Connect with us

ACRE

Em decreto, Gladson muda feriado de Corpus Christi de quinta para sexta-feira

Publicado

em

Da redação do Acre News/ Foto: Reprodução

O governador Gladson Cameli (PP) decretou ponto facultativo na sexta-feira (04) em virtude do feriado de Corpus Christi comemorado na quinta-feira (03). A mudança do ponto facultativo foi publicada na edição de hoje (28) do Diário Oficial do Estado (DOE).

“Ficam os Secretários de Estado e as demais autoridades da Administração Pública autorizados a convocar seus servidores para expediente normal por necessidade de serviço, dispensando da respectiva compensação os servidores que vierem cumprir horário neste período”, diz trecho da Lei n° 9030/2021.

Mas o ponto facultativo, ou melhor, o dia de descanso não é para todas as áreas. “O disposto neste Decreto não se aplica ao atendimento nas unidades de saúde e no Hospital das Clínicas, neste incluídos os serviços de Atendimento Médico Especializado, Serviço de Apoio Diagnóstico, Setores de Internação, Centro Cirúrgico, Unidade de Tratamento Intensivo – UTI, Central de Agendamento de Cirurgias e Hospital Dia”, acrescenta o artigo n°3.

COMEMORAÇÃO RELIGIOSA

A data é celebrada anualmente 60 dias depois da Páscoa, sempre na segunda quinta-feira depois do Domingo de Pentecostes. O evento é considerado uma das festas mais importantes para a Igreja Católica, pois celebra o mistério da eucaristia, ou seja, o sacramento católico em que os fiéis recebem na missa uma partícula que acreditam ser uma parte do próprio corpo de Jesus Cristo.

Continuar lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ACRE

Forças de Segurança receberão auxílio temporário de saúde até dezembro

Publicado

em

Por

Agência AC

O governador do Acre, Gladson Cameli, anunciou nesta terça-feira, 22, a continuidade do pagamento do auxílio emergencial temporário de saúde (ATS) aos profissionais da Segurança que estão trabalhando na linha de frente e em contato direto com a população durante este período de pandemia.

O valor individual, de R$ 325, será pago por mais seis meses e beneficiará diretamente um total de 5.639 servidores efetivos e temporários atuantes nas instituições Polícia Militar (PMAC), Polícia Civil (PCAC), Corpo de Bombeiros Militar (CBMAC), Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) e Instituto Socioeducativo (ISE). O investimento com o pagamento do auxílio de julho a dezembro será de aproximadamente R$ 12,8 milhões.

O auxílio foi instituído pela lei nº 3.631 e prorrogado por meio do decreto nº 7.363. A iniciativa foi do governo do Estado, como forma de reconhecimento e de amenizar os gastos excepcionais e emergenciais decorrentes da exposição desses profissionais no cumprimento das suas funções.

“Tenho acompanhado o esforço dos nossos policiais e dos demais profissionais da Segurança Pública durante esta pandemia e nada mais justo que reconhecê-los por sua bravura e importante missão de proteger a sociedade. Eles sabem da minha admiração e do esforço que temos feito para ajudar a categoria, e esta é mais uma prova do nosso compromisso em valorização do servidor”, destaca o governador.

Continuar lendo

ACRE

Primeira dama e chefe do Imac doam madeira para cozinheira que perdeu tudo em incêndio no Habitar Brasil

Publicado

em

Por

A cozinheira Cheila Maria da Silva Gonçalves, de 46 anos, dois filhos, perdeu a casa na rua São Marcos, bairro Habitar Brasil, nas proximidades do Atacadão, durante incêndio há 25 dias. Sobrevivendo de entrega delivery de comida, o caso dela foi parar nas redes sociais, causando um clamor social. Na tarde desta terça-feira, 22, a primeira dama do Acre, Ana Paula Cameli, acompanhada do presidente do Imac, André Hassem, entregou a madeira para reconstruir a casa.

A madeira doada para a reconstrução da casa da cozinheira Cheila é proveniente de apreensões. “Ao invés de apodrecer, o governador pediu para a gente doar. Tudo de forma legal”, diz o presidente André Hassem. Em governos anteriores essas madeiras apreendidas apodreciam.

A primeira dama Ana Paula desejou a dona Cheila um feliz recomeço e disse que à doação não é nenhuma ação extraordinária. Segundo ela, as pessoas e o Estado precisam dar às mãos, principalmente diante de uma tragédia como viveu a dona Cheila. A cozinheira se emocionou e agradeceu a primeira dama e ao Imac. “Vou retomar minha vida graças a Deus e a atitude de vocês”, falou, emocionada.

Continuar lendo

ACRE

Essencial contra a Covid-19, cai o consumo de álcool em gel no Estado

Publicado

em

Por

Da redação do AcreNews / Foto: Reprodução

Uma plataforma de venda de produtos farmacêuticos publicou uma pesquisa interessante sobre o consumo de álcool em gel no país. Segundo a “Farmácias APP”, a distribuição do produto vem diminuindo em relação a 2020 na região Norte do País, entre os meses de março e abril de 2021. O Acre apresentou o menor declínio (-43,8%) nas venda no mês de abril, diferente do mês de março.

“No comparativo com o ano anterior, o período analisado demonstra que o índice de vendas do produto representou -42,1%. Entre os estados da região, em março a redução de um ano para outro foi de -52,2% em Rondônia, seguido por Tocantins com -45,30%, Amazonas com -30,6%, Amapá com -22,9%, Pará com -20%, Roraima com -5,7% e o Acre com saldo positivo de 6,2%”, diz a pesquisa.

A plataforma também apresentou os dados referentes ao mês de abril. “A diminuição nas vendas foi de -77% no Amapá, -73,9% no Pará, -59,2% em Tocantins, -47,6% em Rondônia e -43,8% no Acre. No mês, apenas os estados do Amazonas e Roraima que tiveram o nível de comercialização maior com 87,2% e 9%, respectivamente”, acrescenta o estudo.

No plano nacional, a plataforma observou que nos dois meses pesquisados, o índice de vendas do produto representou -49,4%. Para Renata Morais, representante da empresa, “os números mostram uma mudança no comportamento dos consumidores brasileiros, em relação ao início da pandemia em 2020”.

“A tendência analisada expressa, que, mesmo seguindo com uma alta taxa de transmissão, a compra de álcool em gel vem regredindo cada vez mais, com decréscimos significativos para o mercado farmacêutico”, afirma.

Vale lembrar que o consumo de álcool em gel ocorreu por conta da pandemia do novo coronavírus. O produto é essencial para aplicar as medidas preventivas de biossegurança principalmente quanto a forma correta de higienizar as mãos.

Continuar lendo

Trending

www.acrenews.com.br é uma publicação da Acrenews Comunicação

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Endereço: Área rural, 204, Setor Barro Vermelho - CEP 69.923-899

Os artigos assinados não expressam a opinião deste site.

contato@acrenews.com.br

Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Engenharia e Tecnologia