GERAL
Rio Branco lidera ranking de qualificação de servidores públicos na Região Norte, com 68,3% de profissionais com nível superior
A capital acreana, Rio Branco, alcançou o 1º lugar na Região Norte e a 38ª posição nacional entre os municípios com servidores públicos mais qualificados, segundo o Ranking de Competitividade dos Municípios 2025, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). O levantamento mostra que 68,3% dos servidores municipais da capital têm ensino superior completo — o maior percentual entre as capitais nortistas.
Na sequência regional aparecem Manaus (AM), com 59,6%; Santana (AP), com 54,6%; e Porto Velho (RO), com 54,4%. O Acre ainda emplacou outro município no ranking: Cruzeiro do Sul, que ocupa a 19ª posição na Região Norte e a 349ª no Brasil, com 36,8% de servidores com nível superior.
O CLP destaca que a qualificação dos servidores é um dos principais indicadores de eficiência na gestão pública. “É importante que os gestores olhem para a profissionalização do quadro, recrutando profissionais com perfil técnico e estimulando planos de carreira que incentivem a capacitação durante o exercício do cargo”, afirma a nota divulgada pelo centro.
A desigualdade na oferta de oportunidades educacionais entre as regiões brasileiras, porém, ainda é um desafio. O levantamento reforça a importância de políticas de formação continuada e valorização profissional para reduzir as disparidades e elevar a qualidade do serviço público.
O Ranking de Competitividade dos Municípios 2025 avaliou 410 cidades brasileiras em 13 pilares, entre eles Educação, Eficiência Fiscal, Sustentabilidade, Inovação e Gestão Pública.
Mais informações e boas práticas de gestão podem ser acessadas em rankingdecompetitividade.org.br e clp.org.br


