ACRE
Veterana soldada da borracha, dona Maria Abílio comemora 95 anos em Epitaciolândia
Foi um domingo especial para tataranetos, bisnetos, netos, filhos, amigos de dona Maria Abílio, como é conhecida a veterana Maria Teixeira de Souza Cordeiro. Nascida no Seringal São Vicente, em 26 de maio de 1927, ela comemorou 95 anos nesta última semana. É uma das cidadãs mais idosas do município de Epitaciolândia. “Eu estou muito feliz de poder estar aqui com vocês e com saúde, acho que ainda teremos outros encontros como esses”, disse a vovozinha.
Ao lado de João Teixeira de Souza, que foi soldado da borracha, dona Maria criou 8 filhos, tendo como primogênito Francisco Hamilton de Souza (o Bite) e a caçula Maria Antônia de Souza (Toinha). “Eu nunca parei para contar o tanto de netos, imagine bisnetos”, brinca Maria.
Filha mais velha de um total de 22 irmãos, ela conquista quem se aproxima com um humor inacreditável. Tem sempre frases prontas para respostas rápidas. Os netos que convivem com ela se admiram da sua vitalidade. Ela arruma a própria cama. “A vitalidade vem do caldo de cozido, prato predileto que ela não dispensa”, revelou o neto Júnior Antônio.
Devota e temente a Deus, ela é uma referência para a família, age como conselheira. Com a voz serena, um sorriso impressionante, dona Maria virou o xodó de Epitaciolândia. Nas saídas extraordinárias de casa ela é assediada para selfies e pedidos de bênçãos.
Um culto especial foi organizado pela família para celebrar os 95 anos. O Pastor que veio de Manaus para a ministrar o Evangelho foi o neto mais velho, Micélio Reis. E como já é tradição, após a benção, foi servido um churrasco para convidados.
Para o centenário da vovozinha, ela fez um pedido especial: “eu quero boi de raça (risos)”.
You must be logged in to post a comment Login