POLÍTICA
Brasil ‘enterra’ o PT no segundo turno e potencializa PSD, MDB e PL, que vão administrar maioria da população
O Partido Social Democrático (PSD) saiu do segundo turno das eleições municipais como a sigla que governará a maior população do país.
Em oito anos, o número de pessoas sob sua gestão quase triplicou, passando de 13,4 milhões em 2016 para 37,3 milhões em 2024.
Com a conquista de capitais como Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis, Rio de Janeiro e São Luís, o PSD elegeu prefeitos em um total de 891 cidades.
Para esta análise, o g1 utilizou dados dos pleitos municipais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e da estimativa populacional de 2024, elaborada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Confira o ranking completo dos partidos que governam as maiores populações no país:
PSDB perde espaço e sai da liderança após oito anos
Desde 2016, o PSDB ocupava a liderança entre os partidos com o maior número de prefeituras e de habitantes sob sua administração, mas viu uma queda expressiva nas eleições deste ano.
Segundo análise do g1, o partido agora ocupa o 9° lugar, governando cerca de 8,6 milhões de pessoas. Em 2016, a sigla liderava 48,3 milhões de habitantes, número que caiu para 34 milhões em 2020 e agora marca a pior posição da sigla no ranking em oito anos.
Apesar desse declínio, o segundo turno das eleições municipais de 2024 destacou o fortalecimento das legendas de centro e centro-direita.
MDB segue como segundo
Com uma diferença de aproximadamente 1,6 milhão de habitantes, o MDB ocupa a vice-liderança entre os partidos que governam a maior população no país. A sigla conquistou 864 prefeituras, permanecendo desde 2016 como o segundo partido em número de pessoas governadas.
Esse número cresceu significativamente após a vitória em São Paulo, maior capital do país, onde o atual prefeito Ricardo Nunes (MDB) foi reeleito, trazendo um aumento de 36% na população sob gestão do partido.