Connect with us

POLÍCIA

TJAC registra aumento no número de julgamentos de feminicídios durante primeiro semestre de 2022

De acordo com o Núcleo de Gestão Estratégica (NUEGE), foi registrado crescimento superior a 70%, em relação ao mesmo período no ano passado

Publicado

em

O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) julgou, por meio das Varas do Tribunal do Júri, somente no primeiro semestre de 2022, 19 processos criminais relacionados a crimes de feminicídio, segundo dados fornecidos pelo Núcleo de Estatística e Gestão Estratégica (Nuege).

Quando comparados com o mesmo período do ano passado, os números indicam um crescimento de 72% nos julgamentos de homicídios cometidos contra mulheres em razão da condição de sexo feminino (incluindo delitos nas formas consumada e tentada).

Os dados apontam o empenho do Poder Judiciário do Estado do Acre em fornecer resposta aos autores de crimes de violência contra as mulheres, mesmo com o aumento nacional de casos de feminícidio durante a pandemia da covid-19.

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) divulgou, nesta semana, números que mostram que o aumento de julgamentos de agressores pelas Varas do Tribunal do Júri ocorre de todo o país. Segundo o CNJ, em 2021, foram julgados quase 2 mil casos de feminicídio e de tentativas de homicídio contra mulheres – um aumento de 193% em relação a 2020, quando foram realizados 638 tribunais de júri no país. 

Vale lembrar que os Tribunais de Júri foram as unidades mais afetadas em razão da suspensão dos trabalhos presenciais nas unidades judiciárias durante a pandemia, o que ocorreu como medida de segurança, para evitar o contágio comunitário pela covid e diante da alta transmissibilidade do coronavírus.

O ano de 2020 também foi marcado pela realização excepcional de somente uma edição da Semana Justiça pela Paz em Casa (normalmente, são realizadas três edições anuais), em razão da situação epidemiológica registrada naquele período.

Para saber mais sobre como realizar denúncia, ser atendida pela Justiça, requerer medidas protetivas, contatos e Rede de Proteção, entre outras informações, acesse o site da Coordenadoria Estadual das Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar (COMSIV) do TJAC pelo link: https://www.tjac.jus.br/adm/coordenadoria-da-mulher/.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

POLÍCIA

Complexo Penitenciário de Rio Branco é vistoriado por conselho

Publicado

em

Por

O Complexo Penitenciário Rio Branco recebeu nesta quinta-feira, 18, uma visita dos membros do Conselho Penitenciário do Estado do Acre (Copen-AC), para efetuar uma vistoria na cozinha e na produção de refeições realizadas na unidade. 

A visita foi realizada a convite do Instituto de Administração Penitenciária do Estado do Acre (Iapen/AC) aos membros do conselho. O Copen é um órgão colegiado da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), tendo a finalidade de auxiliar no controle e fiscalização do Sistema Penitenciário do Estado. Participaram também representantes do Ministério Público do Acre, da Defensoria Pública do Estado e da Sejusp.

O presidente do Copen, Fábio Santos, disse que a vistoria é importante, pois garante que os reeducandos tenham dignidade no cumprimento da pena: “Temos alguns apontamentos a fazer aos órgãos capacitados, mas notamos que os serviços estão sendo entregues com qualidade”, relatou.  

Acompanhados do nutricionista responsável pela unidade, Matheus Eremith, os membros do conselho visitaram o estoque de armazenamento dos alimentos e a área da produção e distribuição das refeições.

Entre os reeducandos, 51 trabalham na confecção das marmitas, na entrega nos pavilhões e na limpeza do espaço. Aproximadamente 6.700 refeições são produzidas diariamente. 

“Solicitamos ao Copen que fizesse a vistoria e nos auxiliasse a melhorar. A administração está sempre em estado de cooperação com os órgãos de fiscalização, para que possamos ofertar o melhor dentro do cumprimento da pena”, destacou o presidente do Iapen-AC, Glauber Maia.

[Ascom]

Continue lendo

POLÍCIA

Adolescente investigado por crime análogo de homicídio qualificado na fronteira com Brasil e Bolívia é preso

Publicado

em

Por

Na manhã desta quinta-feira, 18, a Polícia Civil em Xapuri cumpriu o mandado de busca e apreensão do adolescente E.C.D.A, de 17 anos, em apoio à Delegacia de Brasileia.

De acordo com as investigações realizadas pela Delegacia de Brasileia, o adolescente é um dos responsáveis pelas mortes ocorridas entre as facções criminosas atuantes naquele município e na cidade boliviana de Cobija.

O Adolescente foi apreendido em uma residência localizada na rua Chico Mendes, bairro Sibéria.

O menor foi conduzido à delegacia para procedimento de auto de internação e colocado à disposição do poder judiciário.

[Ascom]

Continue lendo

POLÍCIA

Giro da PM recupera carro roubado na noite desta quarta-feira, 17

Publicado

em

Por

Na noite desta quarta-feira, 17, o Batalhão de Operações Especiais, por meio do Grupamento de Intervenção Rápida Ostensiva – GIRO, a composição foi informada via COPOM que acabara de acontecer um roubo de um carro, modelo Onix, de cor preta.

A guarnição iniciou o patrulhamento pela região e localizou o veículo, que ao avistar a equipe empreendeu fuga. Após um longo acompanhamento o veículo veio a capotar em meio a mata, sendo interceptado e realizada a abordagem ao indivíduo que o conduzia. 

Diante dos fatos o autor foi apresentado na Delegacia de Flagrantes, assim como o carro, para as providências cabíveis.

[Ascom]

Continue lendo

Trending

O Portal AcreNews é uma publicação de AcreNews Comunicação e Publicidade

Editor-chefe: Evandro Cordeiro

Contato: siteacrenews@gmail.com

Área rural 204, Barro Vermelho - Rio Branco

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Os artigos assinados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas