Connect with us

ACRE

Terremoto é sentido em Tarauacá e em outros municípios do Acre

Publicado

em

Por G1 Acre

Um terremoto de magnitude 4.1 foi registrado no município de Tarauacá, no interior do Acre, na noite desse sábado (10), segundo cálculos do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).

O tremor foi sentido logo por volta das 23h21 (horário do Acre). O epicentro foi localizado a 558 quilômetros de profundidade e a 140 km a sudoeste de Tarauacá. Alguns moradores contaram ao G1 que não conseguiram sentir nada.

O cabo Leandro Simões estava de plantão no batalhão do Corpo de Bombeiros, que fica no bairro Ipepacoia, em Tarauacá e disse que não percebeu nada.

“Estava de serviço e, inclusive, esse horário aí estava no meu quarto de hora, mas eu particularmente não senti nenhuma alteração, não deu para perceber nada. Pode até ser que tenha sido sentido por algum morador, mas não recebi também nenhum relato”, disse o cabo.

O morador Carlos Lima também disse não sentiu o tremor. “Se teve alguma coisa então eu estava já em um sono mais pesado esse horário, não percebi nada.”
Marcos Ferreira, geofísico do Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM), explica o fenômeno.

“A maioria dos eventos que ocorrem na fronteira do Brasil com o Peru ocorrem devido a subdução da Placa de Nazca sob a plataforma Sul-Americana. Os eventos com maior magnitude, acima de 7, podem ser sentidos pela população, pois estes ocorrem a grandes profundidades, acima de 550 km. Os eventos abaixo desta magnitude, em geral, não são percebidos na superfície, exceto por equipamentos especializados.”

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas