Connect with us

ESPORTE

Vítima de um câncer, morre Altair Oliveira, ex-craque de futsal

Publicado

em

Na Marca da Cal por Manoel Façanha

O mundo futebolístico acreano perdeu nas primeiras horas desta sexta-feira (27), na cidade de São Paulo, o ex-artilheiro Altair de Oliveira, 57 anos, vítima de um câncer na vértebra.

Altair era funcionário do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), mas antes, fez parte das fileiras do Banco do Estado do Acre (Banacre).

Jogador técnico, rápido e exímio finalizador, tentou a sorte na carreira futebolística primeiramente na lateral esquerda da equipe de juvenis do Juventus, isso nos primeiros anos de 1980, quando o saudoso professor José Aparecido Pereira do Santos, o Nino, era o comandante da base do Atlético Clube Juventus. Neste mesmo período, o Altair figurou na Seleção Acreana de Juniores-1982.

.Seleção Acreana de Juniores – 1982. Em pé, da esquerda para a direita: Altair, Delcir, Álvaro, Isaac, Kiko, Klowsbey, Mauricinho, Heleno e Fran. Agachados: Zito, Vidal, Valtinho, Gerson, Paulo Henrique, Antônio Júlio e Caçula. Foto/Acervo Francisco Dandão.

Sem espaço no Juventus e com a vida dedicada aos estudos, o baixinho Altair optou pela vida de bancário, precisamente nas fileiras de empregados do Banco do Estado do Acre (Banacre). Neste mesmo período, o ex-jogador fez parte de grandes equipes de futsal do estado, muitas delas vestindo a camisa do próprio Banacre.

Carreira “dupla” no Banacre

Banacre – 1986. Em pé, da esquerda para a direita: David Abugoche, Braña, Jorge, Amarildo, Nande, Nelsinho e Paulo Facão. Agachados: Medeirinho, Altair, Bé, Dô e Casquinha. Foto/Acervo Celso Ronaldo.

No futebol amador, Altair brilhou na equipe do Tarauacá, agremiação que tinha várias figuras da família craveiro, como o meia-atacante Sandro, também ex-bancário do Banacre, e entre outros. O ex-jogador também vestiu a camisa do Estação durante vários campeonatos organizados pela Liga Amadora de Rio Branco.

Gráfica Estrela – 1990. Em pé, da esquerda para a direita: Zé Maria (roupeiro), Davi Abugoche (técnico), Joneudes (preparador físico), Hudson, Nande, Casquinha, Ari, Pitiú, Paulo e Dô. Agachados: Zé Ambrósio (massagista), Edson Paiva, Pedrinho, Artêmio, Paulo Henrique, Altair e Carlinhos Bigu. Foto/Acervo Celso Ronaldo.

Entre as competições as quais disputou, o artilheiro brilhou por mais de uma década nos campeonatos internos do Banacre, onde não somente colecionou inúmeros títulos, mas sempre esteve entre principais artilheiros da competição.

No início da década de 1990, a convite do Sindicato dos Bancários do Acre, ele fez parte da equipe que disputou o Campeonato Acreano de Futsal de 1992. Um timaço que era formado por Agamenon, Alcides, Nande, Waltinho, Dim, Ley, Jorge Tijolo, Sandro Craveiro, César Limão, Magide, Leitão, Rômulo e entre outros bons jogadores que eram comandados pelo professor Nino. Altair fez também parte do time campeão de futsal do Gráfica Estrela, isso na temporada de 1990.

O árbitro Ilaércio Gomes, Francisco Leitão e Altair Oliveira, em jogo entre Sindicato dos Bancários-AC x Matriz-Banacre, em 1996. Foto/Manoel Façanha.

Entre as competições organizadas pelo Sindicato dos Bancários do Acre, isso na década de 1990, Altair Oliveira sempre esteve entre os principais atletas e, para muitos, foi considerado o maior craque das competições conduzidas pela entidade sindical.

O jornalista Leonildo Rosas, colega de trabalho de Altair no INSS, assim como companheiro de equipe de juvenis do Juventus, lamentou a perda do amigo. “O Altair era um ser humano conciliador e craque de bola que conheci na época de nossa passagem pela base do Juventus. Sua partida vai deixar uma grande lacuna entre os amigos”, comentou o jornalista.

Velório

A família de Altair Oliveira informa aos amigos e familiares que seu velório ocorrerá neste sábado (28), a partir das 12h, na capela São Francisco. O sepultamento está agendado para às 9h da manhã deste domingo (29), no cemitério São João Batista.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ESPORTE

Náuas terá jogadores importados e também do Vale do Juruá

Publicado

em

Por

Foto: Arquivo Pessoal/Zacarias Lopes

Com a presença de quase uma dúzia de jogadores, o Náuas iniciou sua pré-temporada na manhã desta quinta-feira (20), no campo “B” da Federação de Futebol do Acre. Uma atividade física marcou o primeiro dia de trabalho no clube.

De acordo com Zacarias Lopes, presidente/técnico do Cacique do Juruá, o time para a disputa do Campeonato Acreano 2022 já conta com alguns atletas: Bruno (lateral-esquerdo), Daniel e Léo (zagueiros), Guilherme Paulista e Leonardo (volantes) e Wagner e Pablo (atacantes). Outros cinco atletas de São Paulo devem chegar à capital acreana nos próximos dias para reforçar o Cacique, assim como atletas do Vale do Juruá.

Abraçou o projeto

A convite do amigo Guilherme Paulista, volante do Náuas, o atacante Wagner resolveu também abraçar o projeto do Cacique do Juruá para brigar pelas primeiras posições do Campeonato Acreano. O atleta, que esteve ano passado na segundinha do futebol Candango, disse para a reportagem da Rádio Difusora Acreana que gostou do projeto apresentado e resolveu aceitar o convite.

Prata da casa

Nesta temporada, o Náuas vai contar na sua equipe com vários atletas do Vale do Juruá, entre eles: o zagueiro Taumaturgo, o lateral-esquerdo Eduardo, o volante Romeu e os atacantes Otávio, Marquinhos e André (ex-Vasco-AC e Rio Branco-AC). O goleiro Anderson, o lateral-direito Danielzinho e o volante Diego, já com passagem pelo clube, também irão fazer parte do projeto.

Com dupla função no clube, o presidente/técnico Zacarias Lopes também confirmou que o professor Jesus Silva, que trabalhou na base do Vasco-AC, ajudará na comissão-técnica.

Estreia

Inserido no grupo A do Campeonato Acreano-2022, juntamente como o atual campeão Rio Branco-AC, Atlético-AC, Vasco-AC, Plácido de Castro e Adesg, o Náuas estreia na competição dia 20 de fevereiro, às 16h, no estádio Florestão, contra o Vasco-AC.

[Na Marca da Cal]

Continue lendo

ESPORTE

A pedido de Gladson Cameli, Acre pode sediar etapa nacional dos Jogos da Juventude

Publicado

em

Por

Em reunião com o presidente da Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), Antônio Hora Filho, e o vice-presidente, Robson Aguiar, realizada nesta sexta-feira, 21, em Rio Branco, o governador Gladson Cameli ofereceu apoio institucional do Estado para que o Acre seja sede nacional de uma das 16 modalidades dos Jogos da Juventude 2022.

Gladson Cameli formalizou pedido ao presidente da CBDE para que o Acre seja sede de uma das modalidades dos Jogos da Juventude 2022. Foto: Marcos Vicentti/Secom

O evento promovido pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) reúne, anualmente, cerca de 4,5 mil atletas, com até 17 anos de idade, de escolas públicas e particulares dos 26 estados e Distrito Federal. Em 2022, Aracaju, capital de Sergipe, foi escolhida como sede das competições. A intenção é que a disputa do vôlei de praia possa ocorrer em Rio Branco, no mês de novembro.

“O governo do Estado tem total condições de oferecer todo apoio logístico e o que mais for preciso para que possamos receber nossos atletas do Brasil inteiro aqui no nosso estado. Sabemos da importância de incentivar o esporte e poder receber uma das modalidades dos Jogos da Juventude seria uma honra da nossa parte”, enfatizou o governador.

Governador Gladson Cameli colocou estrutura do Estado à disposição para sediar competição nacional. Foto: Marcos Vicentti/Secom

A proposta foi recebida com entusiasmo pelo presidente da CBDE. Segundo Hora Filho, a viabilidade da solicitação apresentada por Gladson Cameli será analisada pela organização do evento esportivo em caráter de urgência, já que o evento mobilizará estudantes de todas as regiões do país.

“Diante deste pedido, temos que reavaliar nosso planejamento estratégico e planilhar todo investimento necessário para que essa modalidade seja realizada em Rio Branco. Mas quando a entidade encontra um governador disposto a ajudar e há competência técnica de sua equipe, esse é um ambiente favorável”, avaliou.

Hora Filho confirmou que solicitação do governador será analisada com urgência. Foto: Marcos Vicentti/Secom

Presente no encontro, o chefe do Departamento de Esportes da Secretaria de Estado de Educação (SEE), Júnior Santiago, classificou a possibilidade como um momento histórico para o Acre. “A vinda de uma competição nacional, que serve como seletiva internacional, para o nosso estado é grandiosa, ainda mais porque temos atletas do vôlei de praia que conquistaram medalhas de ouro na última edição dos Jebs [Jogos Escolares Brasileiros]. Agradecemos muito o governador Gladson Cameli por sua ousadia e, agora, vamos trabalhar para que isso se torne realidade”, declarou.

[Agência de Notícias do Acre]

Continue lendo

ESPORTE

Time da “Série A” namora o goleiro acreano Tomate: Contratação deve ocorrer nos próximos dias

Publicado

em

Por

Por Wanglézio Braga / Foto: Reprodução

A imprensa esportiva passou a atribuir nesta semana uma aproximação entre o goleiro do Andirá-Ac com o Botafogo (RJ), o acreano Tomate, de 18 anos. Segundo reportagem do Jornal Lance! O jogador chegaria ao time carioca com contrato até o final de 2022.

Ainda de acordo com o periódico, Tomate deverá realizar nos próximos dias os exames médicos e assinar o contrato. Os últimos detalhes para o acerto ser fechado estão sendo discutidos. Se for de fato contratado, Tomate se torna o segundo goleiro acreano a disputar a Série A do Campeonato Brasileiro.

Oficialmente, o Andirá ainda não se manifestou sobre o assunto. O mesmo ocorre com o Botafogo.

Eduardo da Silva, popular Tomate, gerou comoção nacional após ser substituído durante um jogo na Copinha, entre Andirá e Atlético-MG. A troca gerou comoção no goleiro. O país repercutiu a cena e em seguida, Silva foi consolado por seguidores nas redes sociais e por atletas famosos. A situação ganhou ainda mais destaques quando o time adversário convidou-o para testes.

Continue lendo

Trending

O Portal AcreNews é uma publicação de AcreNews Comunicação e Publicidade

Editor-chefe: Evandro Cordeiro

Contato: siteacrenews@gmail.com

Área rural 204, Barro Vermelho - Rio Branco

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Os artigos assinados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Engenharia e Tecnologia