Connect with us

ACRE

Há exatos 79 anos nascia Delmiro Xavier, o “Gogó de Ouro” da Amazônia, um dos maiores narradores do rádio acreano

Publicado

em

“Seguindo a ordem natural das coisas”… em 29 de maio de 43, nascia em Rio Branco, Acre, filho de Maria Eunice e Edelmiro Xavier, Delmiro Xavier da Silveira Neto.

Do menino que brincava nas barrancas do bairro Cadeia Velha, Xavier se fez homem e transformou-se em um dos maiores cronistas esportivos do Acre, quiçá, da Região Norte. Tendo recebido o título de “Gogó de Ouro”, por sua voz e timbre marcantes.

Com um português irreparável, frases personalíssimas (como esta que inicia o artigo), paixão e conhecimento de quem conhecia o futebol como poucos, Delmiro transformava uma partida de futebol em pura emoção. Em seus tempos de narrador, era comum ver homens e mulheres (sim, naquela época as mulheres iam ao José de Melo) com um radinho de pilhas, ouvindo a narração e assistindo, ao vivo, o jogo. Sua narração impecável rendeu-lhe convite para trabalhar na Rádio Tupi.

No final da década de 60 conheceu a professora Ana d’Anzicourt, que ‘pela ordem natural das coisas’ era chefe de torcida do Atlético Acreano. Desta união o casal teve dois filhos, Ana Cristina e Luis Carlos.

Fumante inveterado, Xavier perdeu a potente voz com o passar dos anos. Formou-se em Direito, trabalhou na Assembleia Legislativa, onde aposentou-se como Diretor –Geral.

Mas seu amor pelo rádio o acompanhou durante muitos anos… logo que a televisão chegou ao Acre, lá pelos idos de 74, Delmiro costumava ‘assistir os jogos’ com o aparelho televisivo mudo e o rádio ligado. “É mais emocionante”, dizia ele.

O Gogó de Ouro teve outras paixões: o Rio Branco (time acreano), o Santos e a Seleção Brasileira. Times que o deixavam exaltado. Também não dispensava um dominó, jogado com amigos e sem a participação de principiantes, chamados por ele de “Chico Langanho”. Aliás, este apelido tornou-se tão constante em sua vida, que um dia sua neta Ana Carolina, com então 5 anos, ao atender o telefone, gritou:

– “Vô, telefone pra tu”.

– “Quem é?”, questionou.

– “É o Chico Langanho”.

Em 2005, Delmiro Xavier foi diagnosticado com Mieloma Múltiplo (câncer) e em 11 de janeiro de 2007, seguindo a ordem natural das coisas, faleceu deixando um sonho em aberto: ser diretor da Rádio Difusora Acreana, palco de muitas histórias e felicidade.  Como diria ele, em mais um de seus neologismos, ‘’este foi fulhanca”!

*

Este texto foi repassado ao Mestre Francisco Pinheiro e cedido para fazer parte da Enciclopédia do Rádio Esportivo Brasileiro (editora Insular).

Ao meu pai, onde quer que esteja, meu abraço mais que carinhoso (Ana Cristina da Silveira).

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas