Connect with us

SAÚDE

Sesacre registra 11 mortes por coronavírus nesta quarta, 21

Publicado

em

Agência Ac

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), registra 14 casos de infecção por coronavírus nesta quarta-feira, 21, sendo 10 casos confirmados por exames RT-PCR, e 4 por testes rápidos, fazendo com que o número de infectados salte para 86.757 nas últimas 24 horas.

Até o momento, o Acre registra 235.982 notificações de contaminação pela doença, sendo que 149.174 casos foram descartados e 46 exames de RT-PCR seguem aguardando análise do Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen) ou do Centro de Infectologia Charles Mérieux. Pelo menos 82.963 pessoas já receberam alta médica da doença, enquanto 39 pessoas seguem internadas até o fechamento deste boletim.

Os dados da vacinação contra a Covid-19 no Acre podem ser acessados no Painel de Monitoramento da Vacinação, disponível no endereço eletrônico: http://covid19.ac.gov.br/vacina/inicio. As informações são atualizadas na plataforma do Ministério da Saúde (MS), ficando sujeitas a alterações constantes, em razão das informações inseridas a partir de cada município.

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre esclarece que os óbitos publicados no boletim desta quarta-feira, 21, que apresentam datas de ocorrência anterior à semana epidemiológica vigente, são casos em que as unidades hospitalares não informaram a coordenação estadual de vigilância epidemiológica em tempo oportuno para notificação e divulgação, sendo assim, com a identificação dos casos nos sistemas ESUS-VE e de Informação de Mortalidade e com o acesso a declaração de óbito disponibilizada pelos municípios de residência dos casos, a coordenação estadual necessita tornar apto para publicação dos mesmos, conforme abaixo relacionados.

Mais onze notificações de óbitos foram registradas nesta quarta-feira, 21 de julho, sendo cinco do sexo feminino e seis do sexo masculino, assim fazendo com que o número oficial de mortes por Covid-19 suba para 1.791 em todo o estado.

Óbitos femininos:

Moradora de Tarauacá, M. D. P. C., de 54 anos, veio a óbito no Hospital Regional do Juruá (HRJ) no dia 4 de fevereiro 2021.

Moradora de Tarauacá, R. N. D., de 53 anos, veio a óbito no Hospital Sansão Gomes no dia 31 de julho de 2020.

Moradora de Tarauacá, M. G. G.., de 63 anos, veio a óbito no Hospital Regional do Juruá no dia 19 de abril de 2021.

Moradora de Tarauacá, M. C. S. L., de 45 anos, veio a óbito no Hospital Regional do Juruá no dia 9 de abril de 2021.

Moradora de Tarauacá, F. D. S., de 88 anos, veio a óbito no Hospital Regional do Juruá no dia 3 de abril de 2021.

Óbitos masculinos:

Morador de Tarauacá, A. A. S.., de 69 anos, veio a óbito no Hospital Sansão Gomes no dia 13 de abril de 2021.

Morador de Tarauacá, J. S. O.., de 81 anos, veio a óbito no Hospital Sansão Gomes no dia 15 de abril de 2021.

Morador de Tarauacá, J. P. F., de 91 anos, veio a óbito no Hospital Regional do Juruá no dia 19 de abril de 2021.

Morador de Tarauacá, F. V. P., de 82 anos, veio a óbito em domicílio no dia 17 de junho de 2020.

Morador de Tarauacá, A. B. A., de 77 anos, veio a óbito no Hospital Regional do Juruá no dia 23 de outubro de 2020.

Morador de Cruzeiro do Sul, V. F. B., de 72 anos, veio a óbito no Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb), no dia 15 de março de 2021.

Sobre os casos de Covid-19 no estado, acesse:

BOLETIM_AC_COVID_ 21-07-2021

Sobre a ocupação de leitos no estado, acesse:

http://covid19.ac.gov.br/monitoramento/leitos
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SAÚDE

Gladson muda a gerência do HOSMAC após denúncias e reclamações de usuários

Publicado

em

Por

Por Wanglézio Braga / Foto: Reprodução

Após denúncias e muitas reclamações por parte de servidores, pacientes e familiares do Hospital de Saúde Mental do Acre (HOSMAC), o Governador Gladson Cameli (PP) assinou e decretou, hoje (21), por meio do Diário Oficial do Estado (DOE) a exoneração de Halisson Oliveira, gerente-geral daquela unidade. Oliveira foi nomeado em agosto de 2019 e deixou oficialmente o cargo nesta quarta-feira (20).

No lugar dele, Cameli nomeou Caroline Pires Carvalho que terá a missão de coordenar o único hospital de Saúde Mental do Acre, com transparência e acima de tudo, dando aos servidores e principalmente aos pacientes tratamento humanizado e mais digno.

Não é de hoje que o popular HOSMAC, que fica localizado nas proximidades do Ginásio Coberto, no bairro Aeroporto Velho, pauta reportagens negativas e discursos inflamados no parlamento. Existem inúmeros pedidos de investigação tanto na Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) quanto no Ministério Público do Acre (MPAC).

Continue lendo

SAÚDE

Iapen realiza ação especial de cuidados com a pele para servidoras da unidade feminina

Publicado

em

Por

Agência AC | Foto: José Caminha/Secom

Em alusão à Semana do Servidor, o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen/AC) ofertou nos dias 19 e 20 de outubro, uma ação especial voltada aos cuidados com a pele para as servidoras da unidade feminina. O evento contou com a realização de palestras interativas sobre a prevenção do câncer de pele, a importância do uso de protetor solar para as agentes devido às exposições frequentes ao sol e dicas de cuidados diários. Houve também o sorteio de  tratamentos estéticos entre as participantes.

Servidoras do Iapen participam de palestra sobre cuidados com a pele. Foto: José Caminha/Secom

Ingra Montezuma, biomédica convidada para realização do evento, falou sobre a importância dos cuidados com a pele para as servidoras:  “A gente às vezes acha que a questão da estética é muito fútil, só pra quem tem uma aquisição social bem maior, mas viemos com a intenção de promover conscientização nas pessoas de como coisas simples podem ajudar futuramente. Uma massagem, uma proteção solar, o quanto vai ajudar na vida delas na questão de saúde. Falo um pouco sobre a questão do câncer de pele, o quanto coisas simples hoje em dia vão facilitar para que elas não  tenham futuros problemas de saúde, psicológicos, de autoestima e também ajudar com que entendam a importância de se cuidar, porque tudo está bem interligado. Estamos tentando dar um ‘up’ na autoestima delas”.

Ingra Montezuma também falou sobre a prevenção ao câncer de pele. Foto: José Caminha/ Secom.

Segundo a coordenadora do Núcleo de Apoio ao Servidor Penitenciário (Nasp), Adriana Maia, a ação de cuidados com a pele faz parte do conjunto de atos realizados todos os anos e que visam a qualidade de vida no trabalho: “ As nossas servidoras, policiais penais, se expõem muito ao sol, então  pensamos em trazer a Ingra, que é uma biomédica, que trabalha com estética avançada, para dar essas orientações de cuidados com a pele, cuidados diários, para que posteriormente não possam ter um adoecimento, um câncer de pele. E aproveitando que nós estamos no Outubro Rosa, damos orientações de prevenção ao câncer de mama, onde podem fazer exames. São ações voltadas para as servidoras”.

Para a a coordenadora do Núcleo de Apoio ao Servidor Penitenciário (Nasp), ação visa qualidade de vida no trabalho. Foto: José Caminha/ Secom.

Maria Ruth, que é agente penitenciária, foi uma das sorteadas para a realização de tratamentos estéticos. Ela falou sobre o que achou da ação: “Foi uma palestra bem esclarecedora, que tirou muitas dúvidas, vai me auxiliar no dia a dia, comentou”.

Maria Ruth, agente penitenciária, destaca a importância das informações obtidas na palestra. Foto: José Caminha/ Secom.
Continue lendo

SAÚDE

Fundhacre realiza solenidade em alusão ao Outubro Rosa

Publicado

em

Por

Agência AC

A mulher é fonte de vida e esbanja uma natureza rica em detalhes, afeto, generosidade e inteligência. Neste mês de Outubro, há uma gama de ações afirmativas em prol da saúde feminina, sobretudo no que se trata ao câncer de mama e do colo de útero, temática abordada na sessão solene realizada na sexta-feira, 15, sobre o Outubro Rosa, na Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre), em Rio Branco.

O momento foi oportuno para dialogar sobre a prevenção ao câncer, além de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença, tendo o intuito de proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, contribuindo assim para a redução da mortalidade.

Na solenidade estiveram presentes a desembargador do Tribunal de Justiça do Acre (TJ-AC), Eva Evangelista e a juíza-auxiliar da presidência Andrea Brito, a diretora do Centro de Controle Oncológico do Acre e mastologista Priscila Murad, a vice presidente da Associação Amigos do Peito, Rutilena Tavares, e a deputada estadual Maria Antônia Pinheiro.

Presidente da Fundhacre, João Paulo Silva. Foto: Danna Anute/Fundhacre

“O evento pretende chamar atenção para o câncer de mama, e abordamos a saúde plena da mulher. A Fundhacre está fazendo um trabalho interno com as servidoras da saúde, pois é preciso cuidar de quem cuida. Assim estamos acolhendo parceiros como o Tribunal de Justiça do Estado, por meio da desembargadora Eva Evangelista, que tem um olhar ímpar para as nuances da saúde feminina”, destacou o presidente da Fundhacre, João Paulo Silva.

Cuidando de quem cuida

A Fundhacre está realizando, durante todo o mês de outubro, ações integradas que são voltadas para o cuidado e autocuidado da saúde da Mulher, entre eles reflexologia podal, estética e maquiagem, ventosoterapia, eletroestimulação e atendimentos como aferição da pressão, teste de glicemia e coleta de PCCU que é o exame preventivo do câncer de colo.

Serviço de eletroestimulação. Foto: Danna Anute/Fundhacre

“O Outubro Rosa é um alerta para nós, e chama atenção da sociedade, que precisa estar vigilante a violência doméstica e familiar que tende a ocultar os sofrimentos da mulher. Assim, essa ação é importante para conscientizar sobre os cuidados diários e nos lembra que a mulher deve ter sua saúde íntegra”, disse a desembargadora Eva Evangelista.

Desembargadora Eva Evangelista. Foto: Danna Anute/Fundhacre

Por isso, hábitos saudáveis são essenciais para a redução na incidência de câncer de mama. E o toque e o autocuidado é a maneira que a mulher tem de detectar precocemente nódulos ou alterações, que são sinais de alerta.

Entrega de flores para as servidoras. Foto: Danna Anute/Fundhacre

“Em alusão ao outubro Rosa, a fisioterapia veio para atuar na saúde do trabalhador. A Fundhacre atuou com atividades aplicando técnicas de analgesia, terapia manual e eletroterapia a fim de proporcionar bem estar a curto, médio e longo prazo, gerando grande impacto na qualidade de vida e na produtividade das trabalhadoras da Fundação Hospitalar”, disse a fisioterapeuta do serviço, Juliane  Morais.

Fisioterapeutas. Foto: Danna Anute/Fundhacre

Os eventos e debates sobre o autocuidado voltados para o público feminino vão além da estética, pois um toque pode salvar e tratar antecipadamente alguma anomalia, além disso, ações afirmativas desse caráter promovem a saúde garantindo a dignidade da pessoa e assegurar os direitos básicos preconizados na Carta Magna.

“Devemos nos cuidar, nós mulheres precisamos prestar atenção aos sinais que o corpo emite, por isso são tão importantes essas ações. A iniciativa de levar prevenção e conscientização mostra o cuidado com nós, trabalhadoras”, disse a funcionária da administração , Suelândia Tavares.

Servidores e Servidoras da Fundhacre. Foto: Danna Anute/Fundhacre

A mala da Esperança

Na solenidade, o médico oncologista e gerente de assistência da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), Rafael Carvalho  entregou uma mala com um aparelho que auxilia na detecção mais precisa de células cancerígenas, e que consequentemente auxilia na diminuição dos efeitos colaterais no corpo, decorrente do tratamento. Na prática, o equipamento traz uma expectativa, que é a redução da taxa de cirurgias, em especial para o câncer de mama.

Médico oncologista Rafael Carvalho e João Paulo Silva, presidente da Fundhacre. Foto: Danna Anute/Fundhacre
Continue lendo

Trending

O Portal AcreNews é uma publicação de AcreNews Comunicação e Publicidade

Editor-chefe: Evandro Cordeiro

Contato: siteacrenews@gmail.com

Área rural 204, Barro Vermelho - Rio Branco

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Os artigos assinados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Engenharia e Tecnologia