Connect with us

POLÍTICA

Proposta do “Distritão” é rejeitada: veja como votaram os deputados do Acre

Publicado

em

Por Wanglézio Braga

A Câmara dos Deputados rejeitou na noite desta quarta-feira (11), o destaque da PEC da “Reforma Eleitoral” que previa a adoção do sistema conhecido como “distritão” para a eleição de parlamentares. O destaque teve 35 votos a favor e 423 votos contra; além de 4 abstenções.

O AcreNews consultou o sistema de votação da Câmara. Os oito deputados participaram do crivo. Apenas a deputada Mara Rocha (PSDB) votou “sim” pelo sistema. Já Perpétua Almeida (PCdoB-AC), Flaviano Melo (MDB-AC), Leo de Brito (PT-AC), Jéssica Sales (MDB-AC), Jesus Sérgio (PDT-AC), Vanda Milani (Solidariedade) e Alan Rick (DEM) foram contrários, ou seja, votaram “não”.

O “distritão” é o sistema de eleição majoritária, segundo o qual apenas os mais votados são eleitos. A proposta havia sido aprovada nesta segunda-feira (9) pela comissão especial sobre o tema. Esse sistema já é usado nas eleições para presidente da República, governador, prefeito e senador.

Na chamada minirreforma das regras eleitorais, ficou firmado a diminuição do número de assinaturas para apresentação de projeto de lei de iniciativa popular, além da data de posse do presidente da República e dos governadores, respectivamente, para os dias 5 e 6 de janeiro e proibição da realização de eleições nas vésperas de feriado nacional.

Vale lembrar que ainda falta a análise de cinco destaques e a votação da PEC em segundo turno, o que será feito nesta quinta-feira (12).

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas