ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Sob a direção de acreano, DPE de Rondônia recebe selo categoria ouro entregue por Conselho Nacional
Por Wanglézio Braga, com Foto da Ascom DPE-RO
Nascido no Acre, o Defensor Público-Geral do Estado de Rondônia, Victor Hugo de Souza Lima, recebeu grande destaque na Edição do Selo Esperança Garcia: Boas Práticas Antirracistas nas Defensorias Públicas do Brasil – 2023, promovido pelo Conselho Nacional de Ouvidorias de Defensorias Públicas do Brasil (CNODP).
O evento premia instituições que adotam políticas de equidade racial e que fomentam estratégias de intervenção na ordem de exclusão social das pessoas não brancas. Sob a direção do acreano, a DPE-RO recebeu a Premiação na Categoria Ouro com três projetos. A entrega ocorreu nesta terça-feira (07) em Brasília, capital do DF.
O primeiro projeto visa Educação em Direitos para Prevenção e Combate ao Racismo; o segundo de Inclusão de Cotas Étnicos-Raciais no Edital para o 5º Concurso Público para o Provimento de Vagas e a Formação de Cadastro de Reserva no Cargo de Defensor Público Substituto do Estado de Rondônia; Por fim, o projeto de Criação e Instalação do Núcleo Especializado De Promoção Étnico Racial e Cultural no âmbito da DPE-RO.
Victor Hugo foi escolhido defensor público-geral (2023-2025) pelo governador de Rondônia, Marcos Rocha (UB), após lista tríplice, apresentada no mês de maio. A posse dele ocorreu no dia 08 daquele mês.
Lima é Bacharel em Direito pelo Centro Universitário de Brasília (2007). Pós-graduado em Direito Civil e Processo Civil pela Universidade Gama Filho (2009). Mestre em Ciências Jurídicas pela Universidade do Vale do Itajaí. No Acre atuou no Ministério Público do Acre (MPAC) e na Procuradoria Geral do Estado do Acre (PGE).