ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Menino sonha ser médico do Samu e precisa de cadeira para estudar

Gabriel está há dois anos fora da escola
Gabriel Vilas Boas, de 13 anos, sonha em estudar medicina e trabalhar no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas precisa de uma cadeira de rodas adaptada para voltar à escola. Segundo a família, o adolescente interrompeu os estudos e a fisioterapia há dois anos, depois que o equipamento que utilizava ficou pequeno. Sem recursos para comprar outro, a mãe busca ajuda para que ele retome as atividades.
Cleomar Vilas Boas, de 57 anos, conta que já não consegue carregar o filho nos braços por longas distâncias. A dificuldade de deslocamento compromete o acesso às aulas e às terapias.
Gabriel cursava o 6º ano quando deixou de frequentar a escola. De acordo com a mãe, ele sabe ler, mas as limitações nos movimentos das mãos e dos braços o impedem de escrever à mão. No computador, o adolescente consegue escrever, porém a família também não tem condições de adquirir o aparelho.
O sonho de trabalhar no Samu
Mesmo afastado da sala de aula, Gabriel mantém o desejo de continuar estudando e se tornar médico do Samu. Ele também tem o sonho de ser gerente de uma loja da Gazin, conforme o relato compartilhado nas redes sociais.
A mobilização pela cadeira adaptada busca permitir que o adolescente volte a frequentar a escola e a fisioterapia. O equipamento precisa ser adequado ao seu tamanho e às suas necessidades de posicionamento e mobilidade.
Segundo a família, Gabriel nasceu prematuramente, aos cinco meses de gestação, e permaneceu durante meses em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Uma rotina de cuidados com o filho e a mãe
Além de acompanhar Gabriel nas atividades diárias, Cleomar cuida da própria mãe, de 82 anos, que tem Parkinson e está acamada. A rotina exige que ela divida a atenção entre os dois familiares.
Cleomar passou a integrar o grupo “Mães que se Acolhem”, citado na publicação como uma rede de apoio. Nas redes sociais, o pedido é para que as pessoas compartilhem a história e ajudem a ampliar a mobilização pela cadeira de rodas.
Como ajudar
Quem quiser ajudar Gabriel a conseguir uma cadeira de rodas adaptada pode entrar em contato diretamente com a mãe, Cleomar Vilas Boas, pelo telefone +55 (68) 9221-8487.







