecção de inquérito que seria encaminhado ao poder judiciário.

O Pacificar está em plena expansão e com núcleos instalados nos municípios de Porto Acre, Senador Guiomard e Plácido de Castro, além da implantação para janeiro de 2022 município de Feijó.

De acordo com o delegado Marcos Sobral, o mutirão chega como forma de aproximar ainda mais a Polícia Civil da comunidade. “Está ação é de extrema importância para casos de menor potencial sejam solucionados sem que seja necessário o encaminhamento ao poder judiciário”, destacou Marcos Sobral.

A expansão é uma demonstração clara de que a gestão atual está comprometida com as novas estratégias de segurança e com os desafios éticos de bem proteger a sociedade.

Diante dos resultados alcançados desde a sua institucionalização em agosto de 2015,  conforme já insofismavelmente comprovado, conclui- se que o Pacificar representa, além de um marco evolutivo na história da Polícia Civil do Estado do Acre,  uma nova concepção de Segurança Pública, aquela que tomou consciência de que o seu papel é de prestar a serviço da sociedade, com maior integração com as comunidades tornando a Segurança Pública, efetivamente, direito e responsabilidade de todos, conforme preceituado no artigo 144, *caput,* da Constituição Federal do Brasil.

Continue lendo

POLÍCIA

Dezesseis quilos de drogas são encontrados enterrados no bairro Jorge Kalume

Publicado

em

Por

Uma ação de combate ao tráfico de drogas, realizada na tarde desta quarta-feira, 8, resultou na apreensão de 16 quilos de drogas. O entorpecente foi localizado durante uma operação conjunta entre policiais militares do GIRO e da ROTAM.

A droga estava enterrada em um terreno no bairro Jorge Kalume, em Rio Branco. Ainda na ação foram apreendidas três armas de fogo, sendo dois rifles. Os policiais prenderam quatro pessoas no local. Os acusados que não tiveram os nomes revelados foram encaminhados para a Delegacia de Flagrantes da Polícia Civil.

Continue lendo

Trending

O Portal AcreNews é uma publicação de AcreNews Comunicação e Publicidade

Editor-chefe: Evandro Cordeiro

Contato: siteacrenews@gmail.com

Área rural 204, Barro Vermelho - Rio Branco

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Os artigos assinados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Engenharia e Tecnologia