Connect with us

ESPORTE

Rio Branco e Humaitá brigam por taça, neste sábado, na Arena da Floresta

Publicado

em

Na Marca da Cal / Foto: Sérgio Vale

Com o retorno do torcedor as arquibancadas, as equipes do Rio Branco e Humaitá fazem neste sábado (9), a partir das 17h, no estádio Arena da Floresta, a segunda e decisiva partida das finais do 33º Campeonato Acreano de Futebol Profissional.

O Estrelão vai a campo ostentando o título de maior vencedor da era do futebol profissional. O clube estrelado soma 16 conquistas (1989-2020) em 26 finais disputadas e o último título ocorreu na temporada de 2018.

Numa viagem na história do futebol local, conforme dados levantados pelo site “Na Marca da Cal”, a primeira edição do Campeonato Acreano ocorreu na temporada de 2019 (data da fundação do Rio Branco FC). Neste período de 103 anos, apenas 11 edições do torneio não ocorreram (1922, 1923,1924,1925,1926,1927,1929,1931,1932,1933 e 1934). Na somatória dos números, o Rio Branco coleciona 46 taças de campeão (1919 a 2020). 

Fundado em 2003, o Humaitá chega para a sua primeira final de estadual da primeira divisão após a profissionalização, ocorrida em 2015. O clube da cidade de Porto Acre fez história pela primeira vez ao conquistar o título de campeão da segunda divisão de 2016.

Arbitragem

O árbitro Julian Negreiro será o responsável pela condução da partida decisiva do 33º Campeonato Acreano de Futebol Profissional – 2021. Jean Carlos Rodrigues e Roseane Amorim da Silva serão os assistentes escalados. Jackson Rodrigues de Silva e Iane Veras Andrade será o quarto e quinto árbitros do confronto.

O árbitro Julian Negreiro será o responsável pela condução da partida decisiva. Foto/Manoel Façanha

Regulamento

O título do Campeonato Acreano 2021 será de quem somar mais pontos após as duas partidas. O Humaitá já soma três pontos e uma empate neste sábado basta para levar a taça. Uma vitória do Rio Branco deixa os dois clubes empatados na soma dos pontos, assim provocando uma prorrogação de 30 minutos e, se a igualdade persistir, o campeão será conhecido nos pênaltis.

Estrelão tem uma dúvida para a decisão

Necessitando vencer o jogo da volta no tempo normal para levar a decisão do título para uma prorrogação de 30 minutos, o discurso no Rio Branco é foco e paciência para chegar ao objetivo. O técnico Marcelo Brás para o duelo decisivo terá o retorno do lateral direito Peu. O atleta se recuperou de um problema muscular e está confirmado na onzena do time estrelado.

O zagueiro Uberaba mostrou confiança na possibilidade do Rio Branco reverter a vantagem conquistada pelo Tourão no primeiro jogo das finais. O atleta disse que o time estrelado está focado e jogará com inteligência.

No treino-apronto da última quinta-feira (7), no CT do José de Melo, o técnico Marcelo Brás não pôde contar com o atacante Wanderson. O atleta reclamou de um desconforto muscular e foi poupado. Caso seja vetado, o time estrelado entra em campo com o volante Mamude, não com o atacante Fafa, assim com o esquema tático saindo do 4-3-3 para o 4-4-2. Com isso, o Rio Branco deve ir a campo com a seguinte formação: Elvis; Peu, Uberaba, Martony e Rogério; Jackson, Marcelinho Araxá, Gabriel Ceará; Wanderson (Mamude), Índio e Caique.

Com desconforto muscular, o atacante Wanderson foi poupado do treino-apronto do Estrelão. Foto/Manoel Façanha

Tourão definido; jogadores treinam penalidades

O Tourão do Humaitá chega para o segundo e decisivo jogo das finais com a vantagem de jogar por um simples empate para conquistar o título inédito do Campeonato Acreano 2021.

Na manhã desta sexta-feira (8), no campo da Vila Incra, o técnico Márcio Parreiras comandou um trabalho de bolas paradas, seguido de cobranças de penalidades. O atacante Rômulo deve ser a única novidade na escalação do Tourão para o segundo jogo das finais. O atleta cumpriu suspensão automática no primeiro jogo das finais e deve figurar no lugar do meia Paulo. Com isso, o Tourão vai a campo com a seguinte formação: Martins, Bazuca, Jeferson, Vinícius e Gilberto; André, Matheus, Paulo e Odair; Gleisson e Luan.

Artilheiro do Tourão na temporada, o atacante Gleisson, seis gols na competição, também falou de foco no Tourão para a conquista inédita do estadual. Segundo ele, o time de Porto Acre está preparado para um jogo difícil, mas que cada atleta vai se aplicar no trabalho realizado durante a semana para alcançar o objetivo.

O artilheiro Gleisson comemora o gol da vitória do Tourão do Humaitá sobre o São Francisco. Foto/Manoel Façanha.

FRASE

“Se for com artilharia melhor ainda”

Gleisson (Humaitá), vice-artilheiro do Campeonato Acreano, falando da perspectiva de título do Acreanão 2021

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ESPORTE

Campeonato sub-15 tem sábado de estreia no estádio Florestão

Publicado

em

Por

Na Marca da Cal / Foto: Manoel Façanha

O Campeonato Acreano de Futebol Sub-15 terá uma tarde de sábado (23) de estreia e com clube importante buscando reabilitação dentro do torneio.

No primeiro duelo, agendado para o estádio Florestão, a Escolinha do Leãozinho IBF faz sua estreia na competição diante do líder Andirá EC, às 14h40. O Morcego chega para a partida embalado pela importante vitória da estreia contra o Galvez, após empate no tempo normal por 1 a 1 e vitória nas cobranças de pênaltis por 3 a 2.

Na sequência, às 16h, o Independência tenta emplacar a sua segunda vitória na competição diante do Imperador Galvez. O Tricolor do Marinho Monte estreou com vitória importante sobre o Bangu e busca novo sucesso na tarde deste sábado para continuar mirando o bicampeonato do torneio.

Regulamento

Conforme acertando entre os dirigentes de clubes, as nove equipes participantes do torneio foram divididas em duas chaves, um deles com quatro equipes. Nesta primeira fase, os participantes jogam fora de seus respectivos grupos, classificando-se as duas melhores para as semifinais e, posteriormente, as duas vencedoras decidem, em jogo único, o título da temporada.

Classificação

 Grupo A

1º Vasco-AC                   – 3 pts

Atlético-AC                      – 3 pts

3º Leãozinho da IBF      – 0

4º Galvez                        – 0

5º Bangu                         – 0

Grupo B

1º Independência           – 3 pts

Andirá                             – 3 pts

3º Esc. Cidade do Povo – 0

4º Rio Branco-AC          – 0

Continue lendo

ESPORTE

Galo completa a trinca de acreanos eliminados na Copa Verde 2021

Publicado

em

Por

Por Na Marca da Cal Foto: Manoel Façanha

O Galo Carijó é o terceiro clube acreano eliminado nas oitavas de final da Copa Verde 2021. Nesta quinta-feira (21), na Arena da Floresta, o time celeste caiu para o Aquidauanense-MS, após empate no tempo normal por 1 a 1 e derrota nas cobranças de penalidades por 5 a 4.

Como fica

Com a classificação assegurada, o Aquidauanense-MS terá como adversário na próxima fase da Copa Verde 2021 a equipe do Vila Nova-GO. Por outro lado, a equipe do Galo Carijó inicia um período de longas férias e retorna a campo somente na próxima temporada para a disputa do Campeonato Acreano 2022.

Resumo do jogo

Na busca de avançar na Copa Verde, o Atlético Acreano começou a partida pressionando o time sul-mato-grossense. O atacante Erick, aos 11 minutos, avançou e arriscou o chute de fora da área. A bola viajou e ganhou a rede do goleiro Elias.

Bem melhor na partida contra um adversário retraído e cheio de jogadores da base, o Galo Carijó tinha o controle da partida, mas era muito burocrático na última bola.

Nos acréscimos, aos 47 minutos, o time visitante chegou com o atacante Alex Índio. O jogador da equipe sul-mato-grossense avançou e soltou o pé da entrada da área. A bola quicou no gramado e enganou o goleiro celeste Tião. Tudo igual na Arena da Floresta.

Pontaria falha

Na etapa complementar as duas equipes criaram algumas oportunidades de gols, principalmente o Galo Carijó, mas a pontaria dos jogadores celestes deixou a desejar e o confronto terminou com igualdade no placar e a decisão da vaga foi para as cobranças de penalidades.

Cobrança de pênaltis

Nas cobranças de penalidades, o time visitante converteu todas as cobranças da primeira série de cinco. Já o time celeste desperdiçou uma cobrança com o seu capitão Diego Costa, suficiente para a vaga cair no colo do Aquidauanense-MS.

Continue lendo

ESPORTE

Rio Branco sofre apagão e toma de 4 de time do Mato Grosso pela Copa Verde

Publicado

em

Por

O Rio Branco FC submeteu sua torcida a um vexame que poucos ou ninguém imaginava passar. Jogando na Arena da Floresta nesta quarta-feira, o atual campeão acreano tomou um chocolate do inexpressivo Nova Mutum (MT), pelas oitavas da Copa Verde.

Os visitantes abriram 3 a 0 de vantagem na etapa inicial e praticamente definiram o confronto com dois gols de Romário, aos nove minutos e aos 33, e um de Leonardo, aos 39.

Na etapa final, o Rio Branco-AC melhorou um pouco e teve oportunidade de diminuir o prejuízo aos 14 minutos em cobrança de pênalti, mas o goleiro Gabriel, do Nova Mutum, defendeu a cobrança feita por Gabriel Ceará. Quatro minutos depois, Mamude cometeu falta em Wandinho na área do Estrelão e o próprio Wandinho cobrou para fazer 4 a 0. Aos 35, o zagueiro Martony marcou o gol de honra dos donos da casa, de cabeça, após cobrança de escanteio.

Na reta final do segundo tempo o Estrelão teve mais um pênalti para cobrar e novamente falhou. Dessa vez foi o atacante Wanderson que cobrou e parou no goleiro Gabriel. O arqueiro deu rebote e o atacante, da entrada da pequena área, finalizou sobre o travessão.

A derrota encerra a temporada 2021 do RBFC que terá calendário cheio no ano que vem. A diretoria deve dispensar o técnico Marcelo Brás.

Continue lendo

Trending

O Portal AcreNews é uma publicação de AcreNews Comunicação e Publicidade

Editor-chefe: Evandro Cordeiro

Contato: siteacrenews@gmail.com

Área rural 204, Barro Vermelho - Rio Branco

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Os artigos assinados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Engenharia e Tecnologia