POLÍTICA
No Acre, 17 candidatos já renunciaram: Rio Branco, Porto Walter e Tarauacá lideram ranking
Por Wanglézio Braga
O Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) segue julgando os pedidos de candidaturas para as “Eleições Municipais 2024”. Ao passo que vão dando aval ou barrando os pedidos, a justiça alimenta o sistema do Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em consulta realizada hoje (04), o AcreNews verificou que 17 candidatos renunciaram aos seus pedidos.
Em todo o estado foram protocoladas 2.301candidaturas, 1.686já foram julgadas, ou seja, mais da metade. Por enquanto, 1.628 (70,75%) foram deferidas, é quando a candidatura regular, com dados e documentação completos, atende aos requisitos para concorrer e cujo pedido já foi julgado pela Justiça Eleitoral.
Uma candidatura foi deferida com recurso. Indeferidas (Candidatura não regular e com pedido de registro julgado indeferido; no entanto, há recurso interposto contra essa decisão e aguarda julgamento por instância superior) somam 23 (1,0%) e indeferida em prazo recursal ou com recurso são, até o momento, 17 (0,74%). Em porcentagem sobre as renúncias, são 0,74%.
Rio Branco, Porto Walter e Tarauacá lidera o ranking das renúncias: três candidaturas cada. Assis Brasil (1), Senador Guiomard (2), Mâncio Lima (1), Feijó (2) e Marechal Thaumaturgo (2).
A maioria das renúncias são de candidatos a vereador (a). Uma renúncia de vice-prefeito foi computada até o momento: Daniel Barcelos (UB) de Tarauacá.