Connect with us

RAIMUNDO FERREIRA

Na coluna deste sábado, 24, o professor Raimundo Ferreira busca Sêneca para falar de amizade como pacto de valores

Publicado

em

AMIZADE COMO PACTO DE VALORES
Sêneca afirmou ver a amizade como algo essencial para a felicidade e o florescimento humano, não como mero interesse, mas como uma verdadeira união de almas que compartilham virtudes, buscam o bem mútuo, duplicam as alegrias e dividem as tristezas. Para ele, a verdadeira amizade é rara e se fundamenta na lealdade e no apoio recíproco, auxiliando o indivíduo tanto na jornada da vida quanto no processo de autoconhecimento.
Sem dúvida, a amizade verdadeira, além de ser um porto seguro, não se desfaz ao longo da trajetória da vida, mesmo diante das mais terríveis adversidades. Ao nosso ver, nessa definição de Sêneca merece especial destaque a questão da lealdade e a crítica ao mero interesse, pois, na atualidade, conforme se pode observar, o que mais se pratica são formas de aproximação e manutenção de amizades com fins exclusivamente utilitários.
Dentro dos cânones da respeitabilidade, da consideração e da confiança mútua, a amizade continua sendo uma das experiências que mais nos proporciona prazer em todos os sentidos, inclusive nos momentos de compartilhar as tristezas. No entanto, se não houver a compreensão de que as pessoas, em sua essência, são diferentes, e de que é necessário aprender a conviver com distintas personalidades, poderão surgir sérias dificuldades de convivência e de preservação dos bons amigos. Sem esse entendimento, em vez de alegrias e harmonias, as amizades podem transformar-se em desentendimentos.
Nos ambientes de trabalho, em viagens, em atividades esportivas, de lazer ou em encontros casuais, conhecemos muitas pessoas que, a princípio, são apenas conhecidos ou colegas. A partir do momento em que passamos a compartilhar determinados valores — como solidariedade, lealdade, honestidade, senso de justiça e respeito, entre outros — cria-se afinidade, e a amizade pode ser construída.
Ainda que não haja plena concordância em todos os valores, bastando que alguns estejam em comum, a amizade pode se firmar. A partir desses compartilhamentos, estabelece-se o laço de amizade e consideração. Desde então, não importa a distância nem os diferentes caminhos que cada um venha a seguir na vida: a amizade permanece contínua, firme e sagrada. A menos que uma das partes enverede por desvios de caráter e decepcione a outra a ponto de romper o pacto de valores firmado no início da amizade.

Continue lendo

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas