GERAL
Acre é o Estado brasileiro que mais investe em Educação e reduz sua dívida em 9%, aponta o Tesouro Nacional
O Acre figura entre os estados com melhor desempenho fiscal do país no 4º bimestre de 2025, segundo o relatório do Tesouro Nacional. O estado destinou 24% de suas despesas totais à Educação, o maior percentual do Brasil, empatado com o Paraná, e reduziu em 9% sua Dívida Consolidada, uma das maiores quedas entre as 27 unidades da Federação.
Além do bom desempenho fiscal, o Acre também apresentou queda no endividamento e controle das despesas correntes, mantendo equilíbrio nas contas públicas em meio ao cenário nacional de aumento generalizado de gastos. O relatório mostra que o estado priorizou investimentos estratégicos e manteve responsabilidade fiscal, ao contrário de 18 estados que tiveram crescimento de despesas superior ao das receitas.
O estudo do Tesouro Nacional destaca ainda que a redução do endividamento acreano coloca o estado entre os quatro que mais conseguiram conter a dívida pública em 2025, junto de Rio Grande do Norte, Tocantins e Mato Grosso — um sinal de gestão eficiente e compromisso com a sustentabilidade fiscal.

