ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Secretaria de Direitos Humanos da prefeitura de Rio Branco conscientiza sobre trabalho infantil nesse Dia de Finados
A prefeitura de Rio Branco, através da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, SASDH, caminha com vistas no compromisso da garantia de direitos de crianças e adolescentes, ofertando e executando políticas assistenciais e benefícios para toda a família.
A respeito da exploração do trabalho infantil, a nossa região ainda alcança os maiores índices da taxa de ocupação de trabalho por parte de crianças e adolescentes de 5 a 17 anos. No entanto, de acordo com a PNAD Contínua Trabalho de Crianças e Adolescentes, divulgada em outubro de 2024, o trabalho infantil caiu 14,6% de 2022 para 2023, chegando ao menor nível da série histórica.
A chegada do dia 02 de novembro, dia dos finados, traz a intensificação do nosso trabalho através de ações de conscientização e sensibilização da sociedade sobre a grande incidência de atividades laborais realizadas por crianças e adolescentes dentro e nos arredores dos cemitérios de nossa cidade.
Como forma de promover o combate ao trabalho infantil, que ocorre intensamente durante eventos de grande porte em nossa cidade, foram organizadas equipes compostas por profissionais da assistência social e dos direitos humanos, que estarão presentes nos cemitérios e com equipes volantes para apoio.
Nosso trabalho é de intensa e exaustiva sensibilização junto à sociedade, além de orientações acerca de direitos, deveres, serviços especializados por nós ofertados, sendo que, lidamos, principalmente, com a preocupação em construir e estreitar vínculos com crianças, adolescentes e suas famílias para que eles entendam que nossos serviços tem o fim de dar novas perspectivas de vida, que os levem a sair das situações de vulnerabilidade, orientando e dando suporte para que se tornem protagonistas de suas vidas, com autonomia para construírem seus caminhos, tomando as rédeas de sua própria história.
Uma vez que não temos poder ostensivo e punitivo, temos na rede de garantia de direitos essa parceria, de forma que possam ser consolidadas as notificações e responsabilizações devidas, quando estas são necessárias.
Para denunciar o trabalho infantil, Disque 100, serviço dos Direitos Humanos que funciona 24 horas por dia, todos os dias. As ligações são gratuitas e podem ser feitas de qualquer telefone fixo ou móvel.