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Acre amplia acesso digital e integra programa GOV.BR que já alcança 33 milhões de brasileiros

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Com atendimento itinerante em mais de 35 bairros de Rio Branco e 14 municípios, o Acre integra o programa Balcão GOV.BR, iniciativa federal que busca ampliar a inclusão digital e facilitar o acesso da população aos serviços públicos online. Lançado em 2024 pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), o programa já conta, em 2025, com 120 unidades em 15 estados, com potencial para atender cerca de 33 milhões de pessoas em todo o país.

No estado, um dos principais pontos de atendimento é a OCA Móvel, que oferece aproximadamente 200 serviços de forma itinerante. A unidade leva suporte presencial a cidadãos que enfrentam dificuldades no uso da plataforma GOV.BR, como idosos, pessoas com baixo letramento digital ou sem acesso à internet.

Um dos atendimentos foi o da moradora de Rio Branco Maria Francisca de Queiroz Leite, de 53 anos, que procurou o Balcão GOV.BR após trocar de celular e não conseguir recuperar a senha da conta para acessar a Carteira de Trabalho Digital. “Eu teria que esperar três dias para recuperar a senha, mas no Balcão GOV.BR da OCA resolveram na hora. Foi essencial, porque eu precisava com urgência”, relatou.

Segundo a diretora da OCA, Francisca Brito, o Balcão GOV.BR acompanha todas as ações da unidade móvel no Acre. “É a nossa forma de levar serviços públicos a todos os cantos do estado, com comodidade, cidadania e inclusão. Ainda há muitas pessoas que precisam de um atendimento acolhedor para acessar os serviços digitais”, afirmou.

O Balcão GOV.BR oferece atendimento presencial para orientar cidadãos no uso da plataforma, que reúne atualmente mais de 172 milhões de usuários e dá acesso a quase 13 mil serviços públicos digitais, entre ações do governo federal, estados e municípios.

O crescimento do programa foi expressivo: em 2024, eram 53 unidades em quatro estados, com alcance estimado de 9 milhões de pessoas. Em 2025, a iniciativa passou a atuar em todas as regiões do país, com 17 redes credenciadas e mais de 225 mil atendimentos realizados. O projeto também recebeu reconhecimento internacional ao vencer o GovTech Prize 2025, como melhor serviço governamental do mundo centrado no cidadão.

Para o secretário de Governo Digital, Rogério Mascarenhas, a proposta é não deixar ninguém para trás na transformação digital. “O governo digital precisa estar disponível para todos. O GOV.BR significa menos burocracia e mais tempo para as pessoas, e queremos levar isso ao maior número possível de brasileiros”, destacou.

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