ESPORTE
Três acreanos são confirmados no Mundial de Atletismo Paralímpico no Japão
Por Wanglézio Braga
Três acreanos foram classificados para o Mundial de Atletismo Paralímpico que acontece entre os dias 17 a 25 deste mês, em Kobe, no Japão. A lista dos aptos para a competição foi divulgada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Ao todo, 50 atletas e 10 atletas-guia vão embarcar para a terra do sol nascente.
A competição vai acontecer antes dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, na França. Anteriormente marcado para 2021, a edição do mundial em Kobe foi adiada devido a pandemia da Covid-19.
Do Acre, a mulher mais rápida do mundo, Jerusa Geber, foi a primeira confirmada na competição. Ao lado do guia, Gabriel Garcia, Jerusa vai tentar outro feito no atletismo paralímpico no Japão, tentar diminuir o seu próprio tempo na competição visando permanecer como a velocista número um do mundo.
Ainda em relação à lista, nove atletas são novidades na convocação deste ano. Natural de Cruzeiro do Sul, o acreano Edson Cavalcante, da classe T37 (paralisia cerebral) e bronze nos 100m nos Jogos Paralímpicos do Rio 2016 também foi chamado para defender o nosso país no Japão. Ele já disputou outras edições de Mundiais: foi prata nos 100m no Mundial Doha 2015; bronze nos 100m no Mundial Lyon 2013; e bronze nos 100m no Mundial de Christchurch 2011.
Um terceiro nome acreano vai ser revelado por esses dias. Em números de atletas, o Acre empata com Rondônia (RO), Paraíba (PB) e Rio Grande do Norte. Ao todo, 18 estados do Brasil estarão representando a Seleção Brasileira no Mundial.
Segundo o CPB, a delegação brasileira de atletismo viajará de maneira escalonada em cinco voos para Kobe, sendo o primeiro embarque agendado para o dia 09 de maio.