Os vitivinicultores peruanos da Associação de Vitivinicultores de Moquegua (AVIMO) estão de olho no mercado acreano, com a intenção de expandir suas exportações de uvas gigantes da espécie red globe. A associação está otimista quanto às oportunidades econômicas que o Acre pode oferecer, planejando abastecer o estado com os frutos de alta qualidade. As uvas red globe são conhecidas pelo tamanho avantajado, variando de 20mm a 30mm, e pelo sabor doce.
A AVIMO é composta por cerca de 50 vitivinicultores da região de Arequipa, cada um com aproximadamente 8 hectares de terras, que produzem entre 20 e 30 toneladas de uvas por ano. Com essa capacidade produtiva, os produtores peruanos enxergam no Acre uma oportunidade promissora de expandir seus negócios e levar as uvas red globe para os consumidores locais.
Renzo Gómez Burger, representante comercial, produtor e associado da AVIMO, esteve presente na Expoacre 2024, evento que começou no final de agosto. Durante sua participação, ele apresentou a safra do ano aos acreanos e visitou diversos pontos comerciais, como supermercados, hipermercados e feiras. Renzo ficou impressionado com o potencial de vendas e com a recepção que o produto teve no estado.
“Somos especialistas em uva red globe. São frutos grandes, doces e que chamam a atenção de quem come por sua qualidade. Percebemos que não existem plantações desse tipo de uva aqui na região, talvez o clima não colabore, com isso, queremos trazê-las como boa opção de alimento”, explicou o produtor.
Além de serem consumidas in natura, as uvas red globe são amplamente utilizadas no Peru na produção de água-ardente, sucos e geleias. Renzo destacou que o produto também pode ser incorporado a diversas receitas gastronômicas no Acre. “Acredito que os acreanos vão gostar muito. O consumo de uvas pode ser explorado de diferentes maneiras nas cozinhas locais”, afirmou.
Renzo esteve visitando alguns supermercados e aguardando a oportunidade de negócio para enviar as primeiras remessas. Uma rede de supermercados da cidade já manifestou interesses e deve dispor em suas prateleiras nos próximos meses.